Buscar

avaliação final discursiva THH

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Teoria da História e Historiografia (HID27)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:512994) ( peso.:4,00)
	Prova:
	20211181
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Alguns eventos políticos interferem na visão de mundo dos intelectuais. Um dos principais eventos da história do mundo, na segunda metade do século XX, foi a Guerra Fria. Sendo assim, disserte sobre a relação da produção historiográfica brasileira da segunda metade do século XX com a Guerra Fria.
	Resposta Esperada:
As principais características que apresentam uma relação direta da produção historiográfica brasileira com a Guerra Fria estão vinculadas tanto nas ações teóricas quanto na participação política dos intelectuais. O marxismo, como um referencial teórico, pode ser considerado como uma das características do período, assim como a presença de pesquisadores norte-americanos no Brasil. Tais presenças indicam que as disputas ideológicas da Guerra Fria estiveram presentes na historiografia nacional durante a segunda metade do século XX.
	2.
	Marx concebia a História como fundamentada na vida material. Com isso, ele coloca-se criticamente diante das perspectivas teóricas de Kant e Hegel com relação à compreensão do processo histórico. Ao contrário desses autores, Marx defendia que a práxis, não a razão, levaria a humanidade à emancipação. Disserte sobre a chave para o entendimento do processo histórico segundo Marx.
	Resposta Esperada:
Para Marx, o processo histórico encontra-se submetido à lógica econômica, ou seja, a chave para o entendimento do processo histórico é a Economia. É o modo de produção, com suas características próprias, que determina o movimento da História a partir de suas contradições internas. Assim, a história move-se a partir do choque das forças produtivas antagônicas no processo de produção.
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário

Continue navegando