Buscar

agronegócio DIEGO BISPO

Prévia do material em texto

AJES - FACULDADE DO VALE DO JURUENA BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DIEGO
 BISPO DA SILVA
Juína-MT
2019
O AGRONEGÓCIO DA REGIÃO NORDESTE
1. DESENVOVLIMENTO DO AGRONEGÓCIO NO PIAUI
A região nordeste do Brasil possui um grande desenvolvimento econômico no âmbito do agronegócio, na qual vem se consolidando cada vez no processo de produção com enfoque em exportação. Dados fornecidos à coluna pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) (2018) “Mostram que as exportações do Nordeste avançaram, entre 2016 e 2017, 27,2% em receita, a US$ 7,55 bilhões, e 31,4% em volume, com 14,26 milhões de toneladas.” E este processo de produção se concentra mais na produção de soja que tem como a finalidade de cultivada para que possa se exportada. 
As lavouras de soja se concentram no município de Uruçuí, que antes da chegada dos gaúchos era apenas uma cidadezinha perdida no mapa do Piauí. De acordo com a FUNDAÇÃO CEPRO (2014) “ 70% desse solo marca a região sudoeste e parte do extremo sul do estado e, apenas 30%, ao norte, marca a área de transição . A atividade agrícola que se concentra tem sido muito produtiva devido ao bioma do país que é o segundo mais modificado pela ação antrópica. 
Na cadeia produtiva, a região ressalta-se pela produção de soja, milho, feijão, arroz, milheto, sorgo e algodão, pelas reservas de minério de ferro, níquel, gás e petróleo, e pela pecuária, que tem incrementado a economia do cerrado do Piauí, com a comercialização de gado da raça nelore. Mas é a soja, a principal commodity do agronegócio piauiense, responsável por colocar o Estado como terceiro maior produtor da região Nordeste, atrás apenas da Bahia e do Maranhão (IBGE, 2016).
Graças as estas atividades econômicas presentes no Estado de Piauí, o Estado por lá o acabou o ocupando o segundo lugar de arrecadação de impostos. O Estado de Piauí tem atngido uma grande comercialização nos mercados nacionais e também europeu e o asiático como afirma ITAÚ / UNIBANCO, (2015) “ O principal país de destino das exportações é a China, com 30,2% do total, sendo que, em 2014, o principal produto exportado para o país foi a soja”. Esse tipo de tipo de atividade vem se desenvolvendo cada vez mais no Piauí principalmente através da modernização na qual pode fazer deslanchar, no território, um plano de desenvolvimento que envolva fatores sociais, culturais e políticos, e não apenas econômicos.
2. Agronegócio no Rio Grande Do Norte 
A atividade agrícola é uma das atividades mais antigas e que cada vez mais vem procurando sendo desenvolvidas pelo homem com ajuda da tecnologia, que tem sido de fundamental importância para a estruturação da sociedade, assim como do próprio território. O PIB do Rio Grande do Norte corresponde à aproximadamente 1% do PIB nacional, sendo que a população do estado representa 1,7% da população brasileira (IBGE, 2017). A atividade agropecuária te suma importância para o aumento do Produto Interno Bruto na qual vem contribuindo 3,4% do PIB estadual e representa apenas 0,34% do valor da produção da agropecuária nacional que vem gerando grandes quantidades de empregos. Porém, as atividades agropecuárias geram 17.362 empregos formais, o que equivale à 2,96% do total desse tipo de emprego no estado (MTE, 2016).
No Estado do Rio Grande do Norte se concentra  nas áreas de Agricultura: castanha-de-caju, coco-da-baía, arroz, mandioca (esses últimos em processo de expansão), cultivo de algodão, banana, cana-de-açúcar, feijão, milho, batata-doce, sisal, fumo, abacaxi e mamona; Pecuária: bovina, suínos, avicultura; Pesca.
A área agricultura é a mais desenvolvida na sua expansão territorial e econômica principal nas:
· A produção da cana-de-açúcar no RN: No que diz respeito ao circuito espacial da produção de cana-de-açúcar, apesar da sua presença desde o período colonial no território potiguar, algumas variações quanto a sua área de produção são bastantes perceptíveis nos períodos analisados.  
· A produção da castanha de caju no RN: Já no que concerne ao circuito espacial da produção de castanha de caju, este apresenta uma alta variação quanto à área destinada a plantação, possuindo já em 1995 uma área cultivada de 81.571 hectares, resultado de uma política do Governo do estado de incentivo à cajucultura.
· A produção da banana no RN: O circuito espacial de produção de banana no estado apresenta características similares ao do melão, como alto nível técnico, grande quantidade de capital investido e voltado para o mercado externo.
· A produção da mandioca no RN: A mandioca também faz parte do processo de agricultura na região principalmente para os pequenos produtores.
· A produção do milho no RN: Além do circuito de mandioca, ressalta-se o circuito espacial de produção de milho com características técnicas mais tradicionais. Considerando os dados do IBGE, é notório a grande queda na produção ao longo das décadas analisadas, tendo uma diminuição total de 70,1% na sua área plantada, entre os anos de 1985 e 2015.
· A produção do feijão no RN: O circuito espacial de produção de feijão caracteriza-se por ser o que apresenta nível técnico mais elementar. A produção desse alimento dá-se predominantemente nas pequenas unidades de produção e se destina ao autoconsumo e venda do excedente em feiras-livres e pequenos mercados. 
3. Atividade Pecuária No Rio Grande do Norte
A atividade pecuária na bovinocultura, no Rio Grande do representa 5,1% na região só que no entanto atividade que vem se destacando por lá é a produção de leite e carne de ovinos e caprinos não foi tão impactada pela falta de chuvas dos últimos dois anos, já que esse tipo de rebanho é mais resistente à estiagem. E uma outra atividade por lá é a da suíno que vem crescendo cada vez na região.
CONFEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA DO BRASIL (CNA). Representação econômica do rural Brasil. Disponível em: http://www.cna.org.br/RuralBrasil/BrasilEconomico.htm>. Acesso em: Abril. 2020.
CEPRO. 1996. Diagnóstico das condições ambientais do Estado do Piauí. Teresina. Fundação Centro de Pesquisa Econômicas e Sociais do Piauí. http://www.cepro.pi.gov.br/index.php> . Acesso em: Abril..2020
IBGE. Censo de 2010. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/ >Acesso em: Abril.2020
UNIBANCO. Atividade econômica de exportação na Ásia. http:// www.unibanco.com.br /index.php> . Acesso em: Abril..2020
MINISTÉRIO DO TRABALHO E DO EMPREGO (TEM). Disponível em:< http:// http://trabalho.gov.br/ >. Acesso em. Abril 2020.
	Avenida Gabriel Muller, 	1.136N - Módulo 1 —Juína — Mato Grosso - CEP 78.320-000
(66) 3566-1875 - www.ajes.edu.br
	Avenida Gabriel Muller, 	1.136N - Módulo 1 —Juína — Mato Grosso - CEP 78.320-000
(66) 3566-1875 - www.ajes.edu.br

Continue navegando