Logo Passei Direto
Buscar

Teoria Geral da Investigação e Perícia

User badge image
Eduardo Silva

em

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Teoria Geral da Investigação e Perícia (16792)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:638743) ( peso.:4,00)
	Prova:
	19944932
	Nota da Prova:
	4,50
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A prova pericial na esfera criminal tem como objetivo fornecer elementos e subsídios para o livre convencimento do juiz e, consequentemente, para a aplicação da justiça. Portanto, sua finalidade é a de possibilitar o estabelecimento da verdade real. A perícia é obrigatoriamente realizada por um perito que é o profissional tecnicamente qualificado. Disserte acerca das modalidades do perito.
	Resposta Esperada:
? Oficiais: são os médicos legistas e peritos criminais, conforme define o artigo 159 do Código de Processo Penal. 
? Louvados, nomeados, designados, não oficiais, ad hoc: são os peritos definidos pelos artigos 159, parágrafos 1° e 2°, do Código de Processo Penal, 156, parágrafo 1°, do Código de Processo Civil, e 3° da Lei nº 5.584, de 26 de junho de 1970.
? Assistentes técnicos: são os peritos indicados pelas partes no juízo civil ou trabalhista. Sua definição está estabelecida nos artigos 131, inciso I, 421, inciso I, e 422, do Código de Processo Civil, e artigo 3° da Lei n° 5.584, de 26 de junho de 1970.
	2.
	Na esfera criminal é definida como a demonstração da veracidade a respeito de alegações que influenciam no julgamento da responsabilidade e aplicação de penas de uma infração penal cometida. Assim, podemos afirmar que as provas criminais possuem como objetivo principal a formação de convicção do juiz quanto à autoria e à materialidade de um delito. Disserte sobre a diferença das provas criminais legais das ilegais.
	Resposta Esperada:
As provas lícitas são as admitidas pelo direito em geral, já as ilícitas são as obtidas com violação do direito material, sendo as provas ilegítimas obtidas com desrespeito ao direito processual e as ilegais, por sua vez, obtidas com violação de natureza material ou processual ao ordenamento jurídico. Na investigação criminal realizada pela polícia, essa não pode agir como parte interessada, devendo proceder de forma a não violar o direito.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina