Buscar

RESENHA GESTÃO FINACEIRA OFICIAL

Prévia do material em texto

RESENHA IBF
Nome: CÁTIA ALVES GILLET-COD 738776
Curso: MBA EM EMPREENDEDORISMO, MARKETING E FINANÇAS
Disciplina: GESTÃO DE FINANÇAS	
 INTRODUÇÃO E FERRAMENTAS
 EM GESTÃO DE FINANÇAS.
(INTRODUÇÃO)
Todas as empresas possuem: missão, visão, e objetivos e metas a serem alcançadas, para que isso se realiza, um bom planejamento, controle e um sistema de informações interagindo fortalecendo uma estrutura organizacional alcançarão eficiência eficácia e efetividade. Estes resultados são consequência de uma gestão suprida de princípios administrativo que delineia uma estrutura organizacional coerente com processo decisório. 
As organizações seguem esta propositura e possuem divisões de responsabilidade, subdivididas em unidades (Custo, resultados e investimento) e para dar suporte ao processo decisório um sistema de informações que meçam contribuição preço de transferência e custo de oportunidades, funções que avaliam a importância da Gestão Financeira.
A Gestão Financeira é uma divisão de responsabilidade de gestão de fluxos monetários que derivam do operacional em função do tempo. Sendo esta função não somente a área financeira, mas de todos outros gestores das diversas áreas da organização cuja as informações contidas em relatórios advindas desta e de todas divisões contribuem para a decisão da organização para alcançar sucesso em suas ações, cumprir metas e alcançar objetivos 
Este sucesso alcançado tem como suporte às ferramentas financeiras que organizam os dados financeiros, otimizando o trabalho e fazendo com que os profissionais responsáveis pela área tenham mais tempo hábil para lidar com situações que realmente demandem atenção detalhada. Resultando em uma administração mais eficiente.
 Os conhecimentos de cálculos financeiros são importantíssimos para as ferramentas financeiras na de Gestão Finanças de uma organização empresarial. Estes cálculos. Fornecem dados reais para gestões de negócios, compras, vendas à vista vendas a prazo, aplicações financeiras investimentos. Financiamento, taxas de retorno, e viabilidade econômica. 
(DESENVOLVIMENTO)
As ferramentas de gestão financeira otimizam o trabalho, fazendo om que os profissionais responsáveis pela área tenham tempo hábil para lidar com situações que realmente demandem atenção detalhada. Resultando, administração mais eficiente.
Para cada empresa existe um elenco de ferramentas de acordo atuação. Elencamos nesse estudo os principais mais comuns a maioria das organizações. 
1. Controle de custos
-Utilizada para saber se a empresa está gastando de forma eficiente. Ou se está tendo pouco retorno para seu investimento.
2. Auditoria interna
Examina todos os elementos contábeis e de controle financeiro da empresa. Averigua as políticas da organização estão de acordo com as melhores práticas possíveis. Identifica possíveis erros ou fraudes cometidas pelo negócio. Examinando, livros-caixa, registros contábeis, entre outros. 
3. Fluxo de caixa
Relaciona os ingressos e saídas (desembolsos) de recursos monetários no âmbito de uma empresa em determinado intervalo de tempo. Prevendo o quanto a empresa terá disponível, em um futuro projetado. O acompanhamento é diário nas movimentações de contas: a receber, pagamentos de fornecedores, salários e impostos.
Na elaboração do fluxo de caixa, identifica-se excedentes ou escassez de caixa, informando os resultados ao processo decisório de gestão.
4. Balanço patrimonial
Avalia a condição financeira de um negócio. Revela a real situação de lucros, dividendos e patrimônio líquido de uma empresa. Pode ser realizado a cada três meses, seis ou um ano.
Do balanço patrimonial resulta patrimônio líquido da empresa, ativos – passivos.
 Ativo: dinheiro em caixa, contas e notas a receber, terrenos, imóveis, equipamentos e veículos. Passivos contas e notas a pagar, salários e contribuições e dívidas de longo prazo.
5. Conciliação bancária
Comparação de as entradas, saídas e saldos com a movimentação bancária, visando aferir contabilidade com registros bancários.
A conciliação bancária é ferramenta que permite corrigir informações, como vendas não contabilizadas feitas através de cartões de crédito, cheques ou boleto bancário.
6.DRE indica a real situação do negócio.
A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é um mapa da situação da empresa, considera receita, custos, tributos e lucro. Essa demonstração subtrai do faturamento os tributos, os custos da operação e outras despesas, construindo o resultado líquido.
Essas seis ferramentas naturalmente são usadas na maioria das empresas, vamos citá-las como tradicionais, através do tempo verificamos que estas os básicos destas ferramentas determinaram outras ferramentas aprimoradas. O desenvolvimento da TI fez surgir nas gestões financeiras ferramentas que diminuem a burocracia, erros, precisão de dados e armazenamento seguro de informações e muitas outras que ainda apareceram devido a velocidade de desenvolvimento da tecnologia da informação que vem modificando o modo de vida atual e no assunto gestão, na organização, a não atualização de suas ferramentas e do modo operante, pode ocorrer o insucesso e fim de uma organização por não se adaptar aos avanços tecnológicos. Exemplo e ferramentas de gestão financeira atuais:
-Automatizar sistemas de cobrança facilita sua gestão
Sua cobrança tem tudo a ver com a boa gestão financeira. Quando não há como garantir o recebimento, por exemplo, sua empresa fica vulnerável a circunstâncias negativas. O resultado? A sequência do seu trabalho pode ser prejudicada consideravelmente.
A TI pode modernizar sua cobrança com ferramentas on-line facilitando as rotinas da empresa Esse significativo avanço em relação aos faturamentos realizados manualmente, dependente de sistemas bancários e órgãos públicos, torna o processo de cobrança mais demorado mais burocráticos. Com ferramentas on-line você só precisa entrar no sistema bancário uma única vez.
Como existem regras a serem respeitadas na emissão das notas fiscais, é preciso todo o cuidado para não cometer erros. Evitar que a empresa seja penalizada legalmente. Isso sem falar nos diversos problemas que podem surgir diante da falta de organização. 
Com automação, é possível emitir notas de forma segura e de acordo com cada cobrança, o que torna o controle financeiro significativamente mais fácil de ser realizado 
-ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning e trata-se de um software integrado de gestão empresarial que reúne numa única solução as informações gerenciais dos setores de uma empresa, tais como: como Contabilidade, Finanças, Fiscal, RH, Suprimentos, Patrimônio e Vendas.Com um ERP você ganha em qualidade na gestão.
-O armazenamento em nuvem é uma tecnologia que permite guardar dados na internet através de um servidor online sempre disponível. Nele, a empresa pode armazenar arquivos, documentos e todas informações que necessitar sem precisar de um HD no computador.
A automatização dos processos é uma opção de valor inquestionável.
(Conclusão)
Hoje a sem dúvida alguma, tecnologia ocupa um lugar extremamente relevante nas rotinas empresariais. Por isso, quando se fala em ferramentas de gestão financeira — ou, simplesmente, em gestão inteligente —devemos considerar o impacto da tecnologia e a importância da adoção de estratégias tecnológicas para a organização.
As ferramentas financeiras, são razões de suma importância para o desenvolvimento de estruturara organizacional principalmente no processo decisório, onde a matemática financeira é lastro pois seus cálculos geram a precisão de dados os quais irão autenticar decisão dos gestores da empresa, é fato também que este ramo da matemática é parte inclusa no desenvolvimento tecnológico.
 Podemos afirmar nesse estudo que a gestão financeira tem como ferramenta básica a matemática financeira que irá consolidar as outras ferramentas com e informações precisas para a tomada de decisão de uma organização somados aos incríveis avanços tecnológicos que modificam velozmente toda a forma de viver da sociedade. 
 III

Continue navegando