Buscar

metodologia e conteudos basicos de historia prova final

Prévia do material em texto

Claudia Vargas Lopes (317848)
	
	Disciplina:
	Metodologia e Conteúdos Básicos de História (SOC13)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:513506) ( peso.:3,00)
	Prova:
	20005364
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
窗体顶端
	1.
	Imaginário é uma palavra que desde as últimas décadas do século XX invadiu a produção da História no mundo ocidental. Enquanto Categoria importante para o ensino de História, é possível afirmar que "imaginário":
I- Significa o conjunto de imagens guardadas no inconsciente coletivo de uma sociedade ou de um grupo social.
II- É uma construção psíquica e intelectual, que implica numa representação seletiva do passado.
III- Ele abarca todas as representações de uma sociedade, toda a experiência humana, coletiva ou individual.
IV- O estudo das representações e do imaginário pode ser feito tanto sobre as imagens
iconográficas quanto sobre os discursos, pois ambos reproduzem figuras de memória.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente as sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente as sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente as sentenças III e VI estão corretas.
	 d)
	Somente as sentenças I, II e III estão corretas.
	2.
	Ao utilizar o livro didático, o professor deve observar que este recurso não é o único elemento a ser utilizado para auxiliar na construção do conhecimento de seus alunos. Com os conteúdos apresentados nos livros, devemos observar o que e para que estes textos podem e devem ser utilizados. O que os conteúdos presentes no livro didático devem significar?
	 a)
	Uma ferramenta que determina o desenvolvimento das aulas, criando uma dependência com este material.
	 b)
	O livro é a única ferramenta pedagógica que o professor e o aluno utilizam para construir seus conhecimentos.
	 c)
	Uma bússola, na qual o professor empenha-se em construir perguntas e respostas, e o aluno responde e memoriza.
	 d)
	Uma orientação do professor, auxiliando os alunos em perceber o tempo histórico e as transformações das sociedades.
	3.
	Os museus, na atualidade, recebem um novo olhar, sendo visto como um elemento importante nos trabalhos relacionados à área de História e demais áreas de maneira interdisciplinar. Com isso, o professor, ao realizar uma visita ao museu necessita desenvolver uma programação em que sejam observados alguns movimentos na organização desta visita com os alunos. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir:
I- É preciso que seja delimitado os objetivos da visita, selecionando o museu que mais se encaixa aos temas que serão abordados pelo professor. Deve-se visitar antecipadamente este espaço para verificar se possui os elementos necessários para seu objetivo de ensino-aprendizagem. 
PORQUE
II- Sem uma organização prévia ao museu por parte do professor, ele estará fadado ao fracasso deste processo. Ao professor cabe perceber que a visitação ao museu deve ter como finalidade de manutenção da memória de um povo que está em constante evolução e que necessita ser aguçada para que não caia no esquecimento. Toda História deve ser preservada.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda é falsa.
	 b)
	As duas asserções são proposições falsas.
	 c)
	A segunda é uma proposição falsa, e a primeira é verdadeira.
	 d)
	As duas são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa verdadeira da primeira.
	4.
	De acordo com Bitencourt "a história do 'lugar' como objeto de estudo ganha, necessariamente, contornos temporais e espaciais. Não se trata, portanto, ao de proporem conteúdos escolares da história local, de entendê-los apenas na história do presente ou de determinado passado, mas de procurar identificar a dinâmica do lugar, as transformações do espaço, e articular esse processo às relações externas, a outros lugares" (2004, p. 172). Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir:
I- A história do "lugar" e do "local" leva o professor e o aluno a conhecer o seu entorno, identificando o passado, o presente e o futuro, levando a ser a história local um dos eixos de trabalho, levando a experiência do aluno a contextos mais amplos.
PORQUE
II- O papel do ensino de História na relação identitária do aluno deve levá-los mesmos a limitar-se a conhecer a história do poder local e das classes dominantes, em que o aluno conheça somente personagens do setor político de outras épocas, prefeitos e demais autoridades.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BITTENCOURT, C.M.F. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.
	 a)
	As duas são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa verdadeira da primeira.
	 b)
	A segunda é uma proposição falsa, e a primeira é verdadeira.
	 c)
	As duas asserções são proposições falsas.
	 d)
	A primeira é  uma proposição verdadeira , e a segunda é falsa.
	5.
	Com relação à família, com o passar dos tempos, esta instituição passou por diversas mudanças. Podemos perceber isso na contemporaneidade, na qual as famílias possuem diversas formas. Já no século XII, a Igreja Católica passou a regulamentar as relações familiares. Com isso, qual ação foi apresentada?
	 a)
	Instituiu-se o pensamento de Lutero.
	 b)
	Instituiu-se o casamento obrigatório.
	 c)
	Instituiu-se o casamento para padres.
	 d)
	Há a abertura para diversas formas de família.
	6.
	Os Parâmetros Curriculares Nacionais estão apresentados em seus volumes em eixos temáticos, não diferente do que se apresenta nos conteúdos de História, preocupando-se com que os temas não sejam tratados de maneira isolada. Os eixos temáticos possuem perspectivas que podem ser apresentadas sem uma forma rigorosa. Sobre o que isso possibilita, analise as sentenças a seguir:
I- Os eixos temáticos, sem uma configuração rígida, possibilitam tratar dos conhecimentos e fatos locais.
II- Os eixos temáticos buscam estabelecer sequências lógicas que tenham o livro didático como único meio de análise.
III- Os eixos temáticos retratam a possibilidade da interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem.
IV- Os eixos temáticos compreendem os ensinamentos advindos do presente, sem o levantamento das diferenças.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	7.
	Várias são as teorias relacionadas com a chegada do homem aos diversos espaços da superfície terrestre. A teoria mais difundida nos meios científicos, com relação à chegada do homem à América, diz respeito à teoria do Estreito de Bering. De acordo com essa teoria, como o homem chegou à América?
	 a)
	Em um determinado período, o homem teria atravessado o oceano Atlântico e chegado à América Central.
	 b)
	Em um determinado período, o nível do mar teria baixado consideravelmente em função de uma glaciação, possibilitando a passagem de grupos caçadores pelo norte dos continentes asiático e americano.
	 c)
	Em determinado período, o homem foi levado a se deslocar da África para o continente americano, levado pelo impulso de conquistar novas terras.
	 d)
	O gênero homo teria chegado ao continente americano viajando pelas ilhas do Oceano Pacífico.
	8.
	Dentro das fontes históricas, encontramos as fontes escritas e visuais, além das orais, também chamadas de história oral. Estas fontes são de extrema importância para estudos dentro da História. Com relação às fontes orais, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Elas são registros de análise de pessoas com nenhum envolvimento com o grupo étnico estudado, dando margem a falsas histórias.
	 b)
	Elas são o registro da história de vida das pessoas, que, ao falar sobre suas memórias, constroem e descobrem o funcionamento da trajetória de seu grupo social.
	 c)
	Elas são o registro de histórias desenvolvidas por contadores de história, que buscavam iludir a população com relação à sua chegada a estas terras.
	 d)
	Elassão o registro de pesquisas não científicas, pois as histórias orais não são consideradas a nível científico, dando margem a criações individualizadas e sem caráter técnico.
	9.
	Quando falamos em conceitos básicos no ensino da História nos Anos Iniciais do Ensino fundamental, estamos nos referindo ao que oportuniza a criança a identificar suas experiências, as quais são importantes para sua vida e de sua família. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Um dos conceitos básicos da História é o marco oral.
(    ) Um dos conceitos básicos da História é o marco histórico.
(    ) Um dos conceitos básicos da História é o marco escrito.
(    ) Um dos conceitos básicos da História é o marco organizacional.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - F.
	10.
	Na década de 60, os Estudos Sociais foram introduzidos em algumas escolas, denominados de estudos vocacionais. Em 1971, a  Lei nº 5.692, instituiu esta disciplina em todo o sistema de ensino.  Em relação aos Estudos Sociais, assinale a alternativa que indica corretamente as disciplinas que a compunham e os objetivos propostos pela mesma:
	 a)
	As matérias que compunham os Estudos Sociais eram: a Geografia humana, a Sociologia, a História e a Antropologia Cultural e a Arqueologia consideradas ciências morais. Essas disciplinas foram unificadas e tinham como objetivo prever os problemas da sociedade moderna e ajudar a enfrentar seus riscos visando, também, explicar o mundo capitalista organizado nos modelo de democracia europeia.
	 b)
	As matérias que compunham os Estudos Sociais eram: a Sociologia, a Economia, a História e a Antropologia Cultural, consideradas ciências éticas. Essas disciplinas foram reorganizadas e tinham como objetivo atender os problemas da sociedade moderna e ajudar a enfrentar as dificuldades políticas que o país enfrentava naquele momento da História.
	 c)
	As matérias que compunham os Estudos Sociais eram: a Geografia humana, a Sociologia, a Economia, a História e a Antropologia Cultural, consideradas ciências morais. Essas disciplinas foram unificadas e tinham como objetivo atender os problemas da sociedade moderna e ajudar a enfrentar seus riscos visando, também, explicar o mundo capitalista organizado nos modelo de democracia norte-americano.
	 d)
	As matérias que compunham os Estudos Sociais eram: a Geografia, a Sociologia, a Economia, a História e a Antropologia Cultural, consideradas ciências normais. Essas disciplinas foram associadas e tinham como objetivo prever os problemas da sociedade moderna e ajudar a enfrentar seus riscos.
	11.
	(ENADE, 2014) O trabalho é uma relação social fundamental dos homens com a Natureza, que leva à criação do indivíduo e da sociedade. Essa atividade do homem, em sua apropriação e transformação do mundo, é, ao mesmo tempo, processo histórico e processo de humanização, desencadeados pela dupla relação dos homens com a Natureza e entre si. Tendo em vista o que se afirma no trecho, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I- O homem é mais que sua individualidade, é ator de mudança nas interações sociais.
PORQUE
II- A transformação permanente do homem, em seu contato com a Natureza e com os outros homens, gera a constante mudança da sociedade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	 b)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 c)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II uma proposição verdadeira.
	 d)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	12.
	(ENADE, 2014) Os 45 anos que vão do lançamento das bombas atômicas até o fim da União Soviética não formam um período homogêneo na história do mundo. A história desse período foi reunida sob um padrão único pela situação internacional peculiar que o dominou até a queda da URSS: o constante confronto das duas superpotências que emergiram da Segunda Guerra Mundial na chamada Guerra Fria.
Sobre o período da Guerra Fria, avalie as afirmações a seguir:
I- A configuração do cenário internacional apresentava o mundo dividido entre as duas superpotências, com exceção da África, cuja situação de pobreza a tornava uma região sem importância em termos geoestratégicos.
II- O domínio soviético sobre o leste europeu e a separação desta região do resto da Europa ficaram conhecidos como "Cortina de Ferro", caracterizando um modelo socialista, de economia planificada e representação política unipartidária.
III- Diversos movimentos políticos na América Latina sofreram influência de uma política ligada aos ideais norte-americanos, que buscava impedir a ascensão do comunismo em países latino-americanos, como o Brasil.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HOBSBAWM, E. Era dos Extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo : Cia das Letras, 1995, p. 223 (adaptado).
	 a)
	III, apenas.
	 b)
	II e III, apenas.
	 c)
	I, apenas.
	 d)
	I,II e III.
Prova finalizada com 10 acertos e 2 questões erradas.
窗体底端

Continue navegando