Buscar

Estudo dirigido Polpa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO – POLPA
Disciplina: Histologia Especial 
Profa.: Ângela C. A. Wu
 Profa Cynthia Lopes Ferreira
Aluna: Thamires Thaiza Pereira 
 RA : 120117073
 Turma: ODO1BN ESA
QUESTÕES:
1)- Caracterize a Polpa Dental
A polpa é um tecido mole que se estende da dentina até a raiz do dente e é composto por nervos e vasos sanguíneos, além de células do conjuntivo, fibras. A polpa dentária é a responsável pela vitalidade dos dentes.
2)- Citar e caracterizar os tipos celulares presentes na polpa dental.
As principais células pulpares são as de defesa, fibroblastos, as ectomesenquimáticas odontoblastos e imunocompetentes. As arteríolas e vênulas que entram e saem da cavidade pulpar, acompanhadas de feixes nervosos, através dos forames e ramificações apicais, constituem o rico suprimento vascular e nervoso da polpa dental.
Células Odontoblastos tem a origem ectomesequimal e é responsável pela formação da dentina, que faz o contorno da periferia da polpa, dispostos em paliçadas apresentando o três a cinco células de profundidade, s endo que o numero de odontoblastos corresponde ao numero de túbulos dentinarios , sendo que seus prolonga mentos ficam contidos dentro dos túbulos. Os odontoblastos possuem duas partes distintas que são o corpo celular e o prolongamento. O prolongamento odontoblástico inicia-se na porção mais externa da célula, com sua passagem através da pré -dentina, em direção à dentina mineralizada. Nos odontoblastos da coroa o corpo celular tem forma cilíndrica é encontrado em maior número e tem a camada com 3 a 5 celulas de profundidade . Já o da raiz o corpo celular tem forma cúbica em menor número e com aparência de camada únic a de células. Os odontoblastos são células sintetizadoras de proteínas principalmente colágeno, a sua atividade varia de uma fase ativa de síntese e uma fase de repouso, sendo que os odontoblasto ativo tem reticulo endoplasmático granular abundante, complexo de golgi muito desenvolvido e numerosas vesículas e mitocôndrias. E as células altamente polarizadas, tem o núcleo no polo proximal. Na extremidade distal do corpo celular apresenta numerosos lisossomas, vesículas e vacúolos e os grânulos secretores são transportado em direção a o prolongamento odontoblastico e seu conteúdo é liberado. Os corpos celulares dos odontoblastos estabelecem contato entre si através de númeras junções intercelulares, Junção do tipo GAP, zônulas de oclusão (junção i mpermeáveis), zônulas de adesão e desmossomos. Sendo que o contato intercelular mais proeminente si tua -se distalmente na região onde o corpo celular se torna processo. 
Célula Fibroblastos: São as células mais numerosas da polpa e tem função de formar e manter a matriz pulpar. 
Células Ectomesenquimais indiferenciadas: representam um reservatório a partir do qual as células do tecido conjuntivo da polpa são formadas ou repostas . E de acordo com o estimulo, podem originar odontoblastos ou fibroblastos e são capazes de substituir odontoblastos mortos e produzir dentina secundaria. São encontradas na área rica em células e na região central da polpa, entando frequentemente próximas aos vasos sanguíneos, sendo que nas polpas mais velhas há uma diminuição do numero dessas células diminuindo assim o potencial regenerativo da polpa. Quando os odontoblasticos são lesionados de maneira irreversível ocorre a regeneração da camada de odontoblastos pelas células ectomesenquimais indiferenciadas. 
Células Imunocompetentes: São consideradas como residentes normais do tecido pulpar os macrófogos, linfócitos e células dendríticas. Os macrófogos estão localizados centralmente na polpa, tendo a função de eliminação de células mortas e renovação dos fibroblastos da polpa, e encontram-se em estado de repouso na polpa sadia, aumentando em número e atividade durante um processo inflamatório. Os linfócitos são encontrados na polpa sadia os linfócitos T e os linfócitos B estão ausente. As células dendríticas são células apresentadoras de antígenos , encontradas dentro e ao redor da camada de odontoblastos na periferia da polpa.
3)- Citar e caracterizar as camadas topográficas da polpa.
A - Zona odontoblástica
B - Região subodontoblástica
     
 Zona pobre em células: tem aproximadamente 40μm de espessura, pode estar ausente na raiz, apresenta o plexo nervoso de Raschkow e o plexo capilar subodontoblástico, além dos prolongamentos das células subodontoblásticas.
Zona rica em células: possui lta densidade celular, é rica em células ectomesenquimais indiferenciadas e há presença de fibroblastos.
C - Região central da polpa: formada por tecido conjuntivo frouxo, contendo escassas fibras imersas em substância fundamental amorfa (SFA). Presença de abundantes vasos e nervos, além de células como: fibroblastos, células ectomesenquimais e células de defesa.
4)- A polpa dental é um tecido altamente vascularizado. Explique esta afirmativa.
Vasos sg penetram na polpa acompanhados de fibras nervosas e a deixam através do forame apical.Vasos de pequeno calibre (arteríolas: camada muscular com receptores α e β adrenérgicos).
5)- Citar e explicar as atividades funcionais da polpa dental.
· Função Formativa: nesta região há dentinogénese, que são os odontoblastos que formam a dentina;
· Função nutritiva: fornece nutrientes essenciais para formação da dentina;
· Função defensiva: tem a capacidade de reação aos estímulos patológicos;
· Função sensitiva: transmite estímulos neurais mediados através do esmalte ou da dentina para o centro nervoso;
· Função reguladora: controla e regula o volume e velocidade do fluxo sanguíneo
6)- Citar três modificações que a polpa sofre com a idade.
Redução do volume pulpar (conseqüência da deposição contínua de dentina secundária) ;
Diminuição da irrigação e inervação ;
Diminuição gradual da população celular. Importância clínica: capacidade de defesa pulpar relacionada com células indiferenciadas .
7)- Correlacione diferentes patologias pulpares e manifestações clínicas.
A polpa pode ser afetada por materiais odontológicos (adesivos dentários), causas gerais e sistêmicas (deficiência de vitamina A e C, hipo e hipertiroidismo e diabete)
8)- A polpa e a dentina estão presentes no Complexo Dentino-puplar. Observando as imagens, qual a relação entre estas duas estruturas dentais? 
Estruturalmente: processos dos odontoblastos estão dentro da dentina;
Funcionalmente: polpa mantem a vitalidade da dentina e a dentina protege a polpa
Embriologicamente: Ambas, dentina e polpa, derivam da papila dentária
9)- Em um processo inflamatório da polpa, como em uma pulpite aguda, quais são as características clínicas e histológicas observadas?
Resposta às agressões INFLAMAÇÃO (PULPITE) 
Fase inicial: hiperemia – edema - dor 
Comprometimento da microcirculação e da sensibilidade nervosa 
Clinicamente: dor 
Histologicamente: infiltrado de leucócitos, mastócitos (vasodilatação). Pode ocorrer necrose.

Continue navegando