Buscar

Prova Online - Sociologia Geral

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova Online
Disciplina: 100777 - SOCIOLOGIA GERAL
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
A Revolução Industrial foi um dos fenômenos que contribuiu para o surgimento das Ciências Sociais, porque alterou profundamente as relações sociais daquele período histórico. Marque a opção correta sobre esse tema.
a )A invenção da máquina a vapor, na Inglaterra de 1750, foi o único fator que contribui para a revolução nas técnicas de produção, o que possibilitou a mecanização do processo de trabalho em muitos ramos da atividade econômica.
b )Ao propiciar o aumento da produtividade do trabalho, a redução dos custos de produção e, como decorrência, o barateamento das mercadorias, a Revolução Industrial permitiu que se vislumbrasse o nascimento de uma sociedade de abundância e mais justa, graças às possibilidades econômicas de uma distribuição mais igualitária da renda.
c ) Apenas no século XX, houve uma revolução na organização da produção que, a partir de então, passou a ser realizada no interior de empresas com caráter permanente e racional.
d ) A Revolução Industrial, ao contrário de todas as expectativas, não gerou problemas sociais de extrema gravidade para a Europa, a única alteração social decorrente desse período foi o êxodo rural de enormes contingentes de trabalhadores entusiasmados com as perspectivas de melhoria de suas condições de vida.
e )A consequência inevitável da Revolução Industrial foi o desenvolvimento acelerado da urbanização não planejada, em que o resultado se expressou no aperfeiçoamento das condições habitacionais dos trabalhadores.
QUESTÃO 2
A partir de meados da década de 1980 estudos de vários autores têm desmentido a tendência de polarização das qualificações e a indicação de outras, muito mais otimistas, que apontam para o desenvolvimento do processo de requalificação do trabalho nas empresas modernas. Desta forma, pode-se afirmar que, o resultado foi o abandono da:
a )Tese da polarização das qualificações
b )Tese da flexibilidade das competências
c )Tese da competência tecnológica
d )Tese do desenvolvimento de competências
e )Tese da intensificação do trabalho
QUESTÃO 3
Fordismo é um termo utilizado para caracterizar o sistema de produção e gestão criado por Henry Ford, em sua fábrica, a FordMotor Co. em Detroit, nos Estados Unidos, da América, em 1913. O método fordista de organização do trabalho produziu surpreendente crescimento da produtividade, garantindo, assim, produção em larga escala para consumo de massa. Além disso, permitiu a constituição de uma classe social mais compatível com as demandas de consumo. A partir dessa descrição, marque a opção correta que apresenta as características desse sistema de produção.
I - Produção em massa.
II - Racionalização da produção através do parcelamento de tarefas fundado na tradição taylorista.
III - Linha de produção e tarefas individuais sucessivas.
IV - Controle dos tempos e movimentos do trabalho, com a introdução da esteira rolante.
a ) II, III
b )III, IV
c ) I, II, III
d )II, IV
e )I, II
QUESTÃO 4
A fase dos chamados __________________________ da história brasileira tem um marco interessante, pois marca a fase de início do desenvolvimento do parque industrial do país, com um grande investimento do capital estrangeiro. Este fenômeno impulsionou o crescimento e impulsionou grandes transformações econômicas.
Com um discurso desenvolvimentista, Juscelino Kubitschek vence as eleições, tendo a frente um cenário econômico não muito favorável. Apesar disso, seu governo marca a transição de um passado agrário para um futuro industrial e urbano, em virtude da sua política de industrialização.
Disponível em: http://www.administradores.com.br/producao-academica. Acesso em: 27/02/2018
 a ) Anos dourados
b )Períodos de democratização
c )Anos da ditadura militar
d )Ciclos de abertura comercial
e )Estágios de planos de desenvolvimento
QUESTÃO 5
Leia o texto abaixo e marque a opção correta.
Tinha por objetivo melhorar os processos produtivos, produzindo em menos tempo, mantendo a qualidade. Acreditava-se que a administração tinha que ser vista como uma ciência e isso consistia em que suas ações fossem padronizadas de acordo com um estudo minucioso do tempo e movimentos usados pelos operários de acordo com suas funções. O operário deveria saber realizar apenas a sua função específica porque analisar às demais funções ou o processo era perca de tempo e consequentemente de dinheiro.
Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios. Acesso em: 27/02/2018.
O texto descreve qual sistema de produção e gestão?
a )Taylorismo
b ) Fordismo
c )Reestruturação produtiva
d )Gestão de pessoas
e )Toyotismo
QUESTÃO 6
A promessa das Ciências Sociais é possibilitar o desenvolvimento da ____________________. Para cumpri-la, é preciso investigar, analisar e explicar, por meio de procedimentos metodológicos e teóricos definidores do conhecimento científico, a estrutura social, demonstrando os princípios que a constituem, os mecanismos de sua manutenção e mudança e a psicologia de homens e mulheres que dela surge. A compreensão da estrutura social é uma condição necessária para situar historicamente o objeto de estudo de cada uma das Ciências Sociais, por mais específicos que sejam os problemas e as perspectivas teóricas que definem o eixo de suas preocupações particulares. O estudioso __________________________ considera que a tarefa mais importante desse conceito é tornar os valores sociais aceitos claros e transparentes, pois os problemas ou questões sociais resultam de sua transgressão, cuja origem deve ser buscada nas contradições da estrutura social.
Marque a opção que preencha corretamente as duas lacunas no texto acima.
a ) História. Émile Durkheim.
b )Imaginação sociológica, Wright Mills.
c ) Sociologia Karl Marx.
d ) Imaginação política, Wright Mills.
e )Sociologia, Max Weber.
QUESTÃO 7
De acordo com a teoria do capital humano: Investir em ___________________________ e aprender a aprender significa, ao mesmo tempo, adquirir as condições para a formação de um capital intelectual cuja valorização resulta da compreensão da necessidade de se realizar o trabalho de transformação da estrutura social, de consolidação e efetivação dos ideais democráticos, abrindo o caminho para a emancipação humana.
Marque a opção com a palavra que preenche corretamente a lacuna:
a )Tecnologia
b )Educação
c )Trabalho
d ) Desenvolvimento em carreira
e ) Autoconhecimento
QUESTÃO 8
Wright Mills, um dos mais conceituados sociólogos norte-americanos do século XX, desenvolveu o conceito de imaginação sociológica. Pode-se afirmar que imaginação sociológica é:
I - A qualidade intelectual básica necessária para que os homens compreendam a história, a biografia e as íntimas relações entre elas, dentro da sociedade.
II - A qualidade que permite a cada um de nós se compreender como produto e
produtor da vida social.
III - A qualidade que permite compreender-se como ser historicamente condicionado, em que as possibilidades e limitações na vida são, em grande parte, circunscritas pela estrutura da nossa sociedade em um determinado momento da história mundial.
a ) apenas as afirmativas I e III são corretas;
b )todas as afirmativas são corretas;
c ) todas as afirmativas são incorretas;
d ) apenas as afirmativas II e III são corretas;
e )apenas as afirmativas I e II são corretas;
Parte inferior do formulário

Continue navegando