Buscar

ATIVIDADE FIXAÇÃO FINAL (3) PROF DANIEL

Prévia do material em texto

Disciplina:
	SOCIOLOGIA
	Período
	Turno
	
	Professor:
	Daniel Carreiro Miranda
	
	M-N
	
	Aluno:
	APARECIDA PAULINA DAS CHAGAS
	NOTA
	
	Data:
	20/06/2020
	Nº de cópias
	
	
	
	Avaliação:
	 ATIVIDADE REVISÃO 
	VALOR
	5
	
ORIENTAÇÕES GERAIS:
ORIENTAÇÕES GERAIS:
· INDIVIDUAL;
· PODE SER DIGITADO OU MANUSCRITO;
· ENVIAR O ARQUIVO EM PDF, WORD ou MANUSCRITO (FOTO)
· COM CONSULTA
· DEVE SER ENTREGUE EXCLUSIVAMENTE PELO GOOGLE SALA DE AULA NO CAMPO DA ATIVIDADE
· RESPEITE A DATA E HORÁRIO LIMITE DA ENTREGA DA ATIVIDADE, ATRASOS TERÃO DIMINUIÇÃO DA NOTA.
SITUAÇÃO PROBLEMA
Joel é funcionário de uma fábrica de calçados (ROSSI CALÇADOS LTDA). Ele e cada colega da linha de produção produzem um par de calçado a cada duas horas. E é nesse período – de duas horas diárias –, que Joel produz o suficiente para pagar por todo seu trabalho. Mas seu dia na fábrica compreende a jornada de oito horas, o que significa que produz, por dia, quatro pares de calçados. O custo de produção de cada par de calçado continua o mesmo, assim como o salário de Joel. Parece que Joel e cada colega da linha de produção trabalham seis horas de graça, reduzindo assim o custo do produto.
1. - Quem lucra com a produção de Joel?
O patrao de Joel quem lucra, com seu trabalho que nao e pago.
Em outras palavras este e um sistema de exploraçao em que o patrao visa o lucro.
Quando mais tempo o trabalhador, trabalha sem receber , maior e a economia que os donos do meio de produção faz, sendo assim o dono da empresa terá uma economia de gasto.
2. - Com base nesse caso, como explicar o conceito de mais-valia de Marx?
 A mais- valia significa que o valor excedente da produção, fica com os donos dos meios de produção.
Assim sendo o trabalhador produz muito mais, do que aquilo que recebe, em alusão ao processo de exploração da mão de obra assalariada que é utilizada na produção de mercadorias, trata -se de um processo de extorsão por meio da apropriação do trabalho excedente na produção de produtos com valor de troca.
Segundo Max a base do poder capitalista, ou uma das suas principais base, esta justamente na extração do Mais-valia. A mais – valia seria a captção ou extração do trabalho excedente que nao e pago e é apropriado pelo capitalista, esse trabalho que gera mais valor, gera um valor extra ao capitalista ele é extraído na produção, e finalizada na esfera da circulação (mercado)
3. - O que é modo de produção no pensamento de Marx? Como se revela no caso de Joel? 
O modo de produçao no pensamento de Marx, é a forma em que a sociedade produz o bens realiza as ações de trabalho.
Os brurgueses sao os donos das fábricas, dos instrumentos , da terra, das tecnologias que fazem parte da infraestrutura e que garante a produçao material e sobrevivência da humanidade. Contudo de nada adianta ter tudo isso e ninguém para trabalhar. Segundo Marx por conta disso , foi retirado tudo os que os proletários possuíam:saberes, costumes,conhecimento tecnico e instrumentalizado para fora deles ou seja, incorporado nas máquinas, fazendo do que só restasse , para o proletário seu corpo. Para nao morrer de fome , eles vendem a sua força de trabalho, seu corpo , o seu tempo, para quem possui os meios de produçao, é essa base de trabalho no meio capitalista, alguem que possui algo contrata alguem que só possui corpo.
4. - Qual a importância desse conceito para a análise que Marx faz das sociedades?
Segundo Marx, o trabalho humano e o unico capaz de transformar a natureza, só o homem tem codição de modificar o meio em que ele vive.
Marx defendeu o fim do modo de produção que domina nossa sociedade até os dias atuais: O capitalismo comercial.
A desigualdade no modo capitalista é entendida devido a essencia desse movimento, ou seja, a obtenção de lucro.Para obter tal lucro e ganhar riquezas, uma parte da sociedade acaba sendo explorada.
Seria importante falar que Marx nao condena a classe burguesa , ele reconhece o importante papel que esta classe representou na supressão do estilo feudal, mas ele propoem que e o momento desse modelo, dar lugar a uma forma mais igualitária de poder. Para isso seria preciso que a classe operaria se reunisse para lutar contra a opressão sofrida.

Continue navegando