Buscar

Gabaritos Tipos de estudo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LISTA DE EXERCÍCIOS – TIPOS DE ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS
GABARITO
1- Os estudos epidemiológicos podem ser classificados em estudos descritivos ou analíticos. Os estudos analíticos, por sua vez, podem ser classificados em experimentais ou observacionais. Sobre os principais delineamentos em estudos epidemiológicos, pode-se afirmar que:
a) Os estudos descritivos são utilizados para testar hipóteses de associação, pois utilizam grupos de comparação.
b) Os estudos de coorte são conhecidos como estudo de incidência e são estudos mais apropriados para avaliar risco.
c) Os estudos analíticos são utilizados para descrever um evento de saúde em relação às variáveis de tempo, espaço e pessoa. 
d) Nos estudos experimentais, o pesquisador não aloca a exposição ou intervenção para um grupo de doentes. 
2- A necessidade de anti-hipertensivos em uma comunidade pode ser dimensionada a partir de um estudo:
a) Transversal
b) Ecológico 
c) Caso-controle 
d) Ensaio clínico
3- Um estudo é realizado para comparar dois medicamentos (X e Y) para o tratamento da dor na artrite. Cinquenta indivíduos são selecionados para o estudo: metade deles tomará o medicamento X e metade tomará o medicamento Y. Um mês depois, o alívio da dor é analisado. Após um período de 1 semana sem o uso do medicamento, aqueles que tomaram o medicamento X são realocados ao medicamento Y, e aqueles que tomaram o medicamento Y são realocados ao medicamento X. Um mês depois, o alívio da dor é novamente avaliado. O alívio da dor com os dois medicamentos é então comparado entre os 50 indivíduos. Qual das seguintes opções melhor descreve o desenho do estudo?
a) Ensaio Clínico
b) Caso Controle
c) Transversal
d) Coorte
4- Um pesquisador recorreu às estatísticas nacionais de 20 países, buscando dados das suas populações referente a duas variáveis: coeficientes de incidência de câncer de cólon e quantidades médias de carne vermelha consumidas per capita. Comparando essas grandezas ele verificou que pareciam estar fortemente correlacionadas, sugerindo uma relação causal entre elas. Aponte o modelo de estudo utilizado:
a) Coorte retrospectivo.
b) Transversal.
c) Ecológico.
d) Caso controle.
5- Em um estudo, cujo objetivo foi identificar fatores associados com a ocorrência de câncer de laringe, foram incluídos 289 indivíduos que apresentavam diagnóstico recente de câncer de laringe e 578 indivíduos sem este diagnóstico. Exposições passadas dos indivíduos foram comparadas e analisadas por meio de modelos de regressão logística. O tipo de delineamento epidemiológico utilizado no estudo foi:
a) Ensaio Clínico
b) Transversal
c) Coorte
d) Caso controle
6- Um estudo multicêntrico avaliou a correlação entre as taxas de incidência de câncer de pele em diferentes faixas etárias e as horas médias de insolação diárias em diferentes regiões do planeta. Trata-se de um estudo:
a) Coorte, onde os indivíduos foram seguidos quanto à exposição ao sol em diferentes regiões do planeta.
b) Ecológico, pois foram analisados agregados espaciais com dados ambientais médios.
c) Transversal, pois foram analisadas as incidências médias de câncer de pele em diferentes faixas etárias.
d) Caso controle, pois foram analisados os casos de câncer de pele e comparados quanto à exposição ao sol.
7- Foi realizado um estudo que consistiu na revisão de histórias clínicas de 240 pacientes com diagnóstico de meningite bacteriana aguda, admitidos em hospital terciário. A taxa de letalidade foi de 20%. Após a análise multivariada, concluiu-se que rebaixamento do nível de consciência foi a única variável associada ao óbito durante a internação. O desenho do estudo é:
a) Série de casos/relato de casos.
b) Ensaio clínico.
c) Caso controle.
d) Coorte.
8- “O estudo __________________ examina as pessoas em um determinado momento, fornecendo dados de prevalência; aplica-se, particularmente, às doenças comuns e de duração relativamente longa. Envolve um grupo de pessoas expostas e não expostas a determinados fatores de risco, sendo que algumas dessas apresentarão o desfecho a ser estudado e outras não.” 
a) Transversal.
b) Ecológico.
c) Caso controle.
d) Coorte.
9- Os estudos epidemiológicos constituem um ótimo método para colher informações adicionais não disponíveis a partir dos sistemas rotineiros de informação de saúde ou de vigilância. Os estudos descritivos são aqueles em que o observador descreve as características de uma determinada amostra, não sendo de grande utilidade para estudar etiologia de doenças ou eficácia de um tratamento, porque não há um grupo-controle para permitir inferências causais. Já os estudos analíticos pressupõem a existência de um grupo de referência, o que permite estabelecer comparações. Sobre os estudos epidemiológicos, marque a alternativa INCORRETA.
a) Os estudos de coorte analisam as associações de exposição e efeito por meio da comparação da ocorrência de doenças entre expostos e não expostos ao fator de risco.
b) Os estudos seccionais, quando efetuados em população bem definida, permitem a obtenção de medidas de prevalência; por isso são também conhecidos por estudos de prevalência.
c) Os estudos ecológicos analisam dados globais de populações inteiras, comparando a frequência de doença entre diferentes grupos populacionais durante o mesmo período, ou a mesma população em diferentes momentos.
d) Quando o objetivo da pesquisa é a identificação de aspectos relativos à etiologia da doença, os estudos de intervenção são particularmente indicados para investigar fatores de risco de doenças de início lento e de evolução longa, nos quais o diagnóstico geralmente é feito num estágio mais avançado da doença.
10- O estudo empreendido por Selikoff & Hammond para esclarecer os riscos associados à exposição ao asbesto utilizou um grupo de trabalhadores, numa indústria de asbestos identificados retrospectivamente e os comparou com um grupo de sujeitos não exposto da população que não tinha contato com a empresa. A partir do exame de registros médicos da empresa e do sistema de informação da mortalidade, encontrou-se uma associação forte e significante entre exposição ocupacional ao asbesto e óbitos por cânceres de pulmão, estômago e cólon. 
Esse é um estudo caracterizado como:
a) Transversal.
b) Caso-controle.
c) Coorte histórica.
d) Ecológico.
11- Um estudo descreve o curso clínico dos pacientes que apresentam fístula traqueoesofágica por tuberculose em pacientes HIV+/Aids, uma apresentação incomum. Eles são identificados em um centro de referência especializado nessa doença. Seus registros médicos são revisados quanto às características dos pacientes e aos seus tratamentos e são, por fim, relacionados ao seu estado atual. Este tipo de estudo é definido como:
a) Série de casos
b) Transversal
c) Ensaio clínico
d) Caso controle
12- Para a investigação etiológica de doença rara, de longa duração, com causalidade pouco conhecida ou desconhecida, qual modelo de estudo epidemiológico é mais apropriado e qual a justificativa dessa escolha?
a) Ecológico, porque é mais fácil e ágil para se obter os dados agregados em populações de grande tamanho.
b) Transversal, porque permite fazer inferências estatísticas a partir de amostras representativas da população e obter razões de prevalências.
c) Caso-controle, porque se pode investigar diversos fatores ou exposições suspeitas e permite estimar o risco relativo de forma bem aproximada em doenças de baixa frequência. 
d) Coorte, porque nele a relação entre exposição e doença é melhor definida e permite o cálculo do risco relativo, que é a melhor medida de efeito da relação exposição ou fator e doença ou condição.
13- No sentido de avaliar o impacto da poluição do ar no conjunto da Região Metropolitana de São Paulo, foi realizado estudo com dados das estações de monitoramento; tendo o particulado (PM10) como indicador de poluição e as internações por doenças respiratórias e cardiovasculares como indicadores de efeito. Os resultados foram então combinados em meta-análise, de modo a estimar o risco global do PM10 na região(Rev. Saúde Pública, vol. 51, p.1-10, 2017). Qual o desenho deste estudo epidemiológico? 
a) Transversal.
b) Coorte.
c) Ecológico.
d) Caso controle.

Outros materiais