Buscar

APS AUDITORIA E CONTROLADORIA

Prévia do material em texto

APS AUDITORIA E CONTROLADORIA
1. Qual o objetivo da Auditoria Contábil?
Oobjetivo de se emitir uma opinião sobre se asdemonstrações contábeis tomadas em seu conjunto,em relação aos Princípios Fundamentais deContabilidade e as normas brasileiras de contabilidade,bem como sobre assuntos financeiros relacionados
2. Quais são os tipos de auditoria que existem?
AUDITORIA GOVERNAMENTAL A auditoria governamental atua diretamente sobre a administração da coisa pública. Ela está diretamente relacionada com o acompanhamento das ações empreendidas pelos órgãos e entidades que compõem a administração direta e indireta das três esferas de governo.
AUDITORIA PRIVADA A auditoria privada é toda aquela cujo campo de atuação se dá no âmbito da iniciativa particular, que objetiva o lucro, de uma maneira geral.
3. Qual a diferença do Auditor interno do externo?
A auditoria interna é a auditoria realizada por profissionais empregados da própria entidade auditada, portanto, parcialmente independente, e que, além das informações contábeis e financeiras, se preocupa também com os aspectos operacionais. Externo: Auditoria realizada por um organismo externo e independente da entidade controlada, tendo por objetivo, por um lado, emitir parecer sobre as contas e a situação financeira, a regularidade e a legalidade das operações e/ou sobre a gestão financeira e, por outro, elaborar relatórios correspondentes
4. Quais são as empresas pela legislação que são obrigadas a obrigatoriedade de auditoria?
Obrigatoriedade da auditoria externa para empresas que têm capital aberto, atividades reguladas ou faturamento acima de R$ 300 milhões ou patrimônio maior que R$ 240 milhões.
5. O que é auditoria operacional?
Refere-se ao conjunto de procedimentos auditoriaisque são aplicados com o objetivo de se avaliar o desempenho e a eficácia das operações, dos sistemas de informação e de organização, dos métodos de administração; examinar a propriedade e o cumprimento das políticas administrativas da empresa auditada, além de analisar a adequação e a oportunidade das decisões estratégicas.
6. Qual a diferença de erro para fraude?
Como erro entende-se os atos involuntários de omissão, desatenção, desconhecimento ou má interpretação de fatos na elaboração de registros e demonstrações contábeis, bem como de transações e operações e pode envolver:
• erros aritméticos na escrituração contábil ou nas demonstrações contábeis;
• aplicação incorreta das normas contábeis;
• interpretação errada das variações patrimoniais.
7. Explique o Princípio da Competência.
Consiste no fato de que as receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado da empresa no período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento.

Continue navegando