Buscar

Prova de Educação Ambiental, Diversidade, Libras e Políticas de Inclusão - Objetiva - Tentativa 1 de 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova de Educação Ambiental, Diversidade, Libras e Políticas de Inclusão - Objetiva - 
Questão 1 de 10
A década de 1970 viu surgirem os primeiros movimentos em relação a educação ambiental. Até então durante os primeiros anos de regime militar, o governo brasileiro pouco se preocupou com o tema, seja em políticas públicas, seja em iniciativas empresariais, ou seja, na educação pública. Sobre a Educação Ambiental é correto afirmar que:
I. A inserção da Educação Ambiental no contexto nacional aconteceu muito mais pela força de pressões internacionais do que por movimentos sociais de cunho ambiental nacional;
II. Na década de 80 teve movimentos mais expressivos nesse sentido com a emergência do tema de maneira mais pública;
III. O ministério do meio ambiente foi criado e 2000 e dedicou-se em parceria com o ministério da saúde a desenvolver medidas e práticas sobre a Educação Ambiental;
IV. Na década de 90 percebeu-se que lideranças de todo o mundo estavam preocupados com a Educação Ambiental;
V. A lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional prevê a Educação Ambiental como conteúdo curricular da Educação Básica;
Assinale a sentença composta somente com as afirmativas corretas:
A - Apenas nas afirmativas II e III estão corretas;
B - Apenas nas afirmativas II, III e IV estão corretas;
C - Apenas nas afirmativas I, II, IV e V estão corretas;
D - Apenas nas afirmativas I, III e V estão corretas;
E - I, II, III, IV e V estão corretas;
Questão 2 de 10
É necessário estarmos atentos a como nos referimos às pessoas surdas. Quando dizemos “deficiência auditiva” estamos nos referindo ao seu aspecto clínico. Para um médico otorrinolaringologista, que se encarrega de cuidar da saúde dos ouvidos, esse termo seria adequado, mas para educadores não. Além disso, chamar alguém de “deficiente auditivo” é somente uma maneira de defini-lo por uma única característica, de reduzi-lo a esse aspecto, e isso não é algo que se busca em uma sociedade inclusiva.
Identifique e assinale a alternativa correta sobre o termo correto a ser utilizado em uma sociedade inclusiva.
A - Surdo-mudo
B - Surdo e normal.
C - Deficiente auditivo.
D - Não ouvinte.
E - Surdo ou pessoa surda.
Questão 3 de 10
Desenvolvimento sustentável consiste em “compatibilizar as atividades econômicas e a sua própria existência com a capacidade da natureza repor os recursos naturais dela retirados ou utilizados e com a preservação do que resta do patrimônio natural do Planeta” (JÚNIOR, 2002). Sobre o desenvolvimento sustentável, é correto afirmar que:
A - O desenvolvimento sustentável cuida apenas da forma de uso dos recursos naturais, principalmente dos recursos não renováveis.
B - A Organização das Nações Unidas (ONU) define três pilares para um desenvolvimento sustentável efetivo: ambiental, econômico e social.
C - Todos os objetivos traçados no ano 2000, durante a Cúpula do Milênio das Nações Unidas, foram cumpridos até o ano de 2015.
D - A sustentabilidade deve ser vista em uma perspectiva setorial, não sendo recomendável o compartilhamento de indicadores de sustentabilidade.
E - O modelo de abordagem política se apoia nos procedimentos de avaliação de impacto ambiental de projetos.
Questão 4 de 10
Ao refletir sobre o feminismo não podemos nos limitar ao conhecimento em senso comum que exacerbado pelo machismo, tende a acreditar que o feminismo luta pela supremacia das mulheres sobre os homens, mas essa visão é completamente equivocada. Uma das máximas dos estudos feministas enfatiza que “não se nasce mulher, torna-se mulher”.
Afirmando que o gênero feminino é construído ao longo do tempo, por meio das pequenas atitudes que permeiam o cotidiano da mulher. As reproduções de atitudes machistas constroem-se sobre esse pilar, baseado em preconceitos socialmente aceitos (mulheres são mais frágeis, são piores em ciências exatas, entre outras) e que devem ser questionados.
Considere o texto acima, assinale a alternativa que apresenta de quem é o pensamento “não se nasce mulher, torna-se mulher” que é considerado uma das máximas dos estudos feministas:
A - Michel Foucault (1970).
B - Simone de Beauvoir (1970)
C - Munanga; Gomes (1970)
D - Pierre Bourdieu (1970)
E - Lopes; Salles (1970)
Questão 5 de 10
O povo brasileiro é oriundo de quatro continentes: América, Europa, África e Ásia. Todos esses povos trouxeram em sua bagagem memórias e elementos representativos de diferentes culturas e civilizações. Podemos dizer que o Brasil é uma rica combinação desses ingredientes, que contribuíram para formar a identidade, a cultura e a história do brasileiro como povo (MUNANGA; GOMES, 2006). No entanto, grande parte dos brasileiros não tem ideia dessas origens, e desconhece as tradições que estes povos e de outros que ajudaram a formar a nação brasileira.
Assinale a seguir a alternativa que apresenta o que este desconhecimento, referente a formação da nação brasileira, tem promovido:
A - A união entre todos, fazendo do Brasil um país que respeita a diversidade racial, cultural e política.
B - Preconceito e estimulado as desigualdades sociais, e indica ausência de democracia racial, cultural e política.
C - O processo de escravização, sem prejudicar que se afastassem de suas religiões e tradições originais, como o candomblé e a umbanda.
D - A igualdade das relações étnico-raciais no Brasil, principalmente as que estão ligadas a negros e indígenas.
E - Uma educação mais voltada a buscar a valorização dos povos europeus, os únicos responsáveis pela formação do povo brasileiro.
Questão 6 de 10
Pode-se afirmar que o povo brasileiro é oriundo de quatro continentes: América, Europa, África e Ásia. Todos esses povos trouxeram em sua bagagem memórias e elementos representativos de diferentes culturas e civilizações. Consequentemente, podemos dizer que o Brasil é uma rica combinação desses ingredientes, que contribuíram para formar a identidade, a cultura e a história do brasileiro como povo. Porém, grande parte dos brasileiros não tem ideia dessas origens, e desconhece as tradições de povos indígenas, africanos, ciganos e outros que ajudaram a formar a nação brasileira. Com base nessa constatação, analise as afirmativas a seguir marcando V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) A falta de conhecimento sobre a origem do povo brasileiro tem promovido o preconceito e estimulado as desigualdades sociais, e também indica ausência de democracia racial, cultural e política.
( ) A cultura dos povos marginalizados costuma ser carregada de conotações negativas e inadequadas. Isso pode causar desconforto e problemas sociais. Músicas, danças e outras expressões artísticas também foram abafadas e até mesmo criminalizadas. Esse passado de exploração e desvalorização da cultura, da religião e das tradições indígena e negra tem repercutido na autoestima dos descendentes desses povos e alimentado o preconceito e a discriminação na sociedade brasileira.
( ) A Constituição de 1988 estabeleceu bases mais éticas e justas para a convivência social no país, ressaltando o respeito à dignidade humana e os direitos fundamentais. Desse modo, somente a elaboração de leis mais específicas e rígidas, vem promovendo cada vez mais a igualdade das relações étnico-raciais no Brasil.
( ) É notório que muitas escolas encontram dificuldade em tratar essa sociodiversidade cultural na hora de pensar e elaborar seu projeto político- pedagógico, e as matrizes africanas e indígenas muitas vezes são apresentadas de forma distorcida, incompleta ou estereotipada nos livros didáticos.
A sequência correta é:
A - V, V, V e V
B - V, V, V e F
C - F, F, V e V
D - V, F, F e V
E - V, V, F e V
Questão 7 de 10
O avanço das tecnologias de informação e comunicação (TICs) nas últimas décadas tem influenciado significativamente a dinâmica das relações humanas. Com a internet, o acesso à informação cresceu exponencialmente, e a produção, organização e divulgação de conhecimento alteram nossa percepção de mundo. No entanto, o excesso de informações gera a necessidade de uma análise crítica, e o discernimento para diferenciar informaçõesfalsas e erradas daquelas que são corretas e pertinentes. Partindo desses pressupostos, analise as afirmativas a seguir, marcando V para as verdadeiras e F para as falsas. Em seguida, marque a alternativa que contemple a sequência correta:
( ) O consumo de informações deve vir acompanhado de interpretação e bom senso, filtrando as fontes e comparando diferentes versões de um mesmo assunto. Fundamental perceber as conexões entre ideias, conceitos, acontecimentos e ecossistemas ao redor do mundo, especialmente na área ambiental.
( ) As novas tecnologias, que estão sendo incorporadas aos processos educativos, permitem uma formação continuada, trocas de experiências bem-sucedidas e também uma reflexão sobre o conhecimento no mundo real.
( ) Além da informação, a comunicação ganha espaço nesse novo cenário, as diferentes linguagens facilitam a discussão. O conhecimento, que antes ficava restrito ao meio acadêmico, técnico, agora é veiculado pela mídia. Como resultado dessa democratização, temos uma reflexão maior, principalmente em relação aos problemas ambientais.
( ) Importante salientar que a tecnologia oferece ferramentas interessantes para a educação ambiental, favorecendo grandes avanços no processo de ensino e aprendizagem. O Google Earth, por exemplo, permite ver o mundo todo de maneira rápida e dinâmica, operando com base em imagens de satélite.
A sequência correta é:
A - F, V, V e V
B - V, F, V e F
C - V, V, V e V
D - V, V, F e V.
E - V, V, V e F
Questão 8 de 10
A busca pela identidade da Cultura implica falar sobre costumes, valores, ideias e comportamentos, adotados por uma sociedade ou um grupo específico. Strobel (2008) define que a cultura surda é o jeito de o sujeito Surdo entender o mundo e modificá-lo, para que tenha acesso e possa interagir mediante as percepções visuais, o que compreende a língua, as ideias, as crenças, os costumes e os hábitos do povo surdo, caracterizando assim a identidade surda.
Analisando as definições sobre a identidade surda, indique a correta:
A - Identidade surda: pessoa consciente quanto à sua condição de surdez; é politizada e tem a língua oral e visual como nativa.
B - Identidade surda flutuante: surdo que oscila de uma comunidade a outra, mas não consegue conviver com pessoas ouvintes.
C - Identidade surda diáspora: pessoa que tem a necessidade de trocar experiências com seus colegas ouvintes.
D - Identidade surda incompleta: é o surdo que não se aceita, pelo sentimento de inferioridade em relação aos ouvintes.
E - Identidade surda embaçada: surdo que só consegue captar o mundo de forma visual e auditiva.
Questão 9 de 10
O termo sustentabilidade, tão utilizado atualmente, surgiu na década de 1980. Nas conferências realizadas neste período, foi estabelecida a necessidade de promover o desenvolvimento sustentável, o qual é definido por: “compatibilizar as atividades econômicas e a sua própria existência com a capacidade da natureza repor os recursos naturais dela retirados ou utilizados e com a preservação do que resta do patrimônio natural do Planeta” (JÚNIOR, 2002).
Contudo, a palavra sustentabilidade é ampla e a Organização das Nações Unidas (ONU) define três pilares para um desenvolvimento sustentável efetivo.
Dessa forma marque a alternativa correta que apresenta os três pilares.
A - Ambiental, social e afetivo.
B - Ambiental, econômico e social.
C - Ambiental, sustentável e social.
D - Econômico, social e sustentável.
E - Econômico, ambiental e tecnológico.
Questão 10 de 10
Ao pensar em toda rede de pessoas que trabalham envolvidas dentro de uma empresa, se faz necessário estabelecer preceitos moralmente corretos. Para isso, deve-se reunir todos os modelos de conduta e seu embasamento em um documento oficial. Esse documento recebe o nome de Código de Ética. O estabelecimento de um código de ética e conduta é muito importante para o crescimento e o sucesso de qualquer empresa, independentemente do seu segmento ou ramo de atuação. Essa ferramenta permite padronizar o comportamento dos colaboradores para estabelecer um ambiente de trabalho mais agradável a todos. Com isso, contribui na manutenção do bom relacionamento interpessoal e motiva os funcionários a alcançar resultados com mais disciplina.
Considerando esse contexto, é correto afirmar que o Código de ética:
A - Estabelece as normas que somente os funcionários devem seguir, para os gestores são estabelecidos outros tipos de normas.
B - É um instrumento de realização da visão e missão da empresa, que orienta suas ações e explicita sua postura social a todos com quem mantém relações.
C - Pode ser utilizado em igualdade com todas as empresas brasileiras, sem considerar as especificidades da missa, visão e valores de cada uma.
D - Orienta os funcionários sobre como agir dentro do seu setor, desconsiderando os demais setores.
E - É o conjunto de princípios éticos fundamentais e regras de conduta que orientam o comportamento dos gestores na busca de melhores resultados para a empresa.

Continue navegando