A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
lista_de_questoes

Pré-visualização | Página 1 de 3

Lista de questões escolhidas elaboradas pelos alunos da teoria neoclássica
1. Cite quais são os quatros processos administrativos que toda a empresa dever ter? 
Planejamento, organização, direção e controle.
2. Assinale com um X quais são as vantagens da centralização e com um Y as desvantagens da descentralização.
(X) As pessoas que se encontram num nível hierárquico superior estão melhor preparadas para tomar as decisões.
(X) Elimina esforços duplicados e reduz custos operacionais.
(Y) Falta de uniformidade nas decisões. 
(Y) Baixo aproveitamento dos especialistas, locados nas matrizes e não nas filiais.
(X) As decisões são tomadas de acordo com os objetivos da empresa.
(Y) Equipe desapropriada para as atividades.
(X) Funções como compras promovem maior especialização e aumento de habilidades.
3. A Abordagem Neoclássica trabalha com os princípios da Teoria Clássica estudados na segunda aula, atualizando-os para as organizações atuais, quais as suas principais características? 
Ênfase na pratica da administração, reafirmação dos princípios da teoria clássica, ênfase nos princípios gerais da administração, ênfase nos objetivos e resultados organizacionais.
4. Assinale com V ou F as alternativas a seguir e justifique as falsas:
(F) Uma das vantagens da centralização são os gerentes mais próximos do ponto que decidem quais decisões devem ser tomadas. ( Na centralização as decisões são tomadas por administradores que possuem visão global da empresa, sendo assim uma vantagem da descentralização a colocação a cima)
(V) A abordagem Neoclassica trabalha com os principios da teoria classica, atualizando-os para as organizações atuais, constituindo um movimento bastante abrangente e heterogêneo de autores integrando contributos de diversas áreas do conhecimento.
(F) A Departamentalização por Produtos/Serviços tem por sua característica o agrupamento das atividades de acordo com o fluxo do processo produtivo e uma das suas vantagens é a garantia plena na utilização dos equipamentos ou de suas tecnologias. ( A característica e vantagem citadas a cima são da departamentalização por processos )
5. O que é teoria Neoclássica da Administração?
A teoria Neoclássica da Administração, surgiu na década de 1950 baseada nos princípios da Teoria Clássica estudada por Taylor e Fayol, porém, repaginados para atender as necessidades administrativas da atualidade. A teoria Neoclássica da Administração tem como princípios o fato de que as ações administrativas devem ser planejadas, organizadas, direcionadas e controladas. A principal referência da teoria Neoclássica da Administração é Peter Drucker, mas também fazem parte dessa corrente autores como Willian Newman, Ernest Dale, Ralph Davis, Louis Allen e George Terry. De forma geral, os autores que estudaram a Teoria Neoclássica formularam conceitos bastante heterogêneos, mas para facilitar o entendimento e a apresentação, esses conceitos foram condensados em uma única teoria sob a denominação “Teoria Neoclássica da Administração”. Dentre os principais conceitos abordados na teoria neoclássica, destacam-se: Ênfase na prática da administração, Reafirmação relativa das proposições clássicas, Ênfase nos princípios gerais de gestão, Ênfase nos objetivos e resultados, Ecletismo nos conceitos. 
6. Quais as críticas e ameaças que surgiram na Administração Neoclássica?
Dentre as principais críticas da teoria Neoclássica pode-se citar, a função administrativa e o processo administrativo como um todo. Segundo a teoria Neoclássica administrar vai muito mais além do que apenas gerenciar, pessoas, recursos e atividades. Cabe ao administrador entrar com propostas de inovação a fim de dinamizar o cenário de administração com o intuito de impactar nas relações administrativas.
7. Leia o texto a seguir.
“No início da década de 1950, a teoria administrativa passou por um período de intensa remodelação. A Segunda Guerra Mundial já havia acabado e o mundo passou a experimentar um novo surto de desenvolvimento industrial e econômico sem precedentes. Em outras palavras, o mundo das organizações ingressou em uma etapa de grandes mudanças e transformações. Com o surgimento da televisão, do motor a jato e o esboço das telecomunicações, o mundo organizacional já não seria o mesmo”. [...] [Porém], “Apesar de todas as críticas aos postulados clássicos e aos enfoques tradicionais da organização [...] a abordagem clássica nunca foi totalmente substituída por outra abordagem”, sendo a própria Teoria Neoclássica uma forma de reapropriação de alguns princípios clássicos.
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7ª ed. 13ª reimpressão. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
A partir dos entendimentos centrais do texto, assinale a coluna B de acordo com a coluna A, identificando as principais características da Teoria Neoclássica.
COLUNA A: Características da Teoria Neoclássica
I. Ênfase na prática da administração.
II. Reafirmação dos postulados clássicos.
III. Ênfase nos princípios gerais da administração.
COLUNA B: Definição das características da Teoria Neoclássica
( ) Retoma as discussões sobre aspectos concretos e econômicos das empresas. Assim, conceitos clássicos como organização linear e funcional, departamentalização etc. são retomados, porém de maneira reformulada e mais flexível (CHIAVENATO, 2003).
( ) Foco nos aspectos práticos e concretos da administração. Assim, a teoria e os conceitos só possuem valor quando podem ser utilizados na prática. Ou seja, o foco na prática da administração ganha muito mais relevância do que na teoria sobre gestão (CHIAVENATO, 2003).
( ) Os princípios gerais (planejar; organizar; dirigir; controlar) são retomados para a busca de soluções administrativas. Assim, eles passam a ser aplicados na prática para orientar a atuação na condução das operações de um negócio (CHIAVENATO, 2003).
Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA.
A I – II – III.
B III – II – I.
C II – I – III. Alternativa correta 
D II – III – I.
E III – I – II.
8. - Quais os três níveis de planejamento que a Teoria Neoclássica constitui e quais suas características?
O planejamento Estratégico apresenta um conteúdo mais genérico, sintético e abrangente da organização, com extensões de tempo a longo prazo e abordando a
empresa como uma totalidade.
O planejamento Tático é feito em nível departamental, onde apresenta-se menos
genérico e mais detalhado, onde sua extensão de tempo é média, dessa forma, aborda
cada unidade da empresa separadamente.
O planejamento Operacional é feita para cada tarefa ou atividade, sendo assim,
detalhado, específico e analítico, geralmente realizado a curto prazo e sua amplitude
é microorientada.
9- A Teoria Neoclássica traz consigo princípios da Teoria Clássica e de Fayol que
dava ênfase na estrutura. Agora com suas palavras explique a principal diferença
entre a estrutura Linha e Staff?
A principal diferença entre elas é que Linha se caracteriza por decidir e priorizar a
execução, enquanto a Staff é caracterizada por assessorar e prestar consultoria
10. Conforme o que foi estudado sobre a Abordagem Neoclássica, assinale a alternativa INCORRETA em relação às suas características.
1. Dá ênfase nos princípios gerais da administração. ( )
1. Dá ênfase na prática da administração. ( )
1. Reafirma os princípios da teoria clássica. ( )
1. Enfatiza a humanização nas organizações. (X)
1. Enfatiza os objetivos e resultados organizacionais. ( )
11. Uma das principais características da Teoria Neoclássica é a ênfase nos Princípios Gerais de Administração que consiste em critérios mais elásticos para a busca de soluções administrativas práticas. Qual a sua importância e como são utilizados na atualidade?
Resposta: Os princípios gerais planejar, organizar, dirigir e controlar são comuns a todo e qualquer tipo de empreendimento humano, e enfatizado como as funções do administrador. Esses têm um papel importante na Administração equivalente ao das leis nas ciência físicas,

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.