Buscar

2020-1 - Avaliação parcia II- Fundamentos de enfermagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NOTA
	Curso:
	Técnico em Enfermagem - 
Módulo I
	
	
	Disciplina:
	Fundamentos de enfermagem
	
	
	Tipo de avaliação:
	Avaliação Parcial II
	Professor (a): Thaise dos Santos Henrique 
	Data:
	
	Aluno (a):
	Turma (A ou B): 
ATENÇÃO
· Peso 10,0;
· Leia a prova com atenção;
· Não será aceito a avaliação com rasuras e/ou uso de corretivo;
· A avaliação é individual;
1) Os sinais vitais são um conjunto de medidas úteis no diagnóstico e acompanhamento da evolução e condições clínicas do paciente. Nesse sentido, escreva abaixo todos os sinais vitais utilizados para a avaliação clínica de um paciente. (Vale 1,0 ponto)
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
Estudo de caso para a pergunta 2
A Sra. Ana Luiza é uma mulher de 47 anos, admitida recentemente no pronto socorro com relato de “fraqueza, tontura e dor forte na nuca com início há 6 horas (aproximadamente)”. Relata ainda estar ansiosa e preocupada com o resultado de alguns exames que fez na semana anterior. Possui histórico de Hipertensão arterial sistêmica (HAS), acidente vascular cerebral (AVC) há 2 anos e de câncer de mama a 6 anos. Faz uso de andador para deambular em virtude a sequelas do AVC e membro direito mastectomizado. Durante a aferição dos sinais vitais, foi verificado uma PA: 157X89mmhg, FC: 118bpm, Temperatura axilar: 36,2ºC, FR: 22rpm, saturação 98% em ar ambiente e dor avaliada em 7 na escala visual analógica.
2) Com base nas orientações discutidas em aula e no caso clínico dessa paciente, descreva abaixo 5 exemplos de cuidados que o técnico em enfermagem deve ter antes ou durante a aferição da pressão arterial? (Vale 1,5 pontos)
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
3) Sobre os sinais vitais, analise as sentenças abaixo: (Vale 1,0 ponto)
I – Emoções como ansiedade, estresse e atividade física são fatores que influenciam na frequência cardíaca e respiratória, mas que não são capazes de alterar o resultado da pressão arterial.
II - Para mensurar a pressão arterial, é necessário certificar-se de que o paciente não está com a bexiga cheia, não está com as pernas cruzadas, não praticou exercícios físicos nos últimos 60-90 minutos, não ingeriu bebidas alcoólicas, café ou alimentos, ou fumou até 30 minutos antes da aferição.
III – Em adultos, a frequência cardíaca normal é de 60 a 100 batimentos por minuto. Caso os batimentos sejam inferiores a 60 ou superiores a 100, o técnico de enfermagem deve comunicar o enfermeiro ou médico, pois pode ser sinal de doença cardiovascular.
IV – Taquipnéia é o aumento da frequência cardíaca e que pode ser mensurada, contando-se durante um minuto, o número de inspirações e expirações.
Sobre os itens listados acima, indique qual a alternativa correta:
A – Somente os itens I e II estão corretos;
B – Somente os itens II e III estão corretos;
C – Somente os itens I, III e IV estão corretos;
D – Somente os itens II, III e IV estão corretos;
E – Todas os itens estão corretos; 
4 - M.S.B, 55 anos, sexo feminino, internada na clínica médica de um hospital universitário apresenta os seguintes sinais vitais: T= 38,2ºC, FR=18 rpm, PA= 130x85 mmHg e FC= 106 bpm e dor: 6 pela escala visual analógica. Sendo os sinais vitais parte do exame físico do paciente, assinale a alternativa correta sobre como o técnico de enfermagem caracteriza os sinais vitais dessa paciente: (Vale 1,0 ponto)
A – Hipotermia, eupneica, hipertensa, taquicardica e dor moderada;
B – Afebril, eupneica, normotensa, normocárdica e dor intensa;
C – Febril, bradipnéia, normotensa, taquicardica e dor moderada; 
D – Hipertermia, eupneica, normotensa, taquicardica e dor moderada;
E – Nenhuma das alternativas esta correta;
5 – Com relação aos sinais vitais, assinale as sentenças abaixo com (V) para verdadeiro e (F) para falso. (Vale 1,0 ponto)
( ) – A pressão arterial ou tensão arterial é resultado do produto: débito cardíaco, resistência vascular periférica e volume sanguíneo, ou seja, pressão arterial reflete a pressão que o sangue exerce contra a parede dos vasos.
( ) – A mensuração da pressão arterial é obtida através da ausculta dos sons de Korotkoff, sendo o surgimento da primeira batida audível (primeiro som), correspondente a pressão arterial diastólica e o último som audível correspondente a pressão arterial sistólica.
( ) – Apesar da temperatura axilar ser a mais utilizada no dia-a-dia, temperaturas internas como a do reto e boca são as mais precisas porque não sofrem alteração do meio ambiente (roupa, ar).
( ) – Os locais indicados para mensuração da frequência respiratória são: arterial radial, braquial, femural, pedial e carótida. Sendo a artéria carótida a mais recomendada para avaliar pacientes sob suspeita de óbito.
( ) – Durante a avaliação da frequência cardíaca, o técnico de enfermagem deve avaliar a frequência (número de batimentos em 1 minuto), amplitude (grau de preenchimento da artéria) e ritmo (avaliação do pulso como regular ou irregular durante os batimentos).
6) A Segurança do Paciente é um dos atributos para a qualidade do cuidado, e tem adquirido, em todo o mundo, grande importância para os pacientes, famílias, gestores e profissionais de saúde com a finalidade de oferecer uma assistência segura. Nesse sentido, foram lançadas seis medidas internacionais para a segurança do paciente. Indique quais são elas: (Vale 1,0 ponto)
7) Considerando as 6 metas internacionais para a segurança do paciente, indique para cada uma delas, UM cuidado de enfermagem para a promoção da segurança do paciente. (Vale 1,5 pontos)
8) A segurança do paciente compreende a redução do risco de danos ao paciente nos serviços de saúde. Estudos estimam que a ocorrência de incidentes relacionados à assistência à saúde, em particular, os eventos adversos (EA), afete de 4,0% a 16% dos pacientes hospitalizados em países desenvolvidos, o que levou sistemas de saúde em todo o mundo a melhorar a segurança do paciente.
No que diz respeito à segurança do paciente, assinale a alternativa correta: (Vale 1,0 ponto)
A) Eventos adversos estão atribuídos a complicações naturais do processo saúde-doença, mas que não geram dano ao paciente.
B) A Segurança do Paciente é um dos atributos para a qualidade do cuidado, sendo criado no Brasil o Programa Regional de Segurança do Paciente (PRSP) em 11 de abril de 2011.
C) Deve-se realizar a identificação do paciente durante a admissão, transferência ou alta do paciente. Nas demais etapas da assistência não é necessário à identificação tendo em vista que a equipe já conhece o paciente e desse modo não cometeria erros.
D) A comunicação é um item eficaz e indispensável para a assistência em saúde, entretanto o registro de informações no prontuário relacionadas ao cuidado do paciente é um item opcional e que não se adequa as metas internacionais recomendadas pela OMS.
E) Falta de consentimento, preparo cirúrgico inadequado e contagem incompleta ou incorreta de agulhas e compressas durante o ato cirúrgico, são exemplos de eventos adversos que podem ser evitados através da aplicação de check-lists antes ou durante o ato cirúrgico.
9) Considere as sentenças abaixo com relação a prevenção de quedas:
I – Crianças com idade inferior a 5 anos, idosos e pacientes agitados ou confusos são grupos de risco para a ocorrência de quedas.
II - Iluminação insuficiente, superfícies molhadas ou escorregadias, tapetes, degraus inadequados (altos, estreitos), obstáculos (móveis, objetos)e via pública com irregularidades são fatores de risco para a ocorrência de quedas.
III – Medidas relacionadas ao vestuário como roupas e uso de calçados antiderrapantes, não são eficazes para a prevenção de quedas.
Com base nas sentenças acima, assinale a alternativa correta: (Vale 1,0 ponto)
A) Somente a alternativa I esta correta.
B) Somente a alternativa III esta correta.
C) Somente as alternativas I e II estão corretas.
D) Somente as alternativas I e III estão corretas.
E) Todas as alternativas estão corretas.

Continue navegando