Buscar

aula4 ciencias sociais

Prévia do material em texto

1.
		O conjunto de saberes denominado de ciências sociais é formado por três áreas: sociologia, ciência política e antropologia. Essa última aprofunda os estudos sobre os aspectos culturais do comportamento de grupos e comunidades e considera que julgar culturas de diferentes hábitos, costumes, vestuário ou postura, a partir de outra que se coloca como superior, está utilizando o conceito antropológico denominado de:
	
	
	
	Relativismo cultural
	
	
	Etnocentrismo
	
	
	Universo cultural
	
	
	Diverssidade cultural
	
	
	Alteridade
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Qual das alternativas abaixo expressa uma postura relativista?
	
	
	
	Os índios não possuem alcance cognitivo para desenvolver o pensamento científico.
	
	
	Os índios estão em um estágio inferior de civilização em relação aos brancos.
	
	
	Os índios são intelectualmente menos evoluídos que os branco.
	
	
	Apesar de apresentarem costumes diferentes, os índios não podem ser considerados incivilizados.
	
	
	Por apresentarem costumes diferentes, os índios podem ser considerados incivilizados.
	
Explicação: A postura relativista é a que pressupõe os reconhecimento das diferenças culturais, sem hierarquizá-las.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Berlusconi acha que Ocidente deve "conquistar povos" (Agência Estado - 26/09/2001) Segundo o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, "o Ocidente deve ter consciência da supremacia de sua civilização e continuar a ocidentalizar e conquistar os povos".Referindo-se aos atentados a Nova York e Washington como "ataques contra nossa civilização, da qual reconhecemos a superioridade", ele afirmou que esta civilização, com suas descobertas e invenções "nos deu as instituições democráticas, o respeito aos direitos humanos, religiosos e políticos que não existe nos países islâmicos". Para o líder italiano, o Ocidente deve conquistar os povos como fez no passado. O texto acima é explicado pelo conceito de:
	
	
	
	Funcionalismo
	
	
	Marxismo
	
	
	Etnocentrismo
	
	
	Diversidade cultural
	
	
	Relativismo cultural
	
Explicação:
Segundo Everardo Rocha, em ¿O que é Etnocentrismo¿, trata-se da ¿visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência. No plano intelectual, pode ser visto como a dificuldade de pensarmos a diferença; no plano afetivo, como sentimentos de estranheza, medo, hostilidade, etc.¿ Percebe-se visão etnocêntrica na fala do líder italiano Berlusconi.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		As ciências sociais abrangem um conjunto de disciplinas que investigam aspectos da vida social. Dentre elas, encontra-se a Antropologia que tem como objeto principal:
	
	
	
	a mente humana
	
	
	a política
	
	
	a agricultura
	
	
	a cultura
	
	
	a psique humana
	
Explicação: Desde seus primórdios, a Antropologia procurou estudar as diferentes culturas humanas.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		O __________________ colocava o homem numa condição de submissão aos aspectos naturais (a natureza é que determina a ação humana), ou seja, sugeria que é o meio ambiente em que uma pessoa vive que define suas características físicas e psicológicas. (disponível em: http://www.clickescolar.com.br ) O tema Antropológico que completa a lacuna acima seria:
	
	
	
	Positivismo de Augusto Comte
	
	
	Determinismo biológico
	
	
	iluminismo
	
	
	Determinismo geográfico
	
	
	multiculturalismo
	
Explicação: O determinismo geográfico, teoria desenvolvida por geógrafos do século XIX e início do XX, afirmava que as diferenças do ambiente condicionam a diversidade cultural. (Livro Didático, p.34)
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Capacidade de conviver com o diferente, de se proporcionar um olhar interior a partir das diferenças. Significa que eu reconheço o Outro em mim mesmo, também como sujeito aos mesmos direitos que eu, de iguais direitos para todos, o que também gera deveres e responsabilidades, elementos da cidadania plena. Tal capacidade está expressa na (o):
	
	
	
	Etnocentrismo
	
	
	Relativismo cultural
	
	
	Cientificismo
	
	
	Marxismo
	
	
	Organicismo
	
Explicação:
O relativismo cultural é a visão de que todas as crenças, costumes e ética são relativas ao indivíduo dentro do seu próprio contexto social. 
	
	
	
	 
		
	
		7.
		O fato de o homem ver o mundo através de sua cultura tem como consequência a propensão para considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural. Essa tendência se denomina:
	
	
	
	heterocentrismo
	
	
	egocentrismo
	
	
	multicentrismo
	
	
	etnocentrismo
	
	
	heliocentrismo
	
	
	
	 
		
	
		8.
		INFANTICÍDIO EM TRIBOS INDÍGENAS: RESPEITO Á CULTURA OU AOS DIREITOS HUMANOS. Por questões de crenças e dogmas tribos indígenas ainda cometem a barbárie de matarem crianças pelos mais diversos meios tais como envenenadas, afogadas, queimadas, enforcadas e enterradas vivas. Em regra é a própria mãe quem deve executar a criança, embora haja casos em que pode ser auxiliada por outros índios. Os motivos que levam uma comunidade indígena a realizar tamanha crueldade variam de tribo para tribo, por motivo de cultura da região onde estão localizadas. Recém-nascidos portadores de deficiências físicas ou mentais, índios que nascem com simples manchas na pele, e os gêmeos são sacrificados, praticamente, em todos os casos surgidos. Algumas etnias acreditam que gêmeos representam o bem e o mal e, desta forma um viria para fazer o bem e o outro para amaldiçoar a tribo, assim, por não saber quem é quem, encerram com a vida de ambos. Outras creem que só os bichos podem ter mais de um filho de uma só vez, diminuindo o homem a condição de animal, ou seja, irracional (Disponível em http://www.webartigos.com). Existem sociedades em que os fatos sociais, os comportamentos individuais e a coesão se devem essencialmente à comunhão de crenças, sentimentos e de tradições que atuam de forma determinante sobre os comportamentos individuais. Com base na análise antropológica da cultura, assinale a única alternativa correta.
	
	
	
	Os cientistas sociais estão totalmente convencidos de que as diferenças genéticas são determinantes das diferenças culturais.
	
	
	A postura relativista da Antropologia permite compreender o modo de vida de povos diferentes dos nossos.
	
	
	A cultura é estática e cria padrões que permanecem inalterados ao longo do tempo.
	
	
	Etnocentrismo corresponde ao trabalho descritivo que o antropólogo desenvolve no campo
	
	
	Alguns indivíduos não possuem cultura porque não tiveram a oportunidade de frequentar a escola.
		1.
		O Iluminismo foi um movimento intelectual que rompeu definitivamente com qualquer herança medieval e buscava compreender a sociedade e suas relações como fenômenos sujeitos a leis naturais. Essa nova visão possibilitou a construção de modelos sociais, políticos e econômicos centrados na ideia do Estado como um "contrato social"
	
	
	
	 Este contrato social permitiria aos homens passar de um "estado real" - em que predominava a barbárie - para um "estado civil" - em que predominam as utopias.
	
	
	Este contrato social permitiria aos homens passar de um "estado de inocência" - em que predominava a bondade- para um "estado da maturidade" - em que predominava a barbárie.
	
	
	Este contrato social permitiria aos homens passar de um "estado de anomia" - em que predominava a barbárie - para um "estado de submissão" - em que predominam as leis.
 
	
	
	Este contrato social permitiria aos homens passar de um "estado de barbárie" - em que predominava o tribalismo- para um "estado civil" - em que predominam as leis.
 
	
	
	Este contrato social permitiria aos homens passar de um "estado de natureza" - em que predominava a barbárie - para um "estado civil" - em que predominam as leis.
	
Explicação:Jean Jacques Rousseau (1712-1778), autor do livro O Contrato Social,  afirmava que o Estado é resultado de um acordo entre diversas pessoas. Este contrato social permitiria aos homens passar de um "estado de natureza" - em que predominava a barbárie - para um "estado civil" - em que predominam as leis.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O Iluminismo é um movimento que buscava na razão as explicações possíveis para os fenômenos naturais, esforçando-se para encontrar as leis, também naturais, que eram responsáveis pela existência de tais eventos. Esta nova forma de enxergar a relação entre o homem e a natureza, que está em constante movimento, fez com que se compreendesse a sociedade e suas relações também como algo passível de mudanças. Esta nova visão permitiu aos pensadores iluministas construir novos modelos sociais, políticos e econômicos. O Iluminismo caracterizava-se:
	
	
	
	Por ter como referência o racionalismo, por criticar um Estado altamente centralizado e por apoiar o Mercantilismo.
	
	
	Por criticar um Estado altamente centralizado (Monarquias Absolutas), que possuía um modelo econômico com branda intervenção deste mesmo Estado e sem influência da Igreja Católica.
	
	
	Por criticar o Antigo Regime, pela defesa da liberdade e da igualdade e pelo interesse da Monarquia.
	
	
	Por criticar o Absolutismo e a Igreja, por apoiar o Mercantilismo e pela defesa da liberdade e da igualdade.
	
	
	Por uma dura crítica ao Antigo Regime, pela defesa da liberdade e da igualdade jurídica e pelo interesse da burguesia.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Observando o pensamento weberiano encontramos os tipos puros de dominação legítima. Por dominação entendemos a possibilidade de se encontrar obediência a um mandado determinado. Nesse sentido o autor formulou três tipos puros de dominação. São eles:
	
	
	
	Racional-legal, tradicional e valorativa.
	
	
	Racional-legal, tradicional e carismática.
	
	
	Racional-legal, afetiva e carismática.
	
	
	Religiosa, tradicional e carismática.
	
	
	Racional-legal, tradicional e burocrática.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Os indivíduos, em estado de natureza, vivem isolados e em luta permanente, vigorando a guerra de todos contra todos ou "o homem lobo do homem". A única lei é a lei do mais forte, que pode tudo quanto tenha força para conquistar e conservar. Estas afirmações expressam a concepção de que pensador político:
	
	
	
	Hobbes
	
	
	Locke
	
	
	Weber
	
	
	Rousseau
	
	
	Marx
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		(UFU, 2012) Nas Ciências Sociais, particularmente na Ciência Política, definir o Estado sempre foi uma tarefa prioritária. As tentativas nesta direção fizeram com que vários intelectuais vissem o Estado de formas diferentes, com naturezas diferentes. Numa palestra intitulada Política como vocação, Max Weber nos adverte, por exemplo, que o Estado pode ser entendido como uma relação de homens dominando homens. No trecho da canção d´O Rappa, Tribunal de Rua, dominação é o que se percebe, também, na relação entre cidadãos e policiais (braço armado do Estado). [A viatura foi chegando devagar / E de repente, de repente resolveu me parar / Um dos caras saiu de lá de dentro / Já dizendo, aí compadre, você perdeu / Se eu tiver que procurar você tá fodido / Acho melhor você ir deixando esse flagrante comigo [...] (O Rappa. Lado A Lado B. Warner, 1999). A partir da perspectiva weberiana, relacionada ao trecho da canção acima, evidencia-se que a dominação do Estado
	
	
	
	é estabelecida por meio da violência prioritariamente exercida contra grupos e classes excluídos social e economicamente.
	
	
	é exercida pela autoridade legal reconhecida, daí caracterizar-se fundamentalmente como dominação racional legal.
	
	
	ocorre a partir da imposição da razão de Estado, ainda que contra as vontades dos cidadãos que, normalmente, àquela resistem.
	
	
	é estabelecida por meio do corporativismo prioritariamente exercido a favor de grupos e classes dominantes social e economicamente.
	
	
	a exemplo da dominação de outras instituições, opera de forma genérica, exterior e coercitiva.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		EXISTEM LÍDERES QUE PROVOCAM TANTA IDENTIFICAÇÃO EM SEUS LIDERADOS QUE PASSAM A SEREM VISTO COMO DIVINOS. NESSE CASO, SEGUNDO WEBER, ESSE POVO ESTÁ SOB A DOMINAÇÃO:
	
	
	
	CARISMÁTICA
	
	
	TRADICIONAL
	
	
	LEGAL
	
	
	RACIONAL;
	
	
	CONTROLADA
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Na concepção de que autor, em estado de natureza, os indivíduos vivem isolados e em luta permanente, vigorando a guerra de todos contra todos ou "o homem lobo do homem"?
	
	
	
	Karl Marx
	
	
	Thomas Hobbes
	
	
	Jean-Jacques Rousseau
	
	
	Max Weber
	
	
	Jonh Locke
	
Explicação:
A concepção de Hobbes (no século XVII), segundo a qual, em estado de natureza, os indivíduos vivem isolados e em luta permanente, vigorando a guerra de todos contra todos ou "o homem lobo do homem". Nesse estado, reina o medo e, principalmente, o grande medo: o da morte violenta. Para se protegerem uns dos outros, os humanos inventaram as armas e cercaram as terras que ocupavam.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		"A concepção de Hobbes (no século XVII), segundo a qual, em estado de natureza, os indivíduos vivem isolados e em luta permanente, vigorando a guerra de todos contra todos. Nesse estado, reina o medo e, principalmente, o grande medo: o da morte violenta. Para se protegerem uns dos outros, os humanos inventaram as armas e cercaram as terras que ocupavam. Essas duas atitudes são inúteis, pois sempre haverá alguém mais forte que vencerá o mais fraco e ocupará as terras cercadas. A vida não tem garantias; a posse não tem reconhecimento e, portanto, não existe; a única lei é a força do mais forte, que pode tudo quanto tenha força para conquistar e conservar." Qual das frases abaixo exprime o pensamento de Hobbes sobre o Estado de Natureza?
	
	
	
	O homem foi criado à imagem de Deus.
	
	
	O homem é bom por natureza.
	
	
	Errar é humano.
	
	
	O cão é o melhor amigo do homem.
	
	
	O homem é o lobo do homem.
		1.
		Para Weber o poder é sempre uma probabilidade.
	
	
	
	Pois, sempre é uma imposição do outro.
	
	
	Pois, as classes sociais impõem o seu ponto de vista;
	
	
	Pois, o dominado é coagido a obedecer.
	
	
	Pois, os grupos sociais desobedecem regularmente o governo
	
	
	Pois, depende do outro para obedecer.
	
Explicação:
A dominação pressupõe a adesão do agente à dominação.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Assinale a alternativa que aponta a principal corrente filosófica que apoiava as revoluções burguesas.
	
	
	
	a filosofia medieval.
	
	
	o positivismo.
	
	
	o iluminismo.
	
	
	o charlatanismo
	
	
	a filosofia medieval tardia.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Segundo a teoria de Max Weber os subordinados na Dominação Tradicional são chamados de:
	
	
	
	"fãs" e "discípulos"
	
	
	"súditos" ou "seguidores"
	
	
	"discípulos" e "seguidores"
	
	
	"heróis" e "mártires"
	
	
	"campesinos" e "operários"
	
Explicação:
A Dominação tradicional baseia-se na crença na legitimidade de uma autoridade que sempre existiu. As pessoas que exercem a posição de comando geralmente gozam de autoridade pessoal em virtude de um status herdado. Suas ordens são legítimas porque estão de acordo com os costumes. Existe, portanto, a necessidade de lealdade por parte dos "súditos" ou "seguidores".O tipo de organização  é efetuado por partidários pessoais,  parentes pessoais em um regime tipicamente patrimonial, ou de aliados pessoalmente leais - vassalos, senhores tributários, tal como por exemplo, em uma sociedade feudal. 
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Para Jean Jacques Rousseau (1712-1778), o homem nasceria bom, mas a sociedade o corromperia.Da mesma forma, o homem nasceria livre, mas por toda parte se encontraria acorrentado por fatores como sua própria vaidade, fruto da corrupção do coração. A questão que se colocava era a seguinte: como preservar a liberdade natural do homem e ao mesmo tempo garantir a segurança e o bem-estar da vida em sociedade? Segundo Rousseau, isso seria possível através de um "instrumento", por meio do qual prevaleceria a soberania da sociedade, a soberania política da vontade coletiva. Daí a importância desse "instrumento", pois os homens, depois de terem perdido sua liberdade natural (quando o coração ainda não havia corrompido, existindo uma piedade natural), necessitariam ganhar em troca a liberdade civil, sendo tal "instrumento" um mecanismo para isso. O povo seria ao mesmo tempo parte ativa e passiva neste instrumento, isto é, agente do processo de elaboração das leis e de cumprimento destas, compreendendo que obedecer a lei que se escreve para si mesmo seria um ato de liberdade. (http://www.brasilescola.com/sociologia/rousseau-contrato-social.htm) Qual seria esse "instrumento" a que se refere Rousseau?
	
	
	
	a nota fiscal.
	
	
	a constituição federal.
	
	
	o executivo, o legislativo e o judiciário.
	
	
	a moral e os bons costumes.
	
	
	o contrato social.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Com o surgimento do Iluminismo, no século XVIII, a sociedade passa a ser cada vez mais abordada como uma problemática maior para os adeptos da "filosofia das luzes". A partir daí, estabelece-se importante discussão para a compreensão da vida em sociedade: a passagem do "estado de natureza" para o "contrato social". Um importante autor do iluminismo, que escreveu O Contato Social, foi:
	
	
	
	Jean-Jacques Rousseau
	
	
	Franz Boas
	
	
	Karl Marx
	
	
	Augusto Comte
	
	
	Max Weber
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Karl Marx, em sua teoria, reflete sobre o papel do Estado na sociedade capitalista. Sobre a relação entre Estado e sociedade, para este autor, é correto afirmar que:
	
	
	
	O Estado tem por finalidade assegurar a felicidade dos cidadãos e garantir, também, a liberdade individual dos homens.
	
	
	O Estado visa atender, por meio da legislação, a vontade geral dos cidadãos, garantindo, assim, a harmonia social.
	
	
	A finalidade do Estado é o exercício da justiça entre os homens e, portanto, é um bem indispensável à sociedade.
	
	
	O Estado defende, na sociedade capitalista, os interesses do proletariado e da classe média.
	
	
	O Estado é um instrumento de dominação e representa, prioritariamente, os interesses dos setores hegemônicos das classes dominantes.
	
Explicação:
A leitura de Marx sobre o Estado é que este é essencialmente classista, representante de uma classe e não da sociedade em sua totalidade como afirmavam os Contratualistas; cujo o Estado surge de um acordo coletivo, de um contrato social onde sua função é atender as necessidades coletivas. Marx discordaria dessa leitura e julga ser uma visão ideologizada que atente aos interesses das classes dominantes.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Bem no início de um dos seus livros mais importantes, publicado em 1762, Jean Jacques Rousseau afirma que "o homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a ferros". Discutindo esse fato, o filósofo criou uma das obras fundamentais da filosofia política ocidental, chamada por alguns comentaristas de "a Bíblia da Revolução Francesa". O título dessa obra é:
	
	
	
	Do Aluguel Social.
	
	
	Do Contrato Social
	
	
	Do Estado Social.
	
	
	Do Serviço Social.
	
	
	Do Pacto Social.
	
Explicação:
"Do contrato social ou princípios do direito político" é uma obra do autor suiço Jean-Jacques Rousseau, considerada por muitos como uma de suas obras-primas. Nesta obra, Rousseau expõe a sua noção de contrato social. Para Rousseau, o homem é naturalmente bom, sendo a sociedade, instituição regida pela política, a culpada pela "degeneração" dele. O contrato social para Rousseau é um acordo entre indivíduos para se criar uma sociedade, e só então um Estado, isto é, o contrato é um pacto de associação, não de submissão.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Segundo John Locke, qual a principal finalidade do Estado?
	
	
	
	Favorecer o estado de felicidade original.
	
	
	Constituir elementos para a preservação do Estado de Guerra.
	
	
	Defender a hegemonia da sociedade civil.
	
	
	Garantir o direito natural da propriedade.
	
	
	Possibilitar estratégias de contenção da luta de classes.

Continue navegando