Buscar

Atividade de Artes2306

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Neoclassicismo
O Neoclassicismo (novo classicismo) representa um movimento artístico e cultural que envolveu a literatura, a pintura, a escultura e a arquitetura. Surgiu no século XVIII na Europa se espalhando pelo mundo, permanecendo até meados do século XIX. Recebe esse nome uma vez que esteve baseado nos ideais clássicos. Trata-se de um movimento de oposição aos exagero, rebuscamento e complexidades do Barroco. Ele surge após a Revolução Francesa (1789), o início da Revolução Industrial e no contexto do Iluminismo chamado de “Era da Razão”.
O que atrai minha atenção é a arquitetura, com construções como o Panteão de Paris, um dos maiores exemplos, e a Casa França-Brasil ,que apresentam um ar de nobreza, com bastante elegância e suntuosidade .A arquitetura neoclássica foi fundamentada nos ideais clássicos e nas construções erigidas durante o período do Renascimento. 
Realismo
O Realismo foi um movimento artístico e cultural iniciado no século XIX na Europa. Além da literatura, o realismo esteve manifestado no teatro, arquitetura, escultura e nas artes plásticas. Caracterizado por opor-se às ideias românticas, os artistas desse período buscavam retratar a sociedade de maneira mais real, sem idealizações e forte subjetividade. Do ponto de vistas das artes plásticas, desponta sobretudo na pintura francesa, entretanto, também se desenvolve na escultura, arquitetura e no meio literário. O contexto histórico em que ocorre é o do sucessivo crescimento industrial e do desenvolvimento do pensamento científico, filosófico e tecnológico (positivismo, determinismo, socialismo, liberalismo, democracia e o darwinismo). Naquele momento, passou-se a acreditar que, com a natureza "dominada", era preciso haver maior objetividade e realismo também nas expressões artísticas, rejeitando todo tipo de visão subjetiva e ilusória.
O que atrai minha atenção são as esculturas , principalmente as de Rodin , em especial a sua escultura mais famosa , O Pensador , onde a obra reflete as preocupação , o esforço no pensar , onde o homem não pensa somente com cérebro mas sim com todo o corpo, o trabalho aplicado na obra é dotado de traços severamente realistas , o que impressiona mais o publico. Da mesma forma que na pintura, os escultores buscavam retratar as pessoas e situações sem idealizações. A preferência era por temas contemporâneos e, muitas vezes, assumiam uma postura política. O artista que mais se destacou nessa vertente foi August Rodin (1840-1917), que ocasiona muitas polêmicas.
Romantismo
O Romantismo foi um movimento artístico que surgiu na Europa no século XVIII e durou até meados do século XIX. Ele influenciou a literatura, a pintura, a música e a arquitetura. Oposto ao classicismo, racionalismo e Iluminismo, esse movimento chegou ao Brasil em finais do século XVIII. No início, todos os movimentos em oposição ao clássico eram considerados românticos. Dessa maneira, os modelos da Antiguidade Clássica foram substituídos pelos da Idade Média quando surgiu a burguesia. A arte, que antes era de caráter nobre e erudita, passa a valorizar o folclórico e o nacional. Ela extrapola as barreiras impostas pela Corte e começa a ganhar a atenção do povo. A arte romântica, ao romper as muralhas da Corte e ganhar as ruas, liberta-se das exigências dos nobres que pagavam sua produção e passa a ter um público anônimo. É o surgimento do público consumidor, impulsionado no Brasil pelo folhetim, uma literatura mais acessível. O romantismo e o neoclassicismo são simplesmente duas faces de uma mesma moeda. Enquanto o neoclássico busca um ideal sublime, objetivando o mundo, o romântico faz o mesmo, embora tenda a subjetivar o mundo exterior. Os dois movimentos estão interligados, portanto, pela idealização da realidade (mesmo que com resultados diversos).
O que me atrai no Romantismo é a pintura, a tela A Liberdade Guiando o Povo reúne o vigor e o ideal românticos em uma obra que estrutura-se em um turbilhão de formas. O tema são os revolucionários de 1830 guiados pelo espírito da Liberdade (retratados aqui por uma mulher carregando a bandeira da França). O artista coloca-se metaforicamente como um revolucionário ao se retratar em um personagem da turba, apesar de olhar com uma certa reserva para os acontecimentos (refletindo a influência burguesa no romantismo). Esta é provavelmente a obra romântica mais conhecida. O francês Eugène Delacroix é considerado um pintor romântico por excelência, e é ele o autor dessa obra.

Continue navegando