Buscar

AVALIACAOSEMESTRAL-PARTEESPECIAL I

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO SEMESTRAL DE DIREITO PENAL III – PARTE ESPECIAL I.
Carlos e Martha decidiram comprar um apartamento para morar antes do nascimento do filho de deles. Decidiram comprar o apartamento que estava em fase de finalização da Construtora ConstruCity na cidade de Ourinhos no valor de R$400.000,00. Constava na placa do prédio que a obra era financiada pelo Banco Brasileiro de Investimento. O apartamento aparentava ser como eles pensavam, porém, alguns meses antes do prazo previsto pela Construtora, Carlos e Marta visitaram o apartamento e descobriram infiltrações e vazamentos. O casal foi informado pela Construtora que não havia problemas e que era normal ocorrer infiltrações enquanto a obra ainda não estava finalizada. No dia seguinte da mudança ao apartamento a obra foi interditada pela prefeitura, por considerar a edificação imprópria para os fins a que se destinava, por haver hipótese de insalubridade da moradia em função das infiltrações apresentadas. Ao retornar para buscar seus pertences colocados no dia da mudança, tais como geladeira, micro-ondas, móveis e roupas, o casal encontrou o apartamento vazio e com claros sinais de arrombamento. Foram informados pelos policiais que o fato também ocorrera em outros apartamentos. No total cinco unidades tiveram suas portas arrombadas e os objetos de seus respectivos proprietários furtados. Os policiais que atenderam a ocorrência constataram que dois ladrões haviam escalado o muro do condomínio, nele ingressando pelos fundos, à noite. Com o curso das investigações apuraram que um dos serventes da limpeza fornecera informações sobre o edifício e até teria ajudado os ladrões indicando as unidades onde moradores haviam deixado os pertences das mudanças. O servente teria inclusive vigiado o local apontando o momento ideal, ausência do porteiro, para facilitar a fuga dos criminosos. Posteriormente, constataram que além do arrombamento, seu apartamento fora invadido pelo seu futuro vizinho, Sr. Alcides, que se mantém na posse até o momento, sem oportunidade para diálogo. Ao requerer o dinheiro pago de volta, o casal foi informado que a Construtora não poderia ser responsabilizada uma vez que os danos constatados pela Prefeitura, foram causados por fortes chuvas ocorridas nos últimos meses, demonstrada mediante dados meteorológicos do Instituto de Meteorologia da cidade, sendo hipótese de caso fortuito.
INSTRUÇÕES: As respostas devem fundamentas com ao menos a citação direta de duas doutrinas, com as respectivas fontes. As questões devem ser respondidas abarcando todos os pontos questionados para fins de atribuição de nota.
PERGUNTAS:
1 – Qual a responsabilidade de cada partícipe nos delitos? Explique.
Dos dois Criminosos, servente, do futuro vizinho
2 - Aponte as agravantes e qualificadoras para os crimes cometidos e descreva como se deve dar a investidura na posse do bem objeto do crime nos casos de apropriação indébita e estelionato.
3 - Considerando-se que os criminosos foram presos e os pertences recuperados qual o reflexo deste fato na sentença? Discorra.

Continue navegando