Buscar

direito a negocios 4

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
As relações obrigacionais se caracterizam pela conjunção de elementos específicos e responsáveis pela existência de um liame jurídico entre sujeitos. Logo o fato gerador tem sua definição em lei que origina a obrigação tributária.
 
A obrigação principal surge com a ocorrência do fato gerador, tem por objetivo o pagamento de tributo ou penalidade pecuniária e se extingue juntamente com o crédito dela decorrente.
 
PORQUE 
 
Já a obrigação acessória decorre da legislação tributária e tem por objetos as prestações, positivas ou negativas, nela previstas no interesse da arrecadação ou da fiscalização dos tributos.
 
Em conformidade com o texto proposto, assinale a opção correta em relação as asserções.
		A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
		As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
		As asserções I e II são proposições falsas.
		As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
		A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
1 pontos Salvar resposta
PERGUNTA 2
No Brasil, o IPI é um exemplo típico de tributo indireto, em que onera a circulação econômica de produtos industrializados. Como incide em sequência, ante a ocorrência de fato jurídico realizado, o constituinte originário estabeleceu o princípio da não cumulatividade no art. 153, § 3º, II da Constituição da República, que a compensação é permitida do que pelo acréscimo econômico for devido do montante já pago nas etapas anteriores.
 
No que se refere ao Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) é correto o que se afirma em:
		imposto de competência do município, fato gerador a saída do importador, indústria, comerciante ou arrematante, com base de cálculo sua arrematação de bem apreendido ou abandonado levado a leilão.
		imposto de competência da União, fato gerador a sua saída dos estabelecimentos de importador, industrial, comerciante, com base de cálculo o valor da operação da saída da mercadoria.
		imposto de competência do União, cumulativo não devendo repassar seu valor como compensação ao sujeito seguinte da cadeia e até que o produto não passe mais por industrialização.
		imposto de competência do Estado, considerado como contribuinte o importador e industrial em que a lei equiparar; o comercial de produtos sujeitos e o arrematante de produtos apreendidos e leiloados.
		imposto de competência do município, fato gerador o seu desembaraço aduaneiro quando de procedência estrangeira, com base de cálculo sobre preço normal do produto acrescido do montante do imposto sobre a importação.
1 pontos Salvar resposta
PERGUNTA 3
A partir da Carta Política de 1988, o princípio da capacidade contributiva foi introduzido ao sistema tributário brasileiro, instrumento este que essencial para a igualdade de arrecadação. Pois os tributos diretos são os únicos aptos a promover a distribuição justa da carga tributária.
 
Em relação a aquisição e alienação da propriedade, o imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana –IPTU:
 
I. trata-se de um impostor extrafiscal, competência da União, tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de imóvel. 
II. trata-se de um imposto de natureza fiscal, de competência dos Municípios, tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel.
III. a base de cálculo é o valor venal do imóvel, não se considera o valor dos bens móveis mantidos em caráter permanente ou temporário para utilização, exploração, aformoseamento ou comodidade.
 
É correto apenas o que se afirma em
		I, apenas.
		I, II e III.
		II e III, apenas.
		III, apenas.
		I e II, apenas.
1 pontos Salvar resposta
PERGUNTA 4
“A solidariedade tem previsão expressa no Código Civil entre os arts. 265 e 266, caracterizando-se pela existência de uma pluralidade de credores e/ou devedores vinculados a uma obrigação inteira, originada de previsão legal ou pela simples vontade das partes. De maneira semelhante, o direito tributário também comportará o instituto da solidariedade nos arts. 124 e 125 do Código Tributário Nacional, designando suas espécies, características e efeitos”.
NOVAIS, R. Direito Tributário . 3ª edição. São Paulo: Editora Método. 2018, p. 62.
 
De acordo com a obrigação, os efeitos da solidariedade são: 
 
I. o pagamento efetuado por um dos obrigados aproveita aos demais. 
II. a interrupção da prescrição, em favor ou contra um dos obrigados, favorece ou prejudica aos demais.
III. a isenção ou remissão de crédito não exonera os demais, mesmo salvo outorgado pessoalmente a um deles.
 
É correto apenas o que se afirma em
		III, apenas.
		I e II, apenas.
		II e III, apenas.
		I, II e III.
		I, apenas.
1 pontos Salvar resposta
PERGUNTA 5
O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) também de competência da União, possui finalidade extrafiscal no que tange a atuação do poder público no cenário econômico do país com ações de estímulo ou proteção das atividades financeiras. 
 
O Imposto sobre Operações Financeiras possui em seu fato gerador, EXCETO:
		quanto às operações estrangeiras no desembaraço aduaneiro, na saída do produto industrializado dos estabelecimentos industriais ou equiparados e na arrematação em leilão.
		quanto às operações de câmbio, a sua efetivação pela entrega de moeda nacional ou estrangeira, ou de documento que a represente, ou sua colocação à disposição do interessado.
		quanto às operações de crédito, a sua efetivação pela entrega total ou parcial do montante ou do valor que constitua o objeto da obrigação, ou sua colocação à disposição do interessado.
		quanto às operações de seguro, a sua efetivação pela emissão da apólice ou do documento equivalente, ou recebimento do prêmio, na forma da lei aplicável.
		quanto às operações relativas a títulos e valores mobiliários, a emissão, transmissão, pagamento ou resgate destes, na forma da lei aplicável.
1 pontos Salvar resposta
PERGUNTA 6
“O Supremo Tribunal Federal compreende que essas limitações constitucionais ao poder de tributar (princípios e regras) seriam verdadeiras cláusulas pétreas (art. 60, § 4º, IV, da CF), tratando de direitos e garantias individuais do contribuinte, não podendo ser livremente suprimidas (ADI 839-2/DF”
NOVAIS, R. Direito Tributário . 3ª edição. São Paulo: Editora Método. 2018, p. 98.
 
No que se refere aos impostos extrafiscais pode-se afirmar que:
		corrigir distorções de natureza econômico-financeira. Exemplo: a alíquota do Imposto de Imóveis Rurais em que o Estado tem por objetivo não só a arrecadação, mas também a regulação da economia.
		aferir índices econômicos de riqueza, para conhecer o perfil do contribuinte e poder exigir maior rendimento de suas atividades para aumentar o cumprimento da função social.
		corrigir refrações de natureza histórico-social. Exemplo: a alíquota do Imposto de Importação pode ser aumentada para desestimular a aquisição desses produtos do exterior e centralizar na cultura interna.
		corrigir distorções de natureza econômico-social. Exemplo: a alíquota do Imposto de Importação pode ser aumentada para desestimular a aquisição desses produtos do exterior e centralizar na cultura interna.
		incentivar certas condutas, em favor do atendimento de interesses ficais, como no caso do IPVA e do IPI, cujas alíquotas podem ser utilizadas como fator para o cumprimento da função social da propriedade.
1 pontos Salvar resposta
PERGUNTA 7
“Em países como o Brasil, nos quais há a clara percepção de que a carga tributária imposta sobre as pessoas é desproporcional aos serviços prestados pelo Estado, os tributos, apesar de compulsórios, geram o senso comum de injustiça, o que poderia levar o cidadão a indagar o porquê de suportar tal ônus sem a devida contraprestação pública”.
CAPARROZ, R. Direito Tributário Esquematizado . 2ª edição. São Paulo: Editora Saraiva. 2018, p. 44.
 
De acordo com o princípio da uniformidade, os tributos devem ser uniformes em todo o território nacional. Contudo à União tratamentodiferenciado e personalizado em casa Estado.
 
PORQUE 
 
Já o princípio da progressividade a alíquota cresce à medida que se eleva a quantidade ou valor da coisa tributada, em contraste com a relação constante dos impostos proporcionais.
 
Em conformidade com o texto proposto, assinale a opção correta em relação as asserções.
		A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
		As asserções I e II são proposições falsas.
		As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
		A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
		As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
1 pontos Salvar resposta
PERGUNTA 8
A correspondência jurídica entre as implicações econômicas e a conduta captada no mundo real é o que caracteriza os tributos diretos, em que o valor do tributo seja integralmente satisfeito com a apuração da base de cálculo do fato observado. Desta forma, podemos destacar que o imposto mais importante dos sistemas tributários, é o Imposto sobre a Renda.
 
Trata-se de imposto de natureza extrafiscal, de competência da Estado, sobre a renda e proventos de qualquer natureza, que tem como fato gerador a aquisição da disponibilidade econômica ou jurídica de renda.
 
PORQUE 
 
Sua base de cálculo é o montante, real, arbitrado ou presumido, da renda ou dos proventos tributáveis e seu contribuinte é o titular da disponibilidade da respectiva renda, sem prejuízo de atribuir a lei essa condição ao possuidor, a qualquer título, dos bens produtores de renda ou dos proventos tributáveis.
 
Em conformidade com o texto proposto, assinale a opção correta em relação as asserções.
		As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
		A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
		A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
		As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
		As asserções I e II são proposições falsas.
1 pontos Salvar resposta
PERGUNTA 9
“A instituição da Contribuição de Melhoria tem como fato gerador a realização de obras públicas que ocasionam valorização nos imóveis dos contribuintes. Origina-se da máxima de “proibição ao enriquecimento sem causa”, evitando que o particular experimente aumento patrimonial às custas de receitas do Poder Público. O acréscimo de riqueza alcançado pela valorização do imóvel, em decorrência da obra pública, desenvolverá o dever de ressarcimento aos cofres públicos dos custos efetivados”.
NOVAIS, R. Direito Tributário . 3ª edição. São Paulo: Editora Método. 2018, p. 62.
 
Quanto a Contribuição de Melhoria configurada pelo artigo 81 do Código Tributário Nacional: 
 
I. trata-se de tributo de competência comum, que pode ser instituído pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, de acordo com o ente que realizar obra que valorize bem imóvel do contribuinte. 
II. tem como fato gerador vinculado a realização de obra pública que valorize o imóvel do contribuinte, razão pela qual é caracterizado como tributo vinculado.
III. a contribuição relativa a cada imóvel deve ser determinada pelo rateio da parcela do custo da obra a que se refere a alínea “c”, do inciso I, pelos imóveis situados na zona beneficiada em função dos respectivos fatores individuais de valorização (art. 82, §1º, CTN). 
 
É correto apenas o que se afirma em
		III, apenas.
		I, apenas.
		I, II e III.
		II e III, apenas.
		I e II, apenas.
1 pontos Salvar resposta
PERGUNTA 10
O Sistema Tributário Nacional obedece à regra de recolher tributos para o financiamento do Estado para com a sociedade. Mas antes disso vale ressaltar que “a compreensão sobre a existência da relação jurídico tributária e o dever em arcar com suas prestações exige entendimentos que antecedem ao próprio ramo do direito tributário, requerendo compreensão de aspectos relacionados à atividade financeira do estado e ao direito financeiro”.
NOVAIS, R. Direito Tributário . 3ª edição. São Paulo: Editora Método. 2018, p. 25.
 
Desta forma, sobre o que corresponde a competência outorgada aos entes, avalie as asserções a seguir:
 
 
 
I. Uma das competências outorgada aos entes é a de obrigações.
II. Uma das competências outorgada aos entes é a de fatos geradores.
III. Uma das competências outorgada aos entes é a de créditos e decadência.
IV. Uma das competências outorgada aos entes é a de bases de cálculo e contribuintes.
V. Uma das competências outorgada aos entes é a de legislar mediante sanção de ato ilícito. 
 
É correto apenas o que se afirma em
		I, IV e V.
		III e V.
		II, III e IV.
		I, II, III e IV.
		I, II e V.

Continue navegando