Buscar

Libras UNAR

Prévia do material em texto

LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais
1- Sabemos que a língua faz parte de nós mesmos, da nossa personalidade, daquilo que somos. As Línguas de Sinais, como qualquer outra língua, nascem a partir da cultura do povo que a utiliza para comunicação. Por este motivo, não existem línguas universais, nem orais, nem gestuais. Porém toda língua tem uma origem. Pensando nisso e a partir dos conhecimentos colocados nesta unidade, responda: - Qual é a origem da Libras?
Escolha uma:
b. Originou-se da Língua Francesa de Sinais, trazida para cá com o primeiro professor de surdos do Brasil, Ernet Huet. 
Muito bem!
2- Nesta unidade conhecemos um pouco a respeito de como se iniciou a educação dos surdos no Brasil. O Instituto para Educação de Meninos Surdos-Mudos, hoje o INES (Instituto Nacional para a Educação dos Surdos) teve um papel na história dessa educação. Que importância teve ou tem ainda o Ines na educação dos surdos no Brasil?
Escolha uma:
b. Foi muito importante por ter sido a primeira escola para surdos do país e ainda hoje é referência na educação de surdos para todo o Brasil. 
Muito bem!
3- A lei 10.436/02, conhecida como a Lei da Libras, garantiu o direito dos surdos do Brasil à comunicação garantiu à Língua Brasileira de Sinais um status até então inexistente no país e muito esperado por toda a comunidade surda Brasileira, conferindo-lhe identidade através do: 
Escolha uma:
b. Reconhecimento da LIBRAS como língua oficial do Brasil para os surdos. 
Muito bem!
4- O Decreto Lei 5.626/05, veio regulamentar a Lei 10.436/02 e garantir os direitos dos surdos quanto à comunicação, educação e acessibilidade. Para que esses direitos estejam realmente assegurados, o decreto instituiu a presença de um profissional essencial. 
Escolha uma:
c. O intérprete/tradutor de Libras/ Português, que tem a função de auxiliar na comunicação do surdo em todos os locais onde isso se faça necessário e no acesso aos conteúdos educacionais nas instituições de ensino. 
Muito bem!
5- Sabemos que a LIBRAS, como todas as Línguas Gestuais, possuem um sinal para cada palavra e às vezes até para uma expressão toda. Porém todas as línguas sinalizadas, possuem um alfabeto gestual próprio e seu uso é denominado de Datilologia. Assim sendo, qual é o uso da Datilologia dentro das línguas de sinais? 
Escolha uma:
e. É utilizada para soletração de nomes de pessoas, lugares e para palavras para as quais não existam sinais correspondentes. 
Muito bem!
6- A LIBRAS, como toda e qualquer língua, possui regras gramaticais próprias que diferem completamente da Língua Portuguesa. Longe de ser uma simples sinalização do Português, existe um conjunto de regras para que essa língua seja feita corretamente e a comunicação se efetive. Pensando nisso escolha a alternativa em que estão os cinco parâmetros básicos da Libras?
Escolha uma:
d. Configuração de mãos, ponto de articulação, Movimento, Orientação e Expressão Facial/ Corporal. 
Muito bem!
7- Já vimos sobre os cinco parâmetros básicos da Libras, que são as principais regras para que os sinais sejam executados de forma correta. Entre os parâmetros está a Expressão Facial/Corporal, que é de fundamental importância para que a LIBRAS seja bem executada e bem compreendida. Porque este parâmetro é considerado tão importante?  
Escolha uma:
d. Porque através da Expressão Facial/Corporal conseguimos dar intensidade ao que dizemos, transmitindo de forma bastante real os sentimentos, dando “entonação” aos sinais 
Muito bem!
Parte inferior do formulário
8- Observe os sinais abaixo e traduza o que significam:
Escolha uma:
b. Meu nome. Minha idade. 
Muito bem!
 9- O que podemos transmitir através da LIBRAS? 
Escolha uma:
a. Podemos transmitir todos os tipos de conceitos, concretos, abstratos, poéticos, filosóficos, enfim, tudo. 
Muito bem!
10- Utilizando o vocabulário estudado e os conhecimentos adquiridos anteriormente, qual é a tradução correta da frase a seguir:
Escolha uma:
a. É importante aprender Libras para a comunicação com os surdos. 
Muito bem!
11- Vimos nesta unidade, que a estrutura gramatical da Libras, difere da estrutura gramatical utilizada na Língua Portuguesa. A LIBRAS possui uma estrutura própria, o que a caracteriza ainda mais como língua, sendo que a posição dos elementos na frase, a concordância verbal, o uso dos complementos e elementos de ligação seguem uma estruturação que vem facilitar a compreensão do indivíduo surdo.
Isso acontece por que?
Escolha uma:
a. O indivíduo surdo precisa de uma estrutura que proporcione a formação de uma imagem mental, para que consiga compreender o que lhe é dito, e a LIBRAS segue esta estrutura. 
Muito bem!
12- De acordo com o que foi estudado nesta unidade, vimos que a LIBRAS não possui conjugação verbal semelhante a do Português, mas sim uma estrutura de concordância de plural, intensidade, descrição e outras feita pelos classificadores. Assim, concluímos que, a principal função dos classificadores é:
Escolha uma:
a. Classificar sujeitos e objetos, de acordo com a ação do verbo, fazendo assim a concordância na Língua. 
Muito bem!
13- Segundo os nossos estudos, vemos que a LIBRAS possui uma estrutura gramatical diferente da Língua Portuguesa, mas isso não significa que ela seja uma língua pobre de conteúdos, regras e significados. Os classificadores verbais, tem uma função específica, que é:
Escolha uma:
a. Os classificadores, são utilizados para “caracterizar” os verbos. 
Muito bem!
14- Como vimos nesta unidade, através da LIBRAS podemos transmitir qualquer conteúdo ou assunto, inclusive sentimentos e outros conceitos abstratos. Depois de tudo o que foi visto, é correto afirmar que:
Escolha uma:
c. Através do uso dos classificadores, principalmente os de intensidade e da expressão facial/corporal, podemos compreender perfeitamente os sentimentos transmitidos com o uso da LIBRAS. 
Muito bem!
15- Gírias e expressões idiomáticas fazem parte de todas as línguas, além dos regionalismos e isso faz com que a LIBRAS tenha mais um componente comum aos demais idiomas, legitimando-a de forma conclusiva. A respeito disso devemos concluir que:
Escolha uma:
a. As gírias, expressões idiomáticas e regionalismos, fazem parte das Línguas de sinais, fazendo com que possuam todos os elementos das línguas orais. 
Muito bem!
16- Diante do que refletimos nessa unidade, sobre a forma escrita das Línguas de Sinais, podemos concluir, a respeito do SignWritng:
I. Que essa forma de registro pode confundir ainda mais o aluno surdo que já tem dificuldade com a Língua Portuguesa;
II. Que essa forma de registro legitima ainda mais a LIBRAS, pois aquilo que se registra através da escrita, não é perdido com o tempo.
III. Que o esse tipo de registro é ainda confuso pois da mesma forma que a LIBRAS, cada país tem a sua forma de registro escrito.
IV. Esse sistema é internacional e serve para registrar todas as línguas de sinais, sendo utilizado atualmente em mais de 40 países.
V. Através desse sistema é possível registrar a posição das mãos, toques no corpo e até mesmo expressões faciais/corporais.
Escolha uma:
a. As alternativas II, IV e V estão corretas. 
Muito bem!
17- De acordo com as novas diretrizes educacionais, os surdos devem estar incluídos nas salas de aula comuns, nas redes regulares de ensino. Porém, muitas vezes, as escolas não tem o preparo ideal para recebê-los e promover sua educação de forma eficiente. Entre os principais problemas encontrados estão:
 
I – A falta de aceitação das matrículas de alunos surdos nas escolas.
II – O Baixo número de intérpretes/tradutores atuando nas escolas.
III – A falta de conhecimento por parte dos professores e outros profissionais das necessidades educativas dos alunos surdos.
IV – A falta de pares linguísticos que promovam situações reais de comunicação, sem o filtro dos intérpretes.
V – A falta de interesse dos alunos surdos em aprender a leitura e a escrita do Português.
 
Dessas afirmativas pode-se dizer que:
Escolha uma:
c. As alternativas II,III e IV são corretas. 
Muito bem!
18- De acordo com nossos estudos, vimos que a profissão do tradutor/intérprete de LIBRAS foi reconhecida legalmente recentemente, através de uma Lei promulgada em 2.010. Esta lei, trata de muitos aspectos importantes na atuação deste profissional. Dentre as quais podemos destacar:
Escolha uma:
b. A definição do papel do intérprete - efetuar comunicação entre surdos e ouvintes, por meio da Libras para a língua oral e vice-versa. 
Muito bem!
19- Refletindo sobre as informações acerca da atuação do intérprete educacional em sala de aula, vimos sua importância, sobre muitos aspectos, sendo fundamental a sua participação no processo educacional do aluno surdo. Cabe ao intérprete de LIBRAS:
Escolha uma:
c.
Trabalhar em parceria com o professor da sala de modo a pensar recursos que facilitem e façam com que o conteúdo faça sentido para o aluno surdo. 
20-Agora que compreendemos bem o que significa ter uma identidade e cultura e surda, ter orgulho de ser como é e defender os seus direitos,sua língua, sua educação, responda o que representa, de forma mais significativa, da cultura surda:
Escolha uma:
c. O contato visual, o toque físico, a LIBRAS, o jeito de perceber e compreender o mundo pela visão, o dia do surdo, enfim o jeito surdo de ser. 
Muito bem!
_1637483884.unknown
_1637483888.unknown
_1637483890.unknown
_1637483891.unknown
_1637483889.unknown
_1637483886.unknown
_1637483887.unknown
_1637483885.unknown
_1637483880.unknown
_1637483882.unknown
_1637483883.unknown
_1637483881.unknown
_1637483876.unknown
_1637483878.unknown
_1637483879.unknown
_1637483877.unknown
_1637483874.unknown
_1637483875.unknown
_1637483873.unknown
_1637483872.unknown

Continue navegando