Buscar

RESENHA CRÍTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTACIO
NELMO DE JESUS SANTOS
MAT. 201704079764 TURMA: CCJ0031 
DISC.: D. FINC. TRIB. II PROF.: RONALDO A. DE LIMA
EXTINÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO P/ PRESCRIÇÃO
RESENHA CRÍTICA
Ao abordar aqui o assunto em tela, queria primeiramente descrever, pontuando a diferença entre extinção do crédito tributário; esse ocorre quando é dado o perdão da dívida, e claro, somente após o lançamento tributário, e já na anistia ocorre o perdão dos valores de penalidades pecuniárias. Note-se que, tanto a extinção, suspensão ou exclusão tem efeitos de distanciar a cobrança de valores pela fazenda pública. Já no art. 173 do Código Tributário Nacional (CTN), estabelece que o direito do fisco de constituir o crédito tributário, se extingue após cinco anos; ...
É bem sabido que o CTN traz a previsão das modalidades no seu art. 156, inc. III, em que se aplicam a extinção do crédito tributário, como a conversão de depósito em renda, a transação e a decisão administrativa irreformável, sendo assim a transação o pagamento antecipado e a respectiva homologação do lançamento, são dois exemplos de casos de extinção do crédito tributário, art.156, IX, do CTN. Diante do que se trata, bem faz salientar a garantia que se traz ao sujeito passivo através do art. 165 do CTN, outorgando eficiência ao princípio da estrita legalidade, impedindo que o sujeito passivo da obrigação tributária seja privado de seu patrimônio , sem amparo na lei. Situação essa onde alguns tem entendimento diferente, pela qual não se recepciona pela lei maior, art. 5º, XXXV, da Constituição Federal, entretanto existe jurisprudência com linha de entendimento nesse sentido, é o que veremos;
 “TRIBUTÁRIO”. AGRAVO INTERNO NO RECURSO ESPECIAL. PEDIDO DE DEVOLUÇÃO OU COMPENSAÇÃO DO ICMS PAGO A MAIOR NO REGIME DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA. NECESSIDADE DE OBSERVÂNCIA DO ART. 166 DO CTN.
1. A orientação jurisprudencial deste Tribunal Superior é no sentido de   que “os   tributos ditos indiretos, dentre eles o ICMS, sujeitam-se, em caso de restituição, compensação ou creditamento, à demonstração dos pressupostos estabelecidos no art. 166 do CTN”.
Precedentes AgRg no AREsp 31.660/SP, rel. min. Hermann Benjamin, Segunda Turma, j. 20/3/2013; REsp 1.209.607/SP, Segunda Turma, rel. min. Mauro Campbell Marques, j. 12/11/2010.
2.  O recurso especial não encontra óbice nas Súmulas 284/STF e 7/STJ, tendo em vista que o ora agravado demonstrou objetivamente o ponto central da controvérsia jurídica. E o comando da decisão foi justamente para que o Tribunal de origem, à luz do contexto fático-probatório, aprecie a pretensão sob a ótica dos requisitos do art. 166 do CTN. 3. Agravo interno a que se nega provimento.
(Ag Interno REsp 1434905/PI, rel. min. Og Fernandes, Segunda Turma, j. 06.10.2016)

Outros materiais