Buscar

RESUMÃO, PRECISO DE UM ÓTIMO E COMPLETO RESUMO DE PROCESSO CIVIL II (Despacho, Sentença, e Decisão interlocutória)! agradeço

💡 2 Respostas

User badge image

Julianna Multenergy

Você consegue identificar se a frase mencionada acima está juridicamente correta? Adiante, poderemos entender melhor esta interpretação.

Um magistrado, quando está julgando um processo, pode tomar um desses três tipos de medida: despachos, decisões interlocutórias e sentenças.

Despachos são meras movimentações administrativas para que o processo seja encaminhado corretamente e atinja seu fim: decidir o problema. Por exemplo, quando um juiz determina que o escrivão numere as páginas de um processo, ele está despachando. Quando ele manda o oficial de justiça citar um réu, ele está despachando, afinal o processo não pode ir para frente se o réu não é citado. Como o despacho não é uma decisão, não cabem recursos contra ele.

Já quando um juiz põe fim a um processo na primeira instância – com ou sem julgamento do mérito – ele está proferindo uma sentença. Se um tribunal põe fim ao processo, ele está proferindo um acórdão. Em ambos os casos, é uma decisão final (ao menos naquela instância), e ela pode ser com ou sem julgamento do mérito.

Mas quando um magistrado toma uma decisão que não põe fim ao processo, como a decisão de não intimar uma testemunha, de nomear fulano como perito, de não aceitar o parecer apresentado por Beltrano, rejeitar o pedido de antecipação de tutela e etc, ele está tomando uma decisão interlocutória. Decisões interlocutórias são todas aquelas decisões que não põem fim ao processo. Como são decisões, cabe recurso. Como a palavra "interlocutória" não é conhecida pelo leitor comum, pode-se usar apenas "decisão".

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Nos termos do art. 203, caput e §§ 1º a 3º do CPC, são pronunciamento do juiz as sentenças, as decisões interlocutórias e os despachos.

"Art. 203. Os pronunciamentos do juiz consistirão em sentenças, decisões interlocutórias e despachos."

Sentença é toda decisão por meio do qual o juiz põe fim à fase de conhecimento do procedimento comum ou extingue a execução, no processo executivo autônomo, com ou sem resolução do mérito.

"§ 1º Ressalvadas as disposições expressas dos procedimentos especiais, sentença é o pronunciamento por meio do qual o juiz, com fundamento nos arts. 485 e 487 , põe fim à fase cognitiva do procedimento comum, bem como extingue a execução."

Decisão interlocutória é toda decisão que não é sentença:

"§ 2º Decisão interlocutória é todo pronunciamento judicial de natureza decisória que não se enquadre no § 1º."

Já o despacho é todo pronunciamento judicial sem conteúdo decisório.

"§ 3º São despachos todos os demais pronunciamentos do juiz praticados no processo, de ofício ou a requerimento da parte."

Lembrando que da sentença cabe apelação (art. 1.009, do CPC), das decisões interlocutórias cabe agravo de instrumento, quando expresso no art. 1.015, do CPC, ou apelação, ao final do processo, ocasião em que não se precluirá o direito de apelar até que sobrevenha sentença (art. 1.009, do CPC) e dos despachos não cabem recursos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais