Buscar

A INSERÇÃO DO IDOSO FRENTE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A INSERÇÃO DO IDOSO FRENTE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS
 A evolução das tecnologias da informação ligada com o aumento exponencial das pessoas com faixa etária acima de 60 anos do contexto mundial faz parte do cotidiano onde a tecnologia interatua na vida das pessoas e de forma direta ou indireta atinge os indivíduos da terceira idade. Nesse âmbito, em consonância com Castells sociólogo onde determina a virtualidade real como cultura do mundo digital em que as novas tecnologias promovem alterações nos modos de viver da sociedade influenciando o sentir e o pensar humano. Assim, a presença da inovação tecnológica no meio doméstico tais como: telefones celulares, smartphones, computadores, tablets, entre outros, na qual o idoso se relaciona com familiares, acode-se mais crucial a inclusão do vetusto no meio virtual.
 A despeito de as dificuldades do manuseio dos dispositivos oriundas das limitações impostas pela idade observa-se que a igualdade faixa etária incentiva os relacionamentos entre amigos. Ademais, para o ancião sua introdução no mundo digital se dá a partir da aproximação que ele consegue ter em relação as novas tecnologias como por exemplo, da comunicação e informação. Dessa forma, mediante as teorias supracitadas, o crescimento efetivo da conectividade da população idosa no mundo, desenvolve modificações na forma de viver na atualidade desenvolvendo métodos favoráveis para que essa comunidade não fique isolada. 
O aumento da expectativa de vida da população mundial significa que os idosos se tornaram um tema central de discussões em várias formas de mídia, uma delas seria a adaptação deles no mundo tecnológico. A sua crescente representação em sociedade em envelhecimento, os idosos buscam participar de maneira eficaz de atividades relacionadas ao avanço tecnológico do mundo moderno. Considerando o universo das pessoas idosas e de suas necessidades, fica claro que a comunicação e a interação social são processos importante para seu grupo. Apesar das dificuldades, muito demonstram um certo interesse em se conectar. A tecnologia tem sido uma aliada em interações sociais, com isso alguns idosos deixaram de lado seus passatempo como caça palavras, jogos de números entre outros, para adentrar nas plataformas digitais, muitos deles usam até como ferramenta para trabalho, ou seja fazendo divulgações, ou até mesmo mostrando seu dia a dia.
É evidente que a chegada da terceira idade no mundo tecnológico com seus smartphones, tablets e laptops, traz muitos benefícios para os idosos, poder falar com amigos e familiares a quilômetros de distância, isso encoraja-os a buscarem o conhecimento desse novo mundo. Nesse ínterim, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo IBGE em 2015, de 2008 para 2013 o percentual de idosos que acessam a internet passou de 5,7% para 12,6%, ou seja, os brasileiros sexagenários estão cada vez mais conectados.
 Todavia, ainda assim, o percentual de idosos que não tem conhecimento do mundo tecnológico ainda é bem maior, uma vez que as rotinas das famílias hoje em dia não permitem uma convivência constante e saudável com os idosos, nesse sentido, a criação da profissão Neto de Aluguel que auxilia e facilita a inclusão dos idosos no mundo tecnológico é crucial, “A necessidade é crescente na vida moderna, as famílias não estão preparadas para o envelhecimento prolongado dos parentes” declara a Psicóloga Thelma Lenzi. Constantemente, o idoso tem memórias de vida a compartilhar e, as pessoas da família já as escutaram e frequentemente perdem a paciência. 
Não obstante, na solidão o que a terceira idade precisa é de alguém que os escute, diante dessa necessidade, por isso, está disponível em algumas cidades nos estados de MG, RJ e SP, o serviço que oferece aulas de tecnologia e assistência com aparelhos eletrônicos, elas são pensadas tanto para quem ainda não tem conhecimento nenhum, bem como para quem já tem algum conhecimento e quer ampliá-lo, feitas e pensadas de acordo com a necessidade de cada aluno, respeitando os conhecimentos já adquiridos de cada um e dando a base para que o idoso aprenda o que quiser.
Nota-se que as garantias legais para a inserção do idoso frente às novas tecnologias são indicativos que apontam para oferecer várias possibilidades a essa geração. Desse modo, o usuário idoso vislumbra alcançar uma nova consciência, capaz de resgatar a importância do eu perante um ser que antes se fazia esquecido, seja por si próprio ou pela sociedade que o rodeia, despontando uma nova maneira de avistar as coisas do mundo vivido. Levando em conta esses aspectos, a família, sociedade, comunidade e poderes públicos devem estar aptos a ajudar os idosos na inserção à tecnologia, para que os mesmos possam desenvolver maiores habilidades neste meio, e assim, o art. 3. ° inciso IV do Estatuto do idoso será respeitado.

Continue navegando