Buscar

Roteiro de estudos-2ano sociologia magna 15 06

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Diretoria de Ensino de Itapevi
E.E. Dorvalino Abílio Teixeira
Roteiro de Estudos Remoto (de 15/06 á 22/06 )
Disciplina: Sociologia - 2° ano Turmas: A,B e C 
Professor: Magna Cássia 
Sequência Didática
Tema: A noção de Cultura e a ideia de Cultura de massa
Habilidades: 
· Compreender a noção de Cultura e diferencia la da Cultura de massa.
Estratégia: Leitura, interpretação e análise de textos de naturezas diversas, orientados de acordo com os procedimentos passo a passo;
Recursos: Aplicativo de celular grupal ( Whatsapp) e redes sociais, bem como vídeo-aulas disponíveis no youtube na plataforma CMSP e reproduzidas em diferentes redes sociais;
Avaliação: Mediante participação, interação e realização das atividades propostas que serão verificados conforme recebimento, apreciação e devolutiva do professor nos canais disponíveis e previamente combinados;
Procedimentos Passo a Passo
Assista o vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=uiqOuRLtA24
1- Assista o vídeo e leia o texto abaixo para responder as questões. Texto e vídeos são explicativos
O que é Cultura:
Cultura significa todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade da qual é membro.
Cada país tem a sua própria cultura, que é influenciada por vários fatores. A cultura brasileira é marcada pela boa disposição e alegria, e isso se reflete também na música, no caso do samba, que também faz parte da cultura brasileira.
No caso da cultura portuguesa, o fado é o patrimônio musical mais famoso, que reflete uma característica do povo português: o saudosismo.
Cultura na língua latina, entre os romanos, tinha o sentido de agricultura, que se referia ao cultivo da terra para a produção, e ainda hoje é conservado desta forma quando é referida a cultura da soja, a cultura do arroz etc.
Cultura também é definida em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade.
Seria a herança social da humanidade ou ainda, de forma específica, uma determinada variante da herança social. Já em biologia a cultura é uma criação especial de organismos para fins determinados.
A principal característica da cultura é o mecanismo adaptativo, que consiste na capacidade que os indivíduos têm de responder ao meio de acordo com mudança de hábitos, mais até que possivelmente uma evolução biológica.
A cultura é também um mecanismo cumulativo porque as modificações trazidas por uma geração passam à geração seguinte, onde vai se transformando, perdendo e incorporando outros aspetos procurando assim melhorar a vivência das novas gerações.
A cultura é um conceito que está sempre em desenvolvimento, pois com o passar do tempo ela é influenciada por novas maneiras de pensar inerentes ao desenvolvimento do ser humano.
Cultura de Massa
A Cultura de Massa (ou “cultura pop”) é o produto realizado pela Indústria Cultural. Tem o intuito de atingir a massa social, considerando “massa” em seu sentido de coesão e opacidade.
Portanto, cultura de massas é o meio e o fim pelo qual se submetem as mais variadas expressões culturais a um ideal comum e homogêneo.
A cultura de massas tem a propriedade de absorver os antagonismos e transcender distinções sociais, étnicas, sexuais, etárias, etc., transformando-os em produtos para o consumo num mundo de consumidores livres.
Cultura de Massa e Indústria Cultural
A cultura de massas está intimamente ligada ao advento da modernidade. No século XIX, esse termo foi utilizado para fazer antagonismo entre a educação recebida pelas massas à educação recebida pelas elites (cultura erudita).
A expressão “cultura de massas” passou a designar também o consumo de alguns bens e serviços da sociedade industrializada.
O termo, tal como é visto atualmente, especialmente por sua natureza comercial e manipulativa, consolidou-se após a II Guerra Mundial.
Theodor Adorno (1903-1969) e Max Horkheimer (1895-1973) fundaram a Escola de Frankfurt (1923) e juntos criaram o termo “Indústria Cultural”.
Esse termo faz referência aos grandes conglomerados midiáticos globais detentores dos meios de comunicação de massa. Eles são utilizados na padronização de produtos, notícias, serviços, etc.
Em suma, a cultura de massas é um produto padronizado e pré-definido para o consumo imediato. Muitas vezes, é considerado como algo trivial, tal qual ouvir uma música ou assistir um programa de televisão.
Cultura Erudita e Cultura Popular
Vale lembrar que a cultura de massa é muito distinta da “cultura erudita” e da “cultura popular”. Entretanto, ela incorpora seus atributos, banalizando-os e esvaziando-os de seu conteúdo original.
Isso porque ela valoriza somente os aspectos que caem no gosto da massa e possuem potencial para lucro. Assim, ela oprime outras manifestações culturais que vão perdendo espaço e legitimação social paulatinamente.
Cultura de Massa e o Capitalismo
Como vimos, a cultura de massas padroniza e homogeneíza os produtos. Contudo, isso gera o mesmo efeito nos consumidores, os quais são induzidos a desejos e necessidades superficiais. Tudo isso tem uma meta muito clara: as vendas e o consumo.
Desse modo, substitui-se a vasta gama de cultura erudita, cultura popular e folclórica, por simulações dessas culturas autênticas. Esses simulacros devem satisfazer um denominador comum, para um consumidor comum.
Isso sugere a simplificação dessas culturas para vendê-las em larga escala, segundo a lógica do capitalismo industrial e financeiro.
Assume-se que a cultura de massas agrada uma grande maioria anônima e amorfa de consumidores. Porém, na verdade, ela mascara os interesses de lucro fácil e garantido para os referidos conglomerados midiáticos mundiais.
Portanto, isso explica o caráter mercantil, alienante e manipulador da Indústria Cultural. Ela é o principal responsável pela padronização dos indivíduos em nome do lucro e em detrimento do real valor artístico do produto.
Cultura de Massa e as Mídias
Outro fato bastante conhecido sobre a cultura de massas é sua associação aos meios de comunicação de massas.
As inovações tecnológicas, como o cinema, o rádio, a televisão e, recentemente, a internet, aceleraram ainda mais o processo de homogeneização cultural. Note que estas inovações foram utilizadas desde os primórdios com finalidades políticas.
As mídias são as porta vozes da Indústria Cultural e dominam o campo da comunicação. Elas se tornam sobrevalorizadas em relação aos receptores das mensagens, legitimando-se e ficando mais forte na mesma medida em que os receptores se tornam iguais e fracos.
Além de homogeneizar os padrões culturais, os canais midiáticos são os principais responsáveis pela alienação dos consumidores.
Isso tudo por meio dos produtos culturais em série, os quais não conseguem mais enxergar toda a cadeia de eventos que envolve a Indústria Cultural e seu produto: a cultura de massas.
Leia o Texto Assista o vídeo e responda as questões abaixo
1- A palavra cultura agrega múltiplas concepções: cultura nacional, cultura popular, cultura erudita ou de elite, cultura de massa, cultura alternativa ou contracultura, cultura de classe. Sob esse aspecto, é INCORRETO o que se afirma em:
a) A música sertaneja do interior do Brasil e os ditos “sambas de raiz” dos morros cariocas são expressões típicas da cultura de massa
b) A oposição entre cultura popular e cultura erudita está centrada nas contradições sociais de classe, segundo estudiosos marxistas.
c) A expressão “subcultura” é usada para designar a parte de um conjunto cultural mais vasto, no qual se integramas culturas de classe.
d) A contracultura ou cultura alternativa enfatiza a natureza e a espiritualidade.
e) A cultura erudita ou de elite está associada às camadas sociais média e alta, embora seja transformada pela indústria cultural para o consumo de massa.
2- A indústria cultural é uma das maiores e mais lucrativas empresas do capitalismo,e através dela se disseminam não apenas produtos, mas também padrões de comportamento, ideologias e estilos de vida. Tal temática tem sido densamente discutida na produção sociológica, especialmente desde a chamada Escola de Frankfurt. Sobre a análise sociológica do consumo, assinale se as sentenças abaixo são VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F).  
( ) Theodor Adorno e Max Horkheimer apontam que a mídia não deve ser pensada como mero entretenimento, mas uma verdadeira indústria, a indústria cultural, responsável pela disseminação de ideologias dominantes que permitiam a domesticação das massas.
( ) Walter Benjamin indica que a difusão em massa é um dos elementos básicos da obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica e, através da reprodução, a obra de arte ganha em valor de exibição sem perder seu valor de culto e sua aura.
( ) Para Theodor Adorno a mídia transformava a cultura em mercadoria, servindo ao processo de acumulação de capital, de forma que produtos estandardizados difundiam clichês e estereótipos, mas tal processo encontrava oposição por parte dos consumidores, que escolhiam os produtos conforme seu gosto particular.
( ) Autores contemporâneos como Jean Baudrillard e Mike Featherstone vêm identificando, dentre as marcas da indústria cultural na atualidade, a sedução   das massas, o triunfo do simulacro em detrimento do real e a exacerbação do consumismo supérfluo e inútil como busca de felicidade e gratificação instantâneas.
( ) As análises recentes têm mostrado que a flexibilização dos padrões de consumo e a demanda por produtos customizados ao gosto do cliente impulsionam o que vem sendo denominado de produção flexível – a produção de mercadorias e serviços em menor escala, orientados a nichos de mercado específicos.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, na ordem de cima para baixo: 
a) V-F-F-V-V.
b) F-V-F-V-V.
c) 	V-F-V-V-F.
d) V-F-F-V-F.
e) F-V-V-F-V.
3- Quanto às reflexões de teóricos vinculados à Teoria Crítica, é correto atribuir-lhes a seguinte noção:
a) A indústria cultural se opõe ao processo de racionalização da cultura ao proporcionar liberdade e da diversidade de acesso aos bens culturais.
b) A cultura é transformada em mercadoria formando uma indústria que, com base na racionalidade técnico-industrial, planeja, fabrica e distribui bens de consumo culturais.
c) A indústria cultural, ao popularizar as diversas manifestações culturais, tende a neutralizar a homogeneização das relações sociais.
d) Cultura de massa é um conceito que designa um tipo de manifestação construída de forma espontânea no seio da sociedade.
e) A razão positivista torna-se excessivamente crítica e com isso perde sua capacidade de compreender o papel da cultura na sociedade.
.
4- A lógica implementada pela cultura de massa segue os conceitos do capitalismo e do consumismo. A busca pela padronização dos produtos é uma forma de atingir uma parcela homogênea da população.
Dessa forma, essa cultura de massa cerne um padrão previamente estabelecido. Esse padrão comportará características pré-definidas com o intuito de atingir o público, a fim de estimulá-los ao consumo imediato.
Com base no texto acima e com a explicação do professor sobre o conceito de cultura de massa, explique o que a charge a seguir está querendo dizer.
Quaisquer dúvidas poderão (deverão) ser sanadas mediante envio para o nosso canal do whatssap , classroom ou ainda pelo e-mail.
Magnacassia01@gmail.com 
As tarefas deverão ser enviadas , assim que completadas, para os canais disponíveis para apreciação, correção, devolutivas e avaliações finais.

Outros materiais