Buscar

RESUMÃO - ergonomia

Prévia do material em texto

RESUMÃO DO LEANDRÃO
Definição: É o estudo do homem ao trabalho sob os aspectos ambiente-físicos e organizacionais, que ocorre antes do trabalho ser realizado, durante e após.
Objetivos: aumentar o desempenho produtivo reduzindo suas consequências nocivas, proporcionando segurança, satisfação e saúde.
Ergonomia Física: Anatomia Humana.
Ergonomia Cognitiva: Processos mentais.
Ergonomia Organizacional: sistemas sócios-técnicos.
Ergonomistas: Planejam, avaliam tarefas, postos de trabalho, ambientes e sistemas tornando-os compatíveis com as necessidades, habilidade e limitações das pessoas gerando EFICIÊNCIA, cuja aplicação se da seguinte forma:
-Ergonomia de concepção: Na fase de projeto do produto.
-Ergonomia de correção: Em situações já existentes.
-Ergonomia de conscientização: Capacitação, identificação e correção de problemas do trabalhador.
Visão atual: Com o início da Ergonomia surge à prática de relações humanos onde o comportamento individualista começa a dar lugar a uma atitude coletiva e colaborativa, hoje em dia, ocorre a gradativa substituição d alinha de montagem por menores equipes, mais flexíveis com tarefas mais integradas.
Enfoque Taylorista: Frederick Taylor realizou estudos sobre tempos e movimentos necessários para a execução de determinada tarefa onde o melhor método é aquele que possui o menor tempo gasto em determinada atividade.
Enfoque Ergonômico: Elton Mayo realizou estudos sobre a iluminação e produtividade no trabalho, que contribuíram com o desenvolvimento de postos de trabalho que reduzem a exigência biomecânica e melhor postura, onde máquinas e equipamentos são adaptados as capacidades do trabalhador visando o equilíbrio biomecânico, reduzindo o stress.
Posto de trabalho: É a configuração física do sistema homem-máquina-ambiente de uma unidade produtiva cuja adequação é baseada no tempo gasto da operação, índice de erros e acidentes de trabalho.
Projeto do posto de trabalho: São chamados de arranjo físico ou layout que são posicionados de acordo com diversos critérios do posto de trabalho como importância, frequência de uso, sequência de uso, intensidade de fluxo, alturas, alcances, espaços para movimentação, corredores etc... divididos em 3 etapas:
-Macro-Espaço: São definidas as dimensões de cada departamento e fluxos gerais de trabalho.
-Micro-Espaço: A atenção tem foco em cada unidade produtiva.
-Projeto detalhado: Estabelece interface entre homem-máquina-ambiente adequadas. 
Análise de tarefa: É dividida em 3 níveis, são elas:
- Descrição da tarefa: Aspectos gerais e condições.
- Descrições das ações: Descritas em nível mais detalhado.
- Níveis Somatórios: Objetivo, abordagem do operador, condições, controles etc...
Revisão crítica de tarefas: É onde corrigi-se eventuais problemas constatados e condições que provoquem dores ou lesões, tarefas repetitivas ou ações estáticas evitando assim o aparecimento de:
-DORT (Distúrbios Osteomusculares relacionados ao trabalho)
-LER (Lesões por esforços repetitivos).

Continue navegando