Buscar

Estudo Dirigido_1ª_unidade saúde Mental

Prévia do material em texto

Discente: Edna Santos Nascimento Silva Data: 20/ 05/2020
Docente: Dayane Lemos Menezes 
Disciplina: Saúde Mental
Turno: Noturno
Turma: 
Valor: 
Nota:
ESTUDO DIRIGIDO - I UNIDADE
Instruções:
1) Não será permitido deixar a sala durante a prova, exceto nos casos em que o aluno apresente atestado médico comprovando a necessidade; se necessário, vá ao banheiro ou beba água antes da distribuição do material de avaliação, no tempo reservado pelo professor para esta finalidade;
2) A interpretação é parte da avaliação, não serão permitidos comentários ou perguntas durante a prova;
3) As questões devem ser respondidas de caneta em cor azul ou preta (podem deixar à lápis, mas neste caso não será possível discutir a avaliação posteriormente);
4) Serão considerados na definição da questão: objetividade (precisão da resposta), a coerência e clareza;
5) Uma vez ocorrendo situações de fraude, será atribuída nota zero à avaliação e o discente receberá advertência por escrito;
6) Questão rasurada é questão anulada. 
1- De acordo o material didático, entendemos que há fatores como cada fator pode desencadear um transtorno, dentre eles cite os Fatores Físicos e Biológicos, Fatores ligados a doenças orgânicas, Fatores Ambientais, Fatores neuro-endocrinológicos.
2- Extremamente relevantes que atuam como influenciadores nos Transtornos Mentais, com isso, fale com suas palavras sobre Dentre os diversos Transtornos Mentais que chegam nos diversos dispositivos de Saúde Mental, pesquise e escreva sobre Neurose e Psicose.
FOLHA DE RESPOSTA 
1- Resposta: 
Os transtornos mentais surgem pela influência de múltiplos fatores sociais, genéticos, psicológicos e ambientais. As pressões socioeconômicas influenciam continuamente os riscos para a saúde mental individual e coletiva, sobretudo sobre as camadas mais populares.
Os transtornos mentais, em geral resultam da soma de muitos Fatores como os Físicos ou Biológicos, visto que o corpo humano funciona de forma integrada. Sendo assim, o equilíbrio ou desiquilíbrio de um órgão ou sistema vai influenciar nos demais. As alterações ocorridas no corpo em determinado órgão do sistema nervoso central de uma pessoa podem deflagrar um transtorno mental de Fatores Genéticos ou Hereditários demonstrado pela herança genética, Fatores Pré-natais manifestados por meio de condições de gestação e seus fatores emocionais, econômicos e sociais, consumo de álcool, drogas, cigarros e medicações, Fatores peri-natais relacionado a todos os acontecimentos durante o nascimento do bebê e os possíveis danos neurológicos devido a traumatismos ou falta de oxigenação do tecido cerebral que poderá desenvolver problemas neurológicos que podem formar a base para futuros transtornos mentais que afeta o comportamento e forma de ser, como genética e personalidade, as quais podem tornar o indivíduo com a saúde mental mais vulnerável.
Os Fatores ligados a Doenças Orgânicas são caracterizados pelas doenças mentais e comportamentais, incluindo sintomas e distúrbios mentais como a demência, doença de Alzheimer, doença de Parkinson. Perturbações mentais e comportamentais devido ao uso de substâncias psicoativas pela síndrome de dependência do álcool. Esquizofrenia e transtornos esquizotípicos.
Fatores Ambientais são estímulos recebidos do ambiente do qual o indivíduos predispostos fazem parte e, é definido como elementos que, quando presente, determina um aumento da probabilidade de surgimento de problemas. Pode também ser definido também como fatores que aumentam a vulnerabilidade de uma pessoa ou grupo em desenvolver determinada doença ou agravo à saúde. As reações de cada estímulo ambiental ocorrem de acordo com a estrutura psíquica de cada pessoa e estará intimamente ligado ás experiências que a pessoa terão durante a vida.
Condições ambientais, como privação de estímulo físico e social, pobreza, estresse e exposição pré-natal a drogas, podem comprometer a função do cérebro quando existem condições predisponentes dos Fatores Sociais que são todas as interações que temos com as outras pessoas, as relações pessoais e profissionais, bem como a importância da convivência com pessoas significativa na infância e as reações que influenciam o comportamento diante de outras pessoas. 
Os Fatores Ambientais Culturais são sistemas de regras do qual estamos envolvidos. Esse sistema varia de acordo o local e a época e se relacionam com o lugar onde a pessoa vive e as experiências que teve. Os determinantes sociais da Saúde são as condições que as pessoas nascem, crescem, vivem, trabalham e envelhecem, junto com o conjunto maior de sistemas que moldam essas condições no cotidiano (políticas públicas, condições ambientais etc.).
 Os diferentes contextos e formas de viver têm impactos diferentes na saúde de uma pessoa. Um exemplo claro disso são as doenças e problemas mais prevalentes na população em situação de rua. 
Enquanto os Fatores Ambientais e Econômicos estão relacionados tanto ao poder aquisitivo, quanto ás atuais condições sociais, em o baixo nível socioeconômico, baixo nível educacional, desemprego, falta de suporte social e de moradia adequada estão associados a uma maior frequência de transtornos mentais e o aumento de tensão do nosso dia a dia.
Os Fatores Neuro-endocrinológico são provocados por distúrbios endócrinos podem apresentar diversos sintomas que variam de intensidade e de frequência. Nossas glândulas endócrinas principais são hipófise, tireoide, paratireoide, pâncreas, suprarrenal, ovários e testículos, e a disfunção de uma delas pode comprometer toda nossa saúde, pois os fatores neuro-endocrinológico são os responsáveis pela regulação do equilíbrio de nosso organismo por meio da produção de hormônios liberadas pelas glândulas endócrinas, que influenciam as reações cerebrais da pessoa. 
2- Resposta:
A neurose é um quadro clínico atípico definido por sentimentos e emoções negativas. Há diversos tipos de neurose que podem afetar uma pessoa. Os indivíduos neuróticos possuem grandes apreensões sobre tudo a sua volta. Além disso, são emocionalmente vulneráveis e não reagem bem a mudanças ou críticas.
 O agravamento dos sentimentos e emoções negativas que constantemente atingem os neuróticos pode causar transtornos mentais, como depressão, ansiedade e fobias. Todavia, para compreendermos a totalidade deste quadro clínico, precisamos embarcar em uma viagem pela história da psicanálise e da classificação dos transtornos mentais. 
Os sintomas da neurose são extremamente variados e vão desde alterações ligeiras do estado de ânimo até os sintomas orgânicos severos, como paralisias e contraturas, passando por fobias e obsessões. Os tipos de neuroses são: neurose da angústia, neurose fóbica, neurose histérica e neurose obsessiva. 
Psicose é um estado mental patológico caracterizado pela perda de contato do individuo com a realidade, que passa apresentar comportamento antissocial. O psicótico apresenta transtorno mental que faz com que percebam ou interpretem as coisas de maneira diferente das pessoas que as rodeiam. Isso pode envolver alucinações ou delírios.
Durante um episódio um surto psicótico, os pensamentos e percepções de uma pessoa são perturbados e o indivíduo pode ter dificuldade em entender o que é real e o que não é. Os sintomas da psicose incluem delírios falsas crenças e alucinações ver ou ouvir coisas que os outros não veem ou ouvem.
As causas exatas da psicose não são bem compreendidas, mas podem envolver: Genética, Alterações Cerebrais, Hormônio ou Sono, Psicose pós-parto, Esquizofrenia, Transtorno bipolar, Depressão grave, assim como uma experiência traumática estresse, uso indevido de drogas, uso indevido de álcool, efeitos colaterais da medicação prescrita, uma condição física como um tumor cerebral entre outras. 
Av. Cônego Pithon, nº 74, centro, Poções-BA, CEP: 45260-000

Continue navegando