Buscar

EXAMES ANATOMOPATOLÓGICOS

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: Bases Diagnósticas
Prof. Esp. Rafaela Alves de Oliveira           
Sala: 204             Data  19/06/2020
Aluno: MARIA DO SOCORRO CARVALHO VILANOVA
ATIVIDADE DE FIXAÇÃO
EXAMES ANATOMOPATOLÓGICOS.
Entende-se que anatomopatologia ou anatomia patológica é um ramo da patologia geral e da medicina que lida com o diagnóstico das doenças baseado no exame microscópico de tecidos e células retiradas do corpo mediante biópsia ou outros meios de obtenção de material a ser examinado. O exame anatomopatológico compreende a um exame de histologia patológica e um exame de citologia patológica.
O exame de histologia patológica, ou histopatologia, (do grego: histo = tecido celular + pathos = doença + logia = estudo) examina ao microscópio um fragmento de estrutura orgânica retirada do corpo, avaliando toda a composição do tecido orgânico. A importância desse exame está em que ele ajuda a diagnosticar com certeza estruturas teciduais e celulares anômalas, especialmente as cancerosas ou pré-cancerosas.
         Portanto, no exame de citologia patológica ou citopatologia (do grego: cito = célula + pathos = doença + logia = estudo) estudam-se ao microscópio as células recolhidas de um determinado tecido ou órgão do corpo, o que permite avaliar o aspecto, o crescimento e a função delas.
Contudo, esses exames são realizados através da análise de fragmentos de tecido ou órgão retirados por meio de biópsias, cirurgias, endoscopias, punção aspirativa com agulha grossa, necrópsias, entre outros. Para que o estudo desses fragmentos permitem uma  análises macro e microscópicas com o objetivo de estabelecer o diagnóstico, avaliar fatores histopatológicos prognósticos e as margens cirúrgicas. 
E por fim, e de grande importância as orientação para guiar aos cuidados e tratamento do paciente com mais ineficácia.

Continue navegando