Buscar

AV2 - Cinematografia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Diogo Borges Paraizo
AV2 de Cinematografia – Pode ser feita individualmente, em dupla e até em trio. De 1 a 3 alunos, portanto. Esse trabalho tem que ser postado aqui até o dia 5 de junho, impreterivelmente.
Questão 1 – (4 pontos)
O Cinema Novo Brasileiro foi o mais genial movimento de cinema que nós tivemos. Surgido no final dos anos 50, ele perdurou até o começo dos anos 70 e foi muito inspirado no Neorrealismo Italiano e na Nouvelle Vague francesa. Notadamente, o Cinema Novo continuou influenciando o cinema brasileiro até os dias de hoje. O filme Bacurau (2019), com direção dupla de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, é um grande exemplo disso. Faça uma resenha crítica de Bacurau, lembrando que resenha crítica é uma análise interpretativa onde você vai expor suas opiniões e ideias em relação ao filme, e aponte em que aspectos, Bacurau se aproxima dos ideais do Cinema Novo. Mínimo 7 linhas.
Bacurau, traz uma visão de um Brasil distópico num futuro próximo e acaba sendo um filme cheios de simbolismos sobre a realidade e a política Brasileira. Trabalhando com arquétipos a população de Bacurau é um espelho sobre a nossa sociedade moderna, representando pessoas que nos cercam no dia a dia. O cenário sertanejo, críticas sociais e discurso altamente político ainda que não seja explícito. Resgatando também a visão do cinema brasileiro sobre o antigo sertão das décadas de 60 e 70, traz um interior nordestino numa visão atualizada zelando também pela memória pelo cangaço. Trazendo também uma crítica sobre o imperialismo americano e como tenta se impor em terras sul-americanas. 
Questão 2 – (4 pontos)
Na aula dos Grandes Diretores destacamos geniais cineastas e suas inesquecíveis obras. Stanley Kubrick teve uma carreira com filmes bem diversificados, entre eles, Laranja Mecânica (1971) tem um destaque bem acentuado. Faça uma resenha crítica de Laranja Mecânica, mostrando como o filme é cada vez mais atual. Mínimo 7 linhas.
Num futuro distópico onde é marcado por violência e autoritarismo, o filme reflete sobre alguns problemas sobre a nossa sociedade. O estado autoritário tenta resolver os problemas sociais através da violência, sem reeducação. O filme traz a legitimidade das punições usadas pelo governo, usando de todas as armas, sem pensamento ético, o que torna o próprio governo criminoso. Pode se fazer um paralelo entre o filme e as medidas dos Estados Brasileiros sobre a punição ao combate às drogas, onde a ética é deixada de lado e a violência se torna carro chefe. Não existindo possibilidade de reeducação pois as políticas carcerárias seguem precarizados.

Outros materiais