Buscar

A GUERRA DO FOGO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: MARCOS NO DESENVOLVIMENTO DA FÍSICA
Mestrando: Genilson de Oliveira Souza
Resumo do filme “A guerra do fogo”
 O filme mostra, seguindo a teoria do evolucionismo, a vida de algumas tribos de hominídeos 80.000 anos A.C, Iniciando pela exposição do cotidiano de una dessas tribos que estavam vivendo numa caverna, no qual se alimentavam de pequenos animais, répteis e, manuseando o fogo um elemento rico em benefícios para a sobrevivência do grupo, utilizando-o pra se proteger do frio, de animais predadores, pra iluminar o local e pra cozinhar os alimentos. Notava que eles utilizam o fogo, mas não sabem como produzi-lo.
 A comunicação entre é feita na forma de gritos, grunhidos e movimentos corporais, dotados de um olfato muito sensível, se utilizavam disso para detectar a presença dos inimigos. Na tribo não existe uma relação de carinho entre homem e mulher, assim sendo a conjunção carnal é feita de forma bruta. 
 O fogo sendo algo indispensável à sobrevivência torna-se alvo de combates sangrentos entre as tribos, portanto as batalhas aconteciam constantemente, vence o mais forte. Em uma dessas batalhas contra outros primatas, a tribo perdeu a sua fonte de produção de fogo em um descuido de um dos integrantes, uma chama que era mantida acessa por eles, o tempo todo a tudo custo. 
 Como eles não podia ficar em o elemento essencial para a vida, então a tribo se organizou e selecionou três membros da tribo para encontrar o fogo novamente, nessa jornada lutaram pela sobrevivência, desde ataques animais predadores, como por exemplo tigres dente de sabre, até encontrarem sinais que outra tribo tinha fogo em posse, ao encontrar um crânio humano eu uma fogueira descobriram que se tratava de canibais e, foi no confronto com essa tribo canibal, em volta de uma fogueira, da qual saíram vencedores com o fogo como troféu, e assim eles conseguiram reacender a chama, mas um dos membros ficou ferido.
 Com os canibais havia duas vítimas que seria sua refeição, um homem e uma mulher que aproveitaram a confusão pra fugir, eles pertenciam a uma outra tribo diferente com menos pelo no corpo e mais evoluída, a mulheres resolveu seguir o grupo na jornada de volta, mesmo com a recusa dos homens ela, continua os seguindo e ganha à confiança deles ao cuidar do ferido, utilizando ervas para tratar o ferimento, dessa forma demonstrando pertencer a uma tribo mais evoluída. Num certo momento da jornada um dos homens tenta acasalar com ela sem sucesso, mas aceita acasalar com outro, despertar nele a sensação de carinho, afeto o sentimento do amor. Ao amanhecer outros primatas apareceram em busca do fogo e os cercaram, felizmente foram salvo pela intimidação de uns mamutes que ali passava.
 No dia seguinte, enquanto todos dormiam, a mulher os deixou, o integrante do grupo que havia dormido com ela e se apaixonado, ao acordar e percebendo que ela não estava mais ali, fica desolado e resolve ir atrás dela, deixando o restante do grupo pra trás, na busca pelo seu amor foi descobrindo coisas novas, como um vaso e uma cabana. Na continuação da sua jornada pela sua amada ele cai em uma armadilha e é capturado pela tribo da mulher que ele procurava. Nisso, ele foi trancado em uma espécie de jaula feita com gravetos e coberta com barro e folhagens, mas foi bem tratado, onde é bem alimentado e tido como escravo sexual para satisfazer varias mulheres. Ele conseguiu perceber que a tribo que o aprisionou é muito diferente da dele, eles se abrigam em construções feitas por eles mesmos, à tribo possui utensílios para colocar água e alimentos, fabricam suas próprias armas com isso consegue vantagem na luta com outras tribos menos desenvolvidas e com animais de maior porte, a tribo também tem um idioma mais articulado. Em um certo dia o chefe da aldeia faz uma apresentação da técnica de como produzir o fogo, deixando perplexo diante do ocorrido, lhe causando grande emoção, levando-o às lágrimas. 
 Os seus amigos vieram procurá-lo e acabaram sendo capturados e se juntaram a ele como prisioneiros. Com a ajuda da mulher eles fogem e levam junto, além da mulher levam armas que eles roubaram da tribo, no caminho de volta um dos homens é atacado por um urso e fica gravemente ferido, não podendo se locomover esse homem é levado nas costa de um dos seus amigos, logo em seguida na jornada de volta são surpreendido por três membros da sua tribo, por surpresado grupo, os ex companheiros o atacam motivados com ideias egoístas por causa da chama, mas utilizando as armas que tinham roubado os ajudam a vencer. 
 A mulher ensina como demostrar os sentimentos ao grupo, através de sorriso transmite a felicidade, a conjunção carnal não é mais feita de forma brutal, passa a ser uma coisa prazerosa. Finalmente acontece o reencontram com a tribo, com o esperado fogo em mãos, todos comemoram muito, mas durante a celebração um dos homens acidentalmente derruba o apetrecho que contém a chama dentro d'água, ao perceber que a chama havia se apagado a tribo se desespera, entretanto, o homem que tinha visto o fogo sendo produzido acreditava que também tinha o conhecimento de refazer a técnica de domínio. Pegou o que precisava pra criar novamente a chama, tentou, tentou, tentou, contudo, para a decepção de todos, não conseguiu, a chama não acendeu, para a alegria de todos, a mulher tomou pra si as peças de madeira e mostrou como era o processo corretamente.
 No fim, o filme termina com a felicidade de todos, pela a conquista do domínio do fogo e do conhecimento adquirido pelo trio durante a jornada e repassado para os demais, e com a felicidade individualmente do casal principal com gravidez da mulher.

Outros materiais