Buscar

Avaliação discursiva Libras Uniasselvi

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	A tecnologia para comunicação e ensino do surdo tem sido muito utilizada em instituições especializadas na área. Essas instituições fizeram uso de muitas tecnologias antigas e tem se apoiado em novas tecnologias para auxiliar nesse processo, é o caso do INES e FENEIS. Uma dessas tecnologias que foi amplamente utilizada durante muitos anos foi o TDD (Telecomunication Device for the Deaf), sigla em inglês equivalente a aparelho de telecomunicação para surdos. Disserte sobre esse recurso e como é utilizado.
FONTE DA IMAGEM: http://jafeol.blogspot.com/2009/11/o-tdd-telefone-para-surdos.html. Acesso em: 19 nov. 2019.
	
	Resposta Esperada:
*Para as pessoas que usam aparelhos auditivos nem sempre falar ao telefone é fácil. *Embora já existem próteses muito modernas, que conseguem se sincronizar e comunicar com os celulares, o uso do aparelho TDD ainda continua em uso em algumas instituições. *Este recurso poderá ser solicitado por qualquer instituição. *O site da FENEIS nos dá a informação de como proceder para ter a instalação de Telefone para Surdos em diversos lugares, tais como: escolas de surdos; escolas públicas e particulares; faculdades públicas e particulares; shopping centers e conjuntos comerciais; hospitais públicos ou privados; postos de saúde; casas de eventos culturais; aeroportos e rodoviárias e terminais integrados; estações de metrôs; instituições ou associações; repartições públicas do Governo Federal Estadual e Municipal; restaurantes e postos de gasolinas; delegacia de polícia; empresas que possuem funcionários com surdez. *Ele funciona através da Central de Intermediação surdo/ouvinte da Brasil Telecom (142), o deficiente auditivo pode comunicar-se com pessoas ouvintes e vice-versa.
	2.
	Os surdos com identidade surda dependem da língua de sinais para se comunicar, por isso é essencial que haja acessibilidade em Libras em todos os lugares que eles frequentam. Já para os que se consideram deficientes auditivos, usar ou não Libras talvez não faça tanta diferença. Assim, podemos dizer que, na comunidade surda, não há "perda auditiva", mas sim um "ganho surdo". Disserte sobre ser surdo.
FONTE DA IMAGEM: https://culturasurda.net/2011/12/10/nancy-rourke/. Acesso em: 19 nov. 2018.
	
	Resposta Esperada:
*A terminologia adequada de se referir à pessoa que tem uma deficiência auditiva: "deficiente auditivo", ou"surdo". *É importante destacar que historicamente já foram utilizadas muitas terminologias, mas que com o avanço da tecnologia e do conhecimento humano, além de algumas mudanças sociais, as terminologias foram se alterando ao longo da história. O surdo percebe o mundo de modo diferente dos ouvintes. *A língua de sinais é a primeira língua daqueles que tem uma identidade surda. *Experiências visuais são os modos pelos quais os surdos criam meios de percepção e comunicação com o mundo. *Assim, a partir do momento que se identificam como surdos eles não tem nenhuma perda social e nem comunicacional, pois estão interagindo nos espaços que frequentam.

Outros materiais