Buscar

Atividade 01 resp social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1- Responsabilidade Social
A Responsabilidade Social e a ética são questões cada dia mais importantes especialmente quando pensamos em questões contemporâneas e na complexidade do mundo atual. Utilizando os conteúdos estudados e outros que julgar necessários, disserte relacionando as questões da complexidade e contemporaneidade, com Responsabilidade Social e Ética.
O mundo contemporâneo apresenta diversas características, entre elas, o aumento da sua complexidade. Para lidarmos com toda essa complexidade e com diversas contemporaneidades, a responsabilidade é fundamental. Quando se fala em complexidade, se refere ao número de coisas conectadas umas às outras: “Quanto mais partes um sistema tem, e quanto mais ligações existem entre essas partes, mais complexo ele é”. A era contemporânea é marcada pela globalização, e nela fica evidente o aumento da complexidade, uma vez que as diversas partes do mundo estão cada vez mais interligadas e as decisões de uma nação têm a capacidade de impactar globalmente. Durante a história da humanidade, conforme a sociedade foi se organizando, ela passou a ganhar escala; o que anteriormente exigia uma estrutura de controle simples passou a demandar estruturas mais complexas, que fossem capazes de superar os problemas causados tanto pela escala como pela complexidade. Exemplo: o caso das linhas de produção que permitiram resolver o problema da escala ao facilitarem a fabricação de uma quantidade gigante de veículos automotores, mas, ao mesmo tempo, não deram conta da complexidade e resultaram em um grande acúmulo de lixo e emissão de gases de efeito estufa.
Se relacionarmos a complexidade e a contemporaneidade, entenderemos que, ao adotarmos uma postura que procura identificar e resolver os problemas que causamos com nossas decisões, podemos contribuir com a diminuição dos problemas acontecidos da escala e da complexidade, isso acaba se referindo a Responsabilidade Social.
As pessoas e as organizações têm condutas que impactam e influenciam outros indivíduos e o meio ambiente em que se situam na esfera da moral.
Teorias deontológicas: Relacionado ao dever e à obrigação, o acerto da ação reside nela mesma, independente de seu resultado.
Ética kantiana: Segundo esta abordagem, as pessoas devem agir de forma tal que gostariam que a máxima praticada se tornasse uma lei universal. 
Teorias teleológicas: Relacionadas ao fim e resultado, consideram o resultado da ação para julgar se ela é moralmente correta ou não.
Ética da virtude: A ação correta se situa no meio termo determinado pela razão, de modo que nem o excesso nem a falta levam ao bem supremo.
Ética da Responsabilidade: Responder pelas consequências previsíveis dos atos.
Ética da Globalização: As normas utilizadas para orientar o comportamento moral têm origem no isolamento dos povos. Por isso, a Comissão Mundial da Cultura e Desenvolvimento promovida pelo UNESCO concluiu que, para atuar em um mundo crescente globalizado, seria necessário desenvolver uma ética universal, que deve ser considerada em todos os níveis de atuação, desde o relacionamento entre Estados, como dentro das empresas. 
Todas as abordagens éticas estudadas neste tópico podem contribuir para uma gestão responsável e estratégica. As duas primeiras abordagens contribuem para orientar pessoas no presente e futuro imediato; já as duas últimas, para manter condições que permitam um futuro de longo prazo para a humanidade.

Continue navegando