Buscar

Conceitos de Eletricidade e Normas Técnicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1ª Questão:2,0pontos
a) A tensão elétrica é a quantidade de energia que um gerador fornece pra movimentar uma carga elétrica durante um condutor.
b) Potência é uma grandeza física que mede a energia que está sendo transformada na unidade de tempo, ou seja, mede o trabalho realizado por uma determinada máquina na unidade de tempo. Assim, temos:
Exemplo: 
Numa lâmpada incandescente consta de um fio de tungstênio em forma de espiral, chamado filamento, colocado dentro de um bulbo, que encerra um gás inerte, para evitar a oxidação. Quando atravessado por uma corrente, o filamento se aquece e, tornando-se incandescente, passa a emitir luz. A luminosidade ou brilho da lâmpada relaciona-se com a tensão à qual for ligada.
c) Deve ser observado o ambiente do levantamento, a área e o perímetro do local e os equipamentos que vão ser utilizados no ambiente.
d) Deve haver pelo menos um ponto de iluminação em cada cômodo comandado por interruptor.
2ª Questão: 2,0pontos
a) O padrão de entrada é o principal ponto de entrada de energia elétrica das unidades consumidoras
b) Compreende:
 Poste auxiliar: Poste particular situado na propriedade do consumidor, com a finalidade de fixar, elevar ou desviar o ramal de ligação.
 Ramal de entrada: Conjunto de condutores e acessórios, de propriedade do consumidor, instalados a partir do ponto de entrega até a proteção e medição.
Ramal de ligação: Conjunto de condutores e acessórios instalados entre o ponto de derivação da rede da Concessionária e o ponto de entrega.
Ramal de Saída: Condutores e acessórios compreendidos entre a caixa de medição e a caixa de distribuição.
Caixa de medição: Caixa destinada a instalação do medidor de energia e seus acessórios, bem como do dispositivo de proteção.
Aterramento: Ligação à terra do neutro da rede e o da instalação consumidora
Disjuntor de entrada: disjuntor principal de uma instalação elétrica que protege outros disjuntores parciais dos circuitos de uma instalação, ou seja é o disjuntor a montante dos disjuntores parciais.
3ª Questão: 2,0pontos
a) Os Quadros de Distribuição são equipamentos destinados a receber e distribuir energia elétrica a uma edificação e também à proteção de circuitos elétricos contra sobrecargas e curtos. O quadro de distribuição deve estar localizado o mais próximo possível do CC (centro de carga), calculado previamente, de toda instalação.
b) Circuitos de iluminação, tomadas, do chuveiro, da torneira elétrica, da máquina de lava e etc.
c) Há diferença. O disjuntor é considerado mais vantajoso do que o fusível porque não precisa ser trocado. Quando o problema de sobrecarga ou curto-circuito é resolvido, é só religar o disjuntor para restabelecer a circulação da corrente. O fusível queima para conter a sobrecarga ou quando recebe uma corrente muito menor do que a capacidade do circuito. E depois precisa ser substituído. Os disjuntores normalmente são projetados para atender às necessidades da indústria pesada. Já os fusíveis são mais utilizados em circuitos domésticos e na indústria leve. Mas edifícios e casas mais modernos também já utilizam os disjuntores.
d) O Dispositivo Diferencial Residual, ou DR, é um dispositivo de segurança utilizado em instalações elétricas. Sua função é detectar pequenas fugas de corrente em circuitos elétricos, acionando o desligamento imediato da alimentação e evitando que ocorram acidentes.
4ª Questão: 2,0pontos
ABNT NBR 5410, ABNT NBR 14039, ABNT NBR 5419.
5ª Questão: 2,0pontos
a) As normas são leis utilizadas para padronizar, e indicam um padrão de qualidade. Seguir as normas de publicação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é importante para não existirem conflitos e a padronização ajuda ainda na comparação de pesquisas relacionadas a um mesmo assunto.
b) ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) é o instrumento que define, para os efeitos legais, os responsáveis técnicos pelo desenvolvimento de atividade técnica no âmbito das profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea.

Continue navegando