Buscar

CIENCIAS SOCIAIS - PROVA 02

Prévia do material em texto

PROVA 02
1-O nascimento das ciências sociais está relacionado com o surgimento da sociedade capitalista. Este novo modelo de produção, consolidado após as Revoluções Francesa e Industrial, gerou uma série de mudanças na sociedade, bem como criou momentos de instabilidade e conflito. Assim, pensar a sociedade neste momento de intensas transformações na história humana foi essencial para os primeiros sociólogos. Algumas das principais mudanças foram:
Escolha uma:
a. A chegada da burguesia ao poder; aumento da produção; surgimento do proletariado e êxodo urbano.
b. Aumento da produção; prosperidade urbana; intensa industrialização e surgimento do proletariado.
c. A chegada da burguesia ao poder; empobrecimento do clero; distribuição igualitária de renda e intensa industrialização;
d. Surgimento do proletariado; aumento da produção; abandono das atividades no campo e declínio da burguesia.
e. A chegada da burguesia ao poder; intensa industrialização; aumento da produção e surgimento do proletariado.
2-Em uma interação entre indivíduos, desde conversas cotidianas até em relações formais de trabalho, se observa a questão da dominação, ou seja, de quem exerce o poder e como esse poder se legitima sobre os outros. Assim, o poder diz respeito sobre a possibilidade da imposição de vontades de um indivíduo sobre o outro, moldável de acordo com esferas econômicas, culturais e políticas. (QUINTANEIRO et al., 2000). A dominação, proporcionada pelo poder, encontra formas de legitimação e na sociedade capitalista pode ser legitimada através:
 Escolha uma:
a. Da burocracia, que instaura normas rígidas, leis e princípios, com intuito de manter a estrutura social e delegar funções.
b. Da irracionalidade, que estabelece padrões de funcionamento regulares em uma dada organização para padronização
c. Da tradição, herdeira das normas e princípios anteriores, responsáveis por manter a estrutura social e delegar funções.
d. Da afetividade, reforçada por meio das conexões familiares, e, responsável pela coesão social no cotidiano e nas instituições.
e. Dos laços sociais, que determinam quem deve exercer poder e quem deve se submeter a este poder.
3-A produção em massa, o trabalho assalariado, as redes urbanas, dentre outras questões, tem como ponto convergente um evento ocorrido há quase trezentos anos atrás: a Revolução Industrial. Deste evento histórico decorrem o surgimento de duas principais correntes filosóficas, que versavam sobre impacto das atividades econômicas na vida indivíduos, acerca das causas das mazelas sociais; dentre outros objetos de discussão. As referidas correntes filosóficas são:
 Escolha uma:
a. O capitalismo e o stalinismo.
b. O comunismo e o consumismo.
c. O fordismo e o socialismo.
d. O liberalismo e o socialismo.
e. O liberalismo e o stalinismo.
4-O aprimoramento das técnicas, ou seja, das melhores formas de realizar uma ação, está relacionada diretamente com a tecnologia e com o desenvolvimento do capitalismo. No século XXI a tecnologia, além de ser um dos braços do capitalismo, se expressa:
Escolha uma:
a. Pela Revolução técnico-científica, ilustrada nas tecnologias hodiernas como as de comunicação e informação.
b. Pela Revolução técnico-científica, que é basicamente o acesso à internet e as redes sociais.
c. Pela Revolução técnico-robótica, que pretende suplantar completamente da mão de obra humana.
d. Pela Segunda Revolução Industrial, manifestadas pelas tecnologias aeronáuticas e marítimas.
e. Pela Segunda Revolução Industrial, caracterizada pelas primeiras tecnologias de ponta no campo.
5-No Brasil, desde a década de 1980, insere-se um movimento por parte das empresas visando a Responsabilidade Social. A Responsabilidade Social, em suma, se expressa pelas ações das empresas em torno de alguma atividade de contribuição social, seja ela no âmbito da cultura, do meio ambiente, dos esportes, da educação, dentre outros. (GARCIA, 2004). Assim, não apenas o Estado, mas também as empresas tomam para si esta responsabilidade. Sobre a relação entre Estado e empresas, assinale a alternativa correta:
 Escolha uma:
a. É possível que o Estado brasileiro, por meio legais, se destitua de qualquer responsabilidade sobre os problemas sociais.
b. Estado e empresa vivem em situação de conflito, já que o primeiro entende que as empresas não fazem ações sociais suficientes para minimizar os impactos causados.
c. As empresas fazem ações sociais para gerar lucros, já que, comprovadamente a responsabilidade social é geradora de lucros.
d. O Estado evita lidar com os problemas sociais, por isso, delega às empresas essa responsabilidade.
e. O Estado fomenta práticas de responsabilidade social através da dedução de impostos de produtos e serviços para as empresas.
6-Leia o trecho a seguir:
 
As empresas direcionam e aumentam seus investimentos em soluções e mudanças significativas no nível organizacional, procurando tornar as organizações mais dinâmicas, flexíveis, incentivando decisões descentralizadas, o aumento da participação, qualificação e comprometimento dos trabalhadores, o desenvolvimento de suas habilidades, e voltando a sua atenção para o aumento da competitividade e valorização do “fator humano”. (ROTTA, 2018, p. 2)
 No desenvolver do mundo do trabalho, as organizações exigem muito mais do que um profissional formado à nível técnico, mas também que entenda o “fator humano” nas relações de trabalho. Sobre esta constatação identifique a afirmação condizente com a proposta:
Escolha uma:
a. O indivíduo, seja nas organizações ou na sociedade em geral, é responsável por ação sobre o outro, independentemente da posição que ocupa.
b. O indivíduo pode estar desligado do seu âmbito social, de forma que sua ação não impacta diretamente nas relações de trabalho.
c. O indivíduo está sempre à mercê da dominação no mundo do trabalho, não sendo possível agir em qualquer instância para abalar esse quadro.
d. O único que deve refletir sobre sua ação e seu impacto sobre os outros é o gestor de uma organização.
e. As empresas tradicionais, hierarquizadas e altamente burocratizadas, são aquelas que estão encabeçando as mudanças no perfil do profissional.
7-São vários os momentos da história que deram possibilidade para o capitalismo se expandir da forma que nos é apresentada atualmente, alguns se destacam. Um deles é quando o capitalismo atingiu seu ápice e apresentou suas características centrais. Podemos dizer que este momento histórico acontece:
Escolha uma:
a. Na Revolução Industrial, momento no qual o capitalismo entra em sua fase competitiva.
b. Na expansão marítima, no qual a acumulação de metais preciosos permitiu o seu desenvolvimento pleno.
c. Na Revolução Francesa, única responsável por garantir o predomínio do capitalismo como sistema econômico hegemônico.
d. No feudalismo, no qual foi possível os nobres exercerem plenamente o capitalismo.
e. Na Revolução Industrial, importante momento no qual a terra passa a ser constituído como capital.
8-Podemos complementar a explicação do que é cultura quando notamos as especificidades das manifestações culturais de um povo. Um exemplo é o chamado “jeitinho brasileiro”, caracterizado pela manifestação estereotipada do nosso povo, como o carnaval e a paixão pelo futebol. Esse aspecto desenha uma diversidade cultural, considerando que outros povos possuem maneiras diferentes de manifestação. Marconi (1995) argumenta que essa diversidade cultural é:
Escolha uma:
a. Apresentado por qualquer ser vivo, de forma que o surgimento de diversas espécies condiciona a existência de culturas diferentes.
b. Determinada pela evolução social o que diferencia as sociedades menos evoluídas de sociedades civilizadas.
c. Inerente à própria espécie humana, de forma que a existência de sociedades diversas se daria pela produção de várias culturas diferentes.
d. Um fato específico à própria espécie humana, de forma que os preconceitos manifestados são justificados pela diversidade cultural.
e. Particular da sociedade brasileira, pois só em nosso país é possível notar tantos elementosculturais que caracterizam essa diversidade
9-Segundo Oliveira (2004) o conceito de ideologia, nascente no século XIX, ganhou novas conotações na percepção de Karl Marx e Friedrich Engels. Para estes pensadores, ideologia é um conceito que se refere à sobreposição de ideias sobre a realidade concreta, ou seja, um conjunto de ideias que deturpam a percepção desta realidade. Neste sentido, a ideologia serviria:
Escolha uma:
a. Para encobrir a exploração da classe dominante sobre a dominada, por meio da propagação de ideias falsas.
b. Para acentuar o conflito de classes por intermédio da imposição ideológica, confirmando a separação entre dominantes e dominados.
c. Para compor o modo de produção capitalista, como meio de aumentar a produção de mercadorias.
d. Para doutrinação da burguesia pelo aspecto alienante do capital, neste sentido, a ideologia afetava diretamente a classe dominante.
e. Para o usufruto da nobreza, que na época de Marx e Engels, começava a perder espaço para a burguesia em ascensão.
10-Marx, ao analisar o seu contexto, os sistemas de leis e normas servem para reproduzir a lógica burguesa. Este quadro, dentre outras problemáticas, levariam o trabalhador a um processo de alienação com relação ao seu trabalho. Lembrando que trabalho, na ótica de Marx, se remete também ao processo de manipulação do meio pelo homem com fins de sobrevivência. Assim, as consequências da alienação para Marx são:
Escolha uma:
a. Impossibilidade do surgimento de uma consciência de classe, de forma que a mudança de perspectiva não estava a alcance.
b. Doenças psicológicas crônicas, que impactariam diretamente na produção do trabalho.
c. Perda da liberdade humana e uma supervalorização do mundo das coisas, em detrimento do ser humano.
d. Valorização do trabalho como meio de sobrevivência e não mais como um fim em si mesmo.
e. A revolução, que só pode encontrar meios de existência no processo de alienação.

Continue navegando