Buscar

Plexos Braquial e Lombo-Sacral

Prévia do material em texto

NEUROANATOMIA
Portfólio 
Trabalho apresentado ao    Centro Universitário Claretiano para a disciplina: Neuroanatomia
Geyzon Jorge de Souza Alves 
8088306
VILHENA-RO
2020
Você deverá descrever o plexo braquial e plexo lombo-sacral:
1) Explique o plexo braquial: com ele é formado, quais são seus nervos terminais? Dê os músculos esqueléticos que são inervados pelos nervos do plexo braquial (quais são os músculos inervados pelo nervo musculo-cutâneo, nervo axilar,nervo radial, nervo mediano e nervo ulnar).
O plexo braquial é formado pelas ramos ventrais dos nervos espinhais de C5, C6, C7, C8 e T1(Emergem no pescoço entre os músculos escalenos anterior e médio) na maioria das pessoas, mais pode ser formado pela raiz de C4 e T2(forma sempre o nervo intercostobraquial). 
Nervos terminais:
Nervo musculo cutâneo: São função é inervar a pele e os músculos coracobraquial, músculo bíceps braquial e músculo braquial;
Nervo axilar: inervar a pele e os músculos deltoide e músculo redondo menor;
Nervo radial: inerva a pele e os músculos Tríceps braquial, Ancôneo, Braquioradial, extensor radial longo do carpo, extensor radial curto do carpo, Extensor dos dedos, Extensor do V dedo, Extensor ulnar do carpo, Extensor longo do polegar, Extensor do indicador, Abdutor longo do polegar, Extensor curto do polegar e Supinador;
Nervo Ulnar: inerva a pele e os músculos Flexor ulnar do carpo, Flexor profundo dos dedos, Palmar curto, Abdutor do V dedo, Flexão do V dedo, Oponente do V dedo, Adutor do polegar, Flexor curto do polegar, Interósseos dorsais, Interósseos palmares e Lumbricais 3⁰ e 4⁰;
Nervo Mediano: inerva a pele e os músculos Pronador redondo, Pronador quadrado, Flexor radial do carpo, Palmar longo, Flexor superficial dos dedos, Flexor profundos dos dedos, Flexor longo do polegar, Flexor curto do polegar, Abdutor curto do polegar Oponente do polegar e Lumbricais do 1 ⁰ e 2 ⁰;
2) Explique o plexo lombo sacral: com ele é formado, quais são seus nervos? Dê os
músculos esqueléticos que são inervados pelo nervos do plexo lombo sacral (quais são os músculos inervados pelo nervo femoral, obturatório, glúteo
superior, glúteo inferior, ciático, tibial e fibular). R. O plexo lombossacral e formado pelas ramos ventrais de L2 a S4. 
Podemos dividi-lo na porção lombar que está localizado no interior do músculo psoas.
O ramo superior de L1 forma os nervos ílio-hipogástrico e ílio-inguinal.
O ramo inferior de L1 une-se ao ramo superior de L2 para formar o nervo gênito-femoral
O ramo inferior de L4 une-se a L5 para formar o tronco lombossacral.
O ramo inferior de L2, todos de L3 e o ramo superior de L4 dividem-se, cada um deles, em divisão anterior, menor, e divisão posterior. As três divisões anteriores unem-se para formar o nervo obturatório. As três divisões posteriores unem-se para formar o nervo femoral, e as duas superiores fornecem ramos que formam o nervo cutâneo lateral da coxa.
Nervo gênito-femoral
O ramo inferior de L1 une-se ao ramo superior de L2 para formar o nervo gênito-femoral;
Sua função é inervar divide-se em ramo genital, em direção ao músculo cremaster suprindo a pele do escroto ou lábios vaginais, e ramo femoral, para a pele da parte superior média da coxa.
Nervo cutâneo lateral da coxa
O nervo cutâneo lateral da coxa é formado pelos ramos de L2 e L3 (superiores);
Sua função é inervar a pele Antero lateral da coxa
Nervo Obturatório
O nervo obturatório origina-se do plexo lombar através das três divisões anteriores do plexo, que são derivadas do segundo, terceiro e quarto nervos lombares. 
Emergindo da borda medial do músculo psoas, próximo ao rebordo pélvico, ele passa lateral aos vasos hipogástricos e ureter e desce através do canal obturatório em direção ao lado medial da coxa. 
No canal, o nervo obturatório divide-se em ramos anterior e posterior.
Sua função é inervar os músculos adutor longo, curto e o músculo grácil,  músculos obturatório externo e adutor magno.
Os ramos sensitivos do ramo anterior do nervo fornecem inervação para a articulação do quadril e uma pequena área de pele sobre a parte interna média da coxa
Nervo femoral
O nervo femoral ó o maior ramo do plexo lombar. Ele se origina das três divisões posteriores do plexo, que são derivadas do segundo, terceiro e quarto nervos lombares; emerge da borda lateral do músculo psoas, logo acima do ligamento de Poupart; desce abaixo deste ligamento entrando no trígono femoral lateral à artéria femoral, onde se divide em ramos terminais. 
Inerva: Os ramos motores acima do ligamento inguinal inervam os músculos sartório, pectíneo e quadríceps femoral. 
Os ramos sensitivos compreendem os ramos cutâneos anteriores da coxa para a superfície ântero-medial da coxa e o nervo safeno para o lado medial da perna e pé.
Glúteo superior
O nervo glúteo superior (L4, L5, S1) passa acima do músculo piriforme, através do forame isquiático maior em direção às nádegas
Onde inerva os músculos glúteo médio e mínimo e o músculo tensor da fáscia lata. 
Glúteo Inferior
O nervo glúteo inferior (L5,S1,S2) passa abaixo do músculo piriforme, através do forame isquiático maior, em direção ao músculo piriforme
Onde inerva os músculos glúteo máximo  
O nervo ciático
atravessa a região posterior da coxa onde irá inervar os músculos isquiotibiais (bíceps femoral, semitendinoso e semimembranoso) e no joelho ele se bifurca, formando o nervo tibial (medial) e o nervo fibular comum (lateral).
Nervo tibial
É o maior nervo da bifurcação do nervo ciático em tibial (medial) e nervo fibular comum (lateral). Compõe a fossa poplítea (região posterior do joelho). Desce medialmente à fíbula; passa posteriormente ao maléolo medial e termina no retináculo dos músculos flexores onde se divide em nervo plantar lateral e medial.
O nervo fibular superficial é um dos ramos terminais do nervo fibular comum. Desce em frente da fíbula, entre os músculos fibulares e o extensor longo dos dedos; na porção inferior da perna perfura a fáscia profunda, tornando-se subcutâneo e divide-se nos ramos cutâneos dorsais medial e intermédio.

Continue navegando