Buscar

aulas de musicas ingles

Prévia do material em texto

Letras Portuguesa e Inglesa
Evelise Monticeli Barcelos
Diversidade linguística para o 1º ano do Ensino Médio
 Gravataí- RS
 2020
Evelise Monticeli Barcelos
Diversidade linguística para o 1º ano do Ensino Médio
Gravataí – RS
2020
Resumo: Este artigo exibe uma proposta de trabalho com o gênero textual “canção” para o desenvolvimento das capacidades de leitura, na medida em que esta tem papel social importantíssimo na formação do ser humano. É uma atividade essencial e atua em qualquer área do conhecimento. A leitura é algo imprescindível na vida do homem. Ler é entender o que nos transmitem as palavras, é reconhecer o sujeito e a ação deste. Pela leitura o ser humano interage com o outro, em um processo em que o outro é sujeito – ativo, em uma atitude responsiva. Este artigo propõe apresentar uma sequência didática dentro do gênero textual canção, considerando os diálogos que se estabelecem entre a linguagem verbal e linguagem musical, bem como entre o texto (canção) e as vozes sociais que constituem uma dada época. Logo, na necessidade urgente de que todos os alunos se tornem leitores competentes e capazes é que se lançou mão deste desafio: “o ato de ler”, a partir da construção de um modelo didático no gênero canção.
Introdução: O objetivo em discutir e trabalhar com o gênero canção em sala de aula é o de oferecer possibilidades variadas de leituras aos alunos. A leitura é vista, prioritariamente, como uma atividade social em que há construção de sentidos em um contexto determinado. Dessa forma, foi elaborada uma sequência didática com o gênero discursivo canção em associação com o gênero discursivo poesia para o ensino de leitura, em nível de ensino médio.
O trabalho, empregando o gênero textual canção e o gênero textual, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Inglesa se justificam por se tratar de uma forma de despertar nos alunos o interesse pela leitura crítica, capaz de torná-los leitores socialmente ativos. O trabalho com o gênero canção pode ser também, uma forma de colaboração e auxílio à escola e aos colegas de disciplina ao lidarem com o tema “leitura”.
Optou-se por trabalhar com o gênero discursivo canção – ao lado do gênero discursivo poético, primeiramente por se reconhecer que a música é muito aceita pelo aluno de ensino médio, segundo pelo fato de as letras musicais serem carregadas de idealismo, denúncias, críticas sociais, sentimentos, ofertando oportunidade ao aluno de formar opinião, refletir sobre os conflitos sociais de uma época e por fim, porque por meio da letra das canções o aluno despertará a curiosidade pelo gênero textual canção.
Dessa forma, apresentam-se nesse portfólio cinco planos de aula para alunos de 1º ano do Ensino Médio, sobre a temática da diversidade linguística.
Podemos exemplificar a variação temporal com a forma "você", que passou por uma grande transformação ao longo do tempo. No século XII, as pessoas diziam "vossa mercê" e hoje, na linguagem falada, e mesmo na escrita informal, encontramos "cê", que não é a melhor nem a pior que "você" ou "vossa mercê", embora entre os não linguistas a tendência seja a de considerá-la ruim, feira ou deteriorada. Isso acontece porque a sociedade normalmente é conservadora e demora a aceitar as mudanças, inclusive as linguísticas.
Desse modo, a sociolinguística e a diversidade na língua no ensino- -aprendizagem torna-se a disciplina que analisa as semelhanças em meio a língua e os elementos sociais. Por essa razão, a língua e indispensável na formação de fronteiras de uma sociedade que têm suas variações dentro de seu território a partir dos estratos e superstratos linguísticos da língua. Na perspectiva em que se reflete este trabalho percebe-se que o Parâmetro Curricular Nacional de língua portuguesa anos finais do Ensino Fundamental (BRASIL, 1998, p.18) expõe-se uma orientação sobre o trabalho com a variação linguística na escola.
Para esse documento o sistema educacional tem como objetivo principal uma educação democrática que possa proporcionar a todos aos alunos o acesso real de saberes linguísticos necessários para saber interagir em seus papeis sociais.
É necessário despertar nos alunos o interesse pela leitura. Cativá-los. Fazê-los perceber a importância da leitura na vida do ser humano – pois é por meio dela que se torna cidadão consciente e atuante na sociedade. Neste caso, o gênero canção pode mobilizar a subjetividade dos alunos em práticas de leitura, pois envolve uma relação entre os sentidos e os leitores. Para conquistar o interesse dos alunos, lançou-se mão do gênero discursivo de canção da MPB. Foram propostas atividades diversas, utilizando canções produzidas em diferentes épocas, além de poemas relacionados às canções.
1. A importância da música no processo de ensino-aprendizagem
O uso da música na aprendizagem, também valoriza o trabalho em equipe, pois, para que uma orquestra tenha sucesso, todos os seus elementos têm que trabalhar em conjunto harmoniosamente com um único objetivo, o desempenho, e têm que se comprometer a aprender a música, participar em ensaios, e praticar música em conjunto. Por isso, sua importância também em sala de aula.
A música também proporciona um importante modo de expressão pessoal, todos sentem a necessidade de estar em contato com os nossos parceiros e amigos. A autoestima é um subproduto desta expressividade.
Essa visão é reforçada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais quando afirma que os alunos são capazes de utilizar as diferentes linguagens verbais, musical, matemática, gráfica, plástica e corporal como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação.
1.1 A utilização da música como ferramenta no ensino-aprendizagem
 A música também tem como benefício a exploração de um lado mais criativo dos alunos.
Outro benefício da música na escola é o estabelecimento de mais oportunidades de interação e cooperação entre alunos. Por um lado, há cooperação na produção musical no sentido de executar obras musicais em conjunto, contribuindo para resultados comuns. Por outro lado, multiplicam-se as formas de interação entre estudantes, que podem identificar gostos em comum, formar grupos de interesse e desinibir alunos mais tímidos.
2. Benefícios provenientes da música 
Como se sabe, a percepção auditiva é desenvolvida através do exercício de audição e reconhecimento de sons, dessa forma ouvir músicas não traz benefícios apenas para crianças, adolescentes, adultos e idosos também podem se beneficiar do que a música tem a oferecer, como:
· Aumentar a atenção e o foco;
· Motivar;
· Inspirar;
· Potencializar a compreensão auditiva;
· Criar um ambiente animado;
· Diminuir o estresse;
· Unir pessoas;
· Exercitar a memória;
· Aumentar o vocabulário
2.1 Utilizando a música nas salas de aulas
 Planos de ensino
Anexo I
MY HEART WILL GO ON – Celine Dion
A proposta de avaliação da atividade é a compreensão auditiva, colocando o áudio da música e solicitar a atenção de todos. Indagar aos alunos o possível tema da música (trilha sonora escolhida para o filme Titanic), preenchendo as lacunas e identificando as palavras da música (verbos).
Every night in my dreams
I _______ you,
 I ______ you,
That is how I ______ you go on
Far across the distance
And spaces between us
You have _____ to show you go on
Chorus:
Near, far, wherever you ______
I _____ that the heart does go on
Once more you ______ the door
And you're here in my heart
And my heart will go on and on
Love can _______ us one time
And ______ for a lifetime
And never ________ go till we're 
LET - COME - BELIEVE – LAST – ARE - 
SEE – OPEN – KNOW – TOUCH – FELL
ANEXO II
BECAUSE OF YOU – Kelly Clarkson
A proposta de avaliação é prática de vocabulário, com auxílio de um dicionário inglês, propor a tradução de palavras sublinhadas.
I will not make the same mistakes that you did
I will notlet myself ' cause my heart so much misery
I will not break the way you did, you fell so hard
I've learned the hard way to never let it get that far
Because of you, I never stray too far from the sidewalk
Because of you, I learned to play on the safe side, so I don't get hurt
Because of you, I find it hard to trust
Not only me, but everyone around me
Because of you, I am afraid
I lose my way, and it's not too long before you point it out
I can not cry, because I know that's weakness in your eyes
I'm forced to fake a smile, a laugh, every day of my life.
Mistakes -__________ Far- ___________ Hurt- ____________
Much - ____________ Stray- __________ Find- ____________
Because- ___________ Sidewalk- _________ Everyone-_________
Break- _____________ Smile- ____________ Afraid-____________
Fell - ______________ Side- ___________ Laugh- ___________
ANEXO III
LIVE FOREVER - Oasis
A música escolhida para o exercício  é da banda Oasis e se chama “Live Forever”. Esse é um dos grandes clássicos da carreira do Oasis, que teve seu lançamento no ano de 1994. A proposta de avaliação da música é trabalhar o raciocínio, foco e escrita em um jogo de caça-palavras, deverá encontrar e transcrever palavras de acordo com o que é pedido abaixo:
1 – Palavras que rimem com “baby”
2 – Palavras que comecem com a letra “F”
3-  Palavras que rimem com “gain”
4 – Palavras que comecem com a letra “B”
5 – Palavras que rimem com “free”
ANEXO IV
FIREWORK- Kate Perry
O objetivo do exercício é ler o trecho da música Com ajuda de um dicionário, escrevendo as palavras no espaço em branco relacionado Às figuras. Exemplo de um modelo:
ANEXO V
 FREZZE- Jordin Sparks
Atividade de Ligar as colunas com trechos da canção, habilidade que focaliza na leitura. 
 Freeze the moment • • Deixe ir
 Keep the peace • • Segundas changes na vida
 We turn on the light • • Durar para sempre
 Let it go • • Mantenha a paz
 Last forever • • Nós termos ligado as luzes
 Second chances in life • • Congele o momento
Considerações finais
Percebemos, então, que é muito importante o professor utilizar a música em sala de aula, procurando compreendê-la em sua plenitude, com todos os fatores que a constroem instrumentos, letra e seus sentidos e sonoridades.
A música na sala de aula não deve ser utilizada apenas como atividade lúdica, mas, sim, como um instrumento de disciplina e de combate às dificuldades de aprendizagem
A educação musical necessita considerar que o ensino e a aprendizagem de música não ocorrem apenas na sala de aula, mas em circunstancias mais ampla. Por isso, o professor não deve discutir a música na escola, mas refletir sobre em que a educação musical pode ajudar no dia a dia dos alunos, interesses e dificuldades, buscando sempre decifrar a realidade em que vivem e atuam e quais formas de conhecer e aprender
O ato musical no espaço escolar ajuda no processo de aprendizagem despertando e estimulando a área afetiva, cognitiva e linguística das crianças. As regalias que a música proporciona nesta fase, seja pela expressão de emoções, seja pelo raciocínio, sociabilidade, concentração e comunicação.
Esta pesquisa possibilitou a reflexão sobre o papel da música no Ensino Médio e a análise da mesma como um elemento de fundamental importância para o desenvolvimento/aprendizado.
BIBLIOGRAFIAS
https://educador.brasilescola.uol.com.br/sugestoes-pais-professores/a-importancia-musica-no-processo-ensinoaprendizagem.htm
PORTAL DO MEC - http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/34230
LIVRO MÚSICA FAZ – ENSINO MÉDIO VOLUME 2 - elementos da música e os parâmetros de sua matéria-prima.
Pedagoga e Fonoaudióloga Juliana Gatto - https://cidadeverde.com/noticias/258458/especialista-explica-por-que-aula-de-musica-colabora-para-o-desenvolvimento
http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/dezembro2011/arte_artigos/dissertamusicensmedio.pdf

Continue navegando

Outros materiais