Buscar

Atividade 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: Tecnologia em Agronegócio
Semestre: 5º semestre
Disciplina: Culturas II (Arroz, aveia, algodão, feijão, girassol, mandioca e plantas condicionadoras do solo) 
Atividade 6
Professor: Wilson Luiz de Miranda Finamore
Acadêmico (a): _____________________________________RGM: ______________
1 -Produz-se no país acima de 24 milhões de toneladas de raízes/ano, principalmente nos estados do Nordeste - que contribui com 49% para a produção nacional; - a Bahia contribui com cerca de 17% da produção do Brasil e situa-se entre os principais produtores. O Brasil contribui com 15% para a produção mundial.
Com uma produção acima de 170 milhões de toneladas, a mandioca constitui uma das principais explorações agrícolas do mundo. Entre as tuberosas, perde apenas para a batata. Nos trópicos, essa importância aumenta.
O Brasil ocupa a segunda posição na produção mundial de mandioca (12,7% do total). A produção nacional da cultura está em torno de 22,6 milhões de toneladas de raízes, numa área plantada de 1,7 milhões de hectares, com rendimento médio de 13,3 t.ha-1. Tem papel importante na alimentação humana e animal, bem como de matéria prima para inúmeros produtos industriais e na geração de emprego e renda. Estima-se que na fase de produção primária e no processamento de farinha e fécula sejam gerados um milhão de empregos diretos e que a atividade mandioqueira proporcione receita bruta anual equivalente a 2,5 bilhões de dólares.
Com relação ao texto ele é:
V (X) ou F ( )
2 - Em função do tipo de raiz, a mandioca pode ser classificada em: 1) de “mesa” - é comercializada na forma in natura; e 2) para a indústria, transformada principalmente em farinha, que tem uso essencialmente alimentar, e fécula, que junto com seus produtos derivados, tem competitividade crescente no mercado de amiláceos para a alimentação humana, ou como insumos em diversos ramos industriais tais como, o de alimentos embutidos, embalagens, colas, mineração, têxtil e farmacêutica.
Cite pelo menos um uso para as diferentes partes das mandioca:
Raízes produzem farinhas (para mesa, para indústria) beijus diversos, tapioca (mingau, cuscuz, bolinho de estudante), puba ou carimã (mingau, amido, álcool etílico).
Caule: é o principal órgão multiplicador da planta e presta-se também como forragem para animais 
Folhas: frescas, sob forma de fenos e de silagem prestam-se ao forrageamento de animais e até para alimentação do homem 
3 - A mandioca possui uma substância denominada linamarina, a qual, por processos enzimáticos ou quando os tecidos são danificados, libera o HCN que é altamente tóxico. Entre outras funções, os compostos ciânicos produzidos pela mandioca podem ser considerados como parte dos mecanismos de defesa desenvolvidos pela espécie, ao longo de sua evolução, contra pragas e moléstias. Assim, enzima e substrato devem estar separados de alguma forma, possivelmente pela membrana celular, e só entram em contato, liberando HCN, através da ruptura desta membrana, como ocorre com uma picada de inseto ou outra causa qualquer.
Na fabricação de farinha ou outros derivados, pela ação desses fatores (enzima, prensagem, lavagem e calor), o produto final é quase isento de HCN, não apresentando riscos de intoxicação. O cozimento não é um bom processo de desintoxicação, porque a temperatura de cocção é suficiente para inativar a enzima, mas é insuficiente para degradar o substrato. Assim, parte dos cianoglicosídeos fica na mandioca cozida e parte na água de cocção, devido a sua solubilidade. Por essa razão, a água de cocção da mandioca deve ser sempre eliminada no preparo dos alimentos.
Há 2 tipos de mandioca quanto ao teores destas substâncias nas raízes e são classificadas de mandioca brava ou amarga e a mandioca doce ou mansa (aipim, macaxeira).
Mandioca brava: contém a substância linamarina (no látex, notadamente na casca da raiz e nas folhas) em teor elevado; essa substância transforma-se em ácido cianídrico (altamente tóxico) no estômago do homem e dos animais. É de uso industrial.
Mandioca mansa: contém baixíssimo teor de linamarina, podendo ser consumida ao natural (uso culinário).
Obs.: há variedades de mandioca mansa, cujas flores têm teor de linamarina mais alto que nas raízes de mandiocas bravas. Cuidados devem ser tomados na utilização de folhas de variedades mansas na alimentação animal. 
Com relação ao texto ele é:
V ( X ) ou F ( )
4 – Quais os cuidados na seleção das ramas de mandiocas para uso no plantio. Ramas sadias, de bom diâmetro e maduras, em geral com 8 a 12 meses de idade, não utilizar ramas provenientes de culturas que sofreram incidência de granizo e dar preferência para as manivas com 20 cm de comprimento e 2 a 3 cm de diâmetro 
5 - A cultura da mandioca quando colhida com oito a quinze meses (plantio desde maio até outubro, e colheita de maio a agosto do ano seguinte), é usada
a. para o consumo humano. 
b. fins industriais 
c. forrageiros (raízes)
d. são mais produtivas que as de dois ciclos.

Outros materiais