Buscar

AVALIAÇÃO II -Contabilidade Áreas Diversas

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Contabilidade Áreas Diversas (CTB42)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:637908) ( peso.:1,50)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Os resultados obtidos por atos cooperativos são sobras, e com atos não cooperativos são lucros. A separação destes atos é fundamental para o registro contábil evidenciar a realidade dos fatos. Quanto ao lançamento contábil de transferência das sobras e dos lucros, realizado no encerramento do exercício, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Débito - Lucro do Exercício.
Débito - Sobras do Exercício.
Crédito - Saldo a Distribuir.
	 b)
	Débito - Saldo à disposição da AGO.
Crédito - Sobras do Exercício.
Crédito - Lucro do Exercício.
	 c)
	Débito - Lucro do Exercício.
Débito - Sobras do Exercício.
Crédito - Saldo à disposição da AGO.
	 d)
	Débito - Lucro do Exercício.
Débito - Sobras do Exercício.
Crédito - Lucros a Distribuir.
Crédito - Sobras a Distribuir.
	2.
	A participação de pessoa física ou jurídica como acionista de uma sociedade de capital se dá pelo motivo único de obtenção de ganho financeiro com esta participação. Esta afirmação se refere a qual item dentro das diferenças entre a sociedade cooperativa e a sociedade de capital?
	 a)
	Participação nas Operações da Sociedade.
	 b)
	Responsabilidade dos Cooperados.
	 c)
	Distribuição de Resultados.
	 d)
	Remuneração do Capital Aplicado.
	3.
	A cooperativa COOPERA opera com produtos de cooperados e de terceiros. Em 30/09/X0, o cooperado Francisco entregou 2.200 kg do produto XYZ à cooperativa pelo preço fixado de R$ 2,00. Por simplificação, vamos considerar a operação sem impostos. Sendo assim, assinale a alternativa CORRETA que apresenta fielmente o lançamento contábil relativo a essa operação:
	 a)
	Débito - Estoques - Atos cooperativos - Francisco.
Crédito - Obrigações com associados - Francisco - Produção a pagar.
	 b)
	Débito - Estoques de não cooperados.
Crédito - Fornecedores.
	 c)
	Débito - Estoques - Operações com cooperados - Francisco.
Crédito - Obrigações com associados - Francisco - Produção a pagar.
	 d)
	Débito - Estoques de cooperados.
Crédito - Fornecedores.
	4.
	O cooperativismo surgiu no Brasil em meados do século XIX, como iniciativa privada, e a atual Lei n. 5.764, de 16 de dezembro de 1971 vieram a dar-lhe forma própria, considerada, no entanto, como sociedade "sui generis" que estabelece de forma legal a atividade cooperativa no Brasil, em que, uma cooperativa é uma entidade constituída por pessoas físicas ou jurídicas, objetivando a frutificação de seus recursos, especialmente serviços, ou num sentido mais amplo, uma associação que objetiva participação na vida econômica, cujos valores são a ajuda mútua e responsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade, onde os valores éticos se sobressaem, representados pela transparência, honestidade, responsabilidade social e preocupação com o semelhante. Com base nestes aspectos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Cooperativas são sociedades de entidades jurídicas com a finalidade de exploração econômica.
(    ) Na sociedade cooperativa, o fator principal para o sucesso do empreendimento são os sócios. 
(    ) A sociedade cooperativa tem seu objetivo voltado à prestação de serviços aos próprios associados.
(    ) A sociedade cooperativa se diferencia, pois realiza também atos de comércio, ainda que em nome de seus cooperados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - F - F - F.
	5.
	Dentro do item "A Origem da Cooperativa", a iniciativa dos 28 tecelões era única e bem organizada, pois, ao definirem seu início, estabeleceram claramente em seus estatutos sociais alguns projetos. Sobre esses projetos, analise as sentenças a seguir:
I- As cooperativas nasceram para concorrer com o sistema capitalista, diminuindo os efeitos nocivos que eram exercidos sobre os cidadãos.
II- Abrir um armazém para a venda de gêneros alimentícios, vestuários etc.
III- Comprar ou construir casas para os membros que queriam ajudar-se mutuamente, a fim de melhorar as condições de sua vida doméstica e social.
IV- Fabricar artigos que os associados julgassem convenientes, com o objetivo de proporcionar trabalho aos membros desempregados e subempregados.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	6.
	A composição das cooperativas centra-se em alguns pontos que precisam ser observados. Estas sociedades são estruturadas para atender a necessidades comuns e, para tanto, exigem regras claras e objetivas. Entende-se, deste modo, que é fundamental conhecer o papel ou a função de cada um dos membros envolvidos, sua função, responsabilidades, atribuições e também direitos. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Nas sociedades cooperativas, todos têm direito ao voto, dependendo da quantidade de quotas que possuem.
(    ) Nas cooperativas, os cooperados assumem o papel de sócio e de cliente, sendo que o último é o que gera maior resultado. 
(    ) Como o objetivo da sociedade cooperativa é a prestação de serviços aos seus cooperados, estes têm como condição única de participação na sociedade a utilização desses serviços como beneficiários, ou seja, como clientes.
(    ) Nas sociedades cooperativas, a responsabilidade dos associados pode ser limitada ou ilimitada, isso dependerá exclusivamente de como estará disposto no estatuto da sociedade.
(    ) Nas sociedades cooperativas, o resultado positivo pode ser lucro, quando for relativo a atos cooperativos, ou sobras, quando for relativo a atos não cooperativos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V - V.
	 b)
	F - F - V - F - V.
	 c)
	F - V - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - F - F.
	7.
	As sociedades cooperativas que apresentam resultado positivo como lucro se provém de atos não cooperativos, ou sobras, quando for relativo a atos cooperativos. Com base nesta afirmação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Nas sociedades cooperativas, o maior objetivo dos sócios é a satisfação das necessidades, através dos serviços prestados pela cooperativa.
(    ) Nas cooperativas, os cooperados assumem o papel de cliente, pois é o que gera maior resultado. 
(    ) Nas sociedades cooperativas, a participação nas operações como cliente é uma condição para a adesão como cooperado, pois este é o objetivo da sociedade cooperativa.
(    ) Nas sociedades cooperativas, a responsabilidade dos associados deve ser limitada, exclusivamente de como estará disposto no estatuto da sociedade.
(    ) Nas sociedades cooperativas, o resultado positivo pode ser lucro, quando for relativo a atos cooperativos, ou sobras, quando for relativo a atos não cooperativos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F - V.
	 b)
	V - F - F - V - F.
	 c)
	V - F - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - F - V.
	8.
	As cooperativas são uma sociedade de pessoas e não de capital, regidas por um estatuto. A distribuição de acordo com o estatuto dos saldos de lucros e sobras é colocada à disposição da assembleia. Transferem-se das sobras 10% para RATES e 10% para reserva legal. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o lançamento contábil feito no encerramento do exercício:
	 a)
	Débito - Saldo à disposição da AGO.
Crédito - RATES - sobras.
Crédito - Reserva Legal - lucro.
Crédito - Reserva Legal - sobras.
	 b)
	Débito - Sobras e Lucros a Distribuir.
Crédito - RATES - sobras.
Crédito - RATES - lucro.
Crédito - Reserva Legal - sobras.
	 c)
	Débito - Sobras e Lucros a Distribuir.
Crédito - RATES - sobras.
Crédito - ReservaLegal - lucro.
Crédito - Reserva Legal - sobras.
	 d)
	Débito - Saldo à disposição da AGO.
Crédito - RATES - sobras.
Crédito - RATES - lucro.
Crédito - Reserva Legal - sobras.
	9.
	Na Sociedade de Capital, a relação pessoal entre os sócios não tem relevância. A única coisa que interessa é alcançar o fim social. Por esse motivo, na sociedade de capital não se encontram as cláusulas de controle, ou seja, a cessão para terceiro será livre. Para esse fim, existe apenas uma espécie societária que será obrigatoriamente Sociedade de Capital: a Sociedade Anônima. Por sua vez, a Sociedade Cooperativa é uma associação de pessoas com interesses comuns, economicamente organizadas de forma democrática, isto é, contando com a participação livre de todos e respeitando direitos e deveres de cada um de seus cooperados, aos quais presta serviços, sem fins lucrativos. Sobre o que diferencia as sociedades cooperativas das sociedades de capital, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Remuneração do capital aplicado: a Sociedade de Capital, ao ser criada, gera para seus sócios a expectativa de remuneração do capital investido, que será feita através da geração de lucro, que é o maior, se não o principal objetivo dos sócios, quando decidem pela criação de uma sociedade de capital ou quando decidem participar de uma sociedade já constituída. Na Sociedade Cooperativa não há essa preocupação, essa expectativa por parte dos sócios com relação à cooperativa.
(    ) Participação nas operações da sociedade: o objetivo da Sociedade de Capital é a prestação de serviços aos seus cooperados, estes têm como condição única de participação na sociedade a utilização desses serviços como beneficiários, ou seja, como clientes. Na Sociedade Cooperativa, os acionistas até podem ser clientes da sociedade, mas isso jamais será condição para a participação como acionista.
(    ) Responsabilidade dos cooperados: nas sociedades cooperativas, a responsabilidade dos associados pode ser limitada ou ilimitada, dependendo exclusivamente de como está disposto no estatuto da sociedade. Na Sociedade de Capital, a responsabilidade dos acionistas será sempre limitada ao capital integralizado.
(    ) Distribuição de resultados: nas Sociedades de Capital, o resultado obtido nas operações é conhecido como lucro, sendo esse o principal objetivo da sociedade, e representa a remuneração do capital investido por cada sócio acionista, portanto a divisão ou distribuição dos lucros obtidos será feita baseada na proporção da participação de cada acionista no capital social. Nas sociedades cooperativas, os resultados poderão ser obtidos por atos cooperativos e atos não cooperativos, sendo que os obtidos por atos cooperativos são denominados sobras, e os resultados obtidos por atos não cooperativos denominados lucros, sendo que este último não faz parte do objetivo da sociedade, mas pode ocorrer.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	10.
	Entre as diferentes maneiras de constituição das pessoas jurídicas, encontram-se as cooperativas, que contribuem para atender às necessidades de um determinado grupo, chamado de associados. Em função das particularidades que estas sociedades apresentam, assinale a alternativa CORRETA que descreve como são conhecidas estas sociedades e qual seu principal objetivo:
	 a)
	De pessoas - prestação de serviços aos associados.
	 b)
	De capital - prestação de serviços terceiros.
	 c)
	De capital - prestação de serviços a órgãos públicos e intermediando empréstimos para terceiros.
	 d)
	De pessoas - prestação de serviços a bancos e aporte de recursos para os associados.
Parte inferior do formulário

Continue navegando