Buscar

APS o que é Análise Econômica do Direito parte 2

Prévia do material em texto

APS – O que é Análise Econômica do Direito?
A economia, sempre teve uma influência importante na história da sociedade, com o passar do tempo essa ciência acaba influenciando o Direito, analisando o impacto de determinadas interpretações e decisões e do Poder Judiciário. Esse auxílio prestado pelos economistas, serve apenas para que o detentor do direito possa visualizar as mudanças descendentes de suas decisões.
Nos Estados Unidos Da América em meados do século XX, que a Análise Econômica do Direito, se tornou uma teoria interdisciplinar jurídica, que estuda a união das ciências da economia e do direito. Três obras tiveram um papel fundamental para isso, são elas: The Economics of Discrimination de G. Becker em 1957; The Problemof Social Cost de Ronald Coase em 1960; e, por fim, Some Thoughts on Risk Distributionand the Law of Torts de Guido Calabresi em 1961.
Vale destacar Guido Calabresi, Professor da Universidade de Yale, que tem sua doutrina considerada a origem de um dos ramos da Análise Econômica do Direito, a normativa (o que deve ser) é um critério de valor, ou seja, para Calabresi a AED deve ser usada no direito de maneira que mostre como o direito deveria ser.
Em contra partida, outro Professor, este da Faculdade de Direito da Universidade de Chicago, Richard Posner, foi o responsável pelo ramo denominado positivo (o que é) um critério de verdade, analisa um fato como ele é.
Portanto, a Análise Econômica do Direito normativa, ajuda a escolher a melhor opção dentre todas as alternativas de acordo com o valor definido, enquanto a AED com segmento positivo, nos auxilia a entender o que é a norma jurídica e quais as implicações de cada tomada de decisão.
Concluindo, a AED, nada mais é do que um método de interpretação que analisa a eficiência dentro do ordenamento jurídico, na elaboração de leis e decisões judiciais, não só no âmbito financeiro mas também social, estudando as externalidades de uma nova legislação, buscando o que é melhor para a sociedade.
Com base nisso analisaremos

Continue navegando