Buscar

AVALIAÇÃO FINAL DISCURSIVA SOCIOLOGIA COD: 514324 DATA: 27/06/2020 UNIASSELVI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Sociologia (SOC30)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Cod:514324- 
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Se para algumas cidades a violência é uma preocupação, para outras o terrorismo é algo a ser temido, pois dificilmente poder-se-á prever com exatidão quando uma determinada ação terrorista vai se efetivar. O terrorismo deixa um rastro de insegurança para todos, principalmente em países-alvo, porque os ataques, via de regra, são em locais urbanos em que se encontra grande quantidade de pessoas. Disserte sobre o terrorismo.
	Resposta Esperada:
O terrorismo é um tipo de violência que visa explorar e difundir o medo na população e em autoridades em geral, podendo gerar uma série de dificuldades e instabilidades sociais. Pode ter diferentes fundamentos e origens, como causas religiosas, motivações políticas, conflitos étnicos etc.
	2.
	A Sociologia procura se constituir enquanto ciência a partir de fatos sociais, tendo como perspectiva a análise, a comparação e a confrontação entre diferentes comportamentos, realidades e/ou grupos sociais. Nesse sentido, disserte sobre a relação entre as possibilidades da Sociologia diante da sociedade e dos diferentes grupos sociais (constituição, legitimação, manifestações, relações e fenômenos sociais).
	Resposta Esperada:
A Sociologia permite relacionar ações, comportamentos, manifestações individuais e coletivas no sentido de compreender fatos e fenômenos sociais. Ela focaliza as relações sociais, como estas influenciam o comportamento das pessoas, e como a soma de tais relações se desenvolve e muda no interior da sociedade e dos grupos sociais. Por sua vez, não dá ênfase à personalidade do indivíduo, como causa do seu comportamento, mas, sim, na interação social, nos padrões sociais, a exemplo: os papéis sociais, a classe e os movimentos sociais, o poder e os regimes políticos, as manifestações culturais. A Sociologia, neste sentido, tem como âncora a ideia de que o homem deve ser entendido no contexto da sua vida social e como é influenciado pelos padrões sociais externos. Por outro lado, a Sociologia também pretende explicar a totalidade dos fenômenos e elaborar explicações e reflexões a partir de generalizações.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina