Buscar

atv 3 responsabilidade social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Tripé da Sustentabilidade é composto pelos pilares: Social, Econômico e Ambiental. A empresa Sustentável deve trabalhar essas três temáticas internamente. Utilizando os conteúdos estudados e pesquisa sobre a sua aplicação, em outros materiais ou na internet, em sites de empresas e notícias. Disserte sobre sustentabilidade e seu tripé, e de exemplos de como eles podem ser trabalhados no contexto empresarial.  
A preservação ambiental pode ser entendida como uma corrente de pensamento que está interligada aos recursos naturais disponíveis no nosso planeta e como sua utilização deve estar relacionada com a sustentabilidade, ou seja, essa corrente está diretamente relacionada com as diferentes formas de proteção ao meio ambiente.
A gestão empresarial sustentável pressupõe uma atuação, buscando o desenvolvimento sustentável em consonância com a responsabilidade social. Assim, a sustentabilidade organizacional também compreende os compromissos assumidos com as demandas da sociedade.
A gestão sustentável deve seguir as leis em vigor e os contratos firmados, evitar litígios, antecipar-se às mudanças na legislação, honrar os compromissos assumidos voluntariamente e controlar a poluição produzida para que essa não seja lançada ao meio ambiente, incluindo estratégias que considerem os poluentes como matéria-prima e energia, evitando desperdícios e atuando de forma preventiva, substituindo insumos obtidos de recursos naturais não renováveis por insumos renováveis, eliminando substâncias tóxicas (BARBIERI, 2016, p. 58). Também deve mapear a influência e os impactos causados pela empresa e suas partes interessadas, buscando minimizar os negativos e potencializar os positivos, considerando o modelo triple bottom line, já apresentado anteriormente e no qual nos aprofundaremos agora.
Outro ponto é a sustentabilidade ambiental: ela inclui o capital natural, que envolve os recursos naturais, tanto em relação a seus bens que são a fonte das matérias-primas, utilizadas na produção pelo homem, quanto a seus serviços, como: polinização, circulação de ar, regulação do clima e ciclos biogeoquímicos que regeneram os elementos presentes em quantidade limitada no meio ambiente, mantendo a vitalidade do ecossistema. É importante que as empresas tenham consciência de que forma as atividades da empresa afetam essa forma de capital, e em relação à pressão que está sendo feito na natureza, em que medida ela é sustentável e se está totalmente compreendida.
O que se espera de uma gestão econômica, social e ambientalmente responsável é que todos os tipos de capital aumentem ao longo do tempo.

Continue navegando