Buscar

O Valor da Educação nas transformações Sociais do Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Valor da Educação nas transformações Sociais do Brasil 
Sabe-se que questões sociais, relacionadas ao indivíduo em sí e seu comportamento perante a sociedade, é alvo constante de estudos que propiciem uma resposta que resulte em melhoras na estrutura e convívio social. Porem, o que parece é que poucos lembram o quanto a busca por repostas ligadas a questões sociais está diretamente vinculada a educação. Uma grande prova deste vínculo está no surgimento da Sociologia, nome dado a estudos relacionados a sociedade e seus hábitos onde filósofos como Rosseau, partiram de ensinos como biologia, matemática e filosofia para buscar respostas para questões relativas a sociedade e a natureza do homem. 
Apesar desse elo ser antigo, hoje passa despercebido. Em contra partida, a maneira como a educação é realizada no Brasil nos remete a hábitos arcaicos, onde apesar da evolução crescente e constante da sociedade o modo de ensino é imutável. 
Se procurarmos a maneira como ensinavam aos nossos avos e como somos ensinados, vamos constatar que não houve mudança significativas no modo de ensino, resultando em um modelo não condizente e superficial, criando cada vez mais pessoas estimuladas a pensar no senso comum o que vai muito ao oposto de criação de senso crítico e inovação, duas vertentes necessárias para formação de um indivíduo no cenário atual. Como disse Paulo Freire “Educação não muda o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas mudam o mundo”, se deseja transformações sociais é necessário transformar a metodologia de ensino. 
Outro ponto válido é ressaltar o descaso do governo com a educação. O mesmo governo que procura profissionais capacitados que submetem alunos a provas, de vestibulares/concursos, extensas abrangendo diversos assuntos, é o mesmo governo que aprova lei que congela gastos com a educação, transfere o dinheiro para outra área e cancela bolsas de pesquisas em universidades públicas. Não da para colher o que não se planta.
Por fim, é necessário que o Ministério da Educação juntamente com o Conselho Nacional de Educação, percebam que a educação vem dando passos largos para o retrocesso e reformulem não somente a metodologia dando ensino de qualidade e incluindo competências extracurriculares que complementem a educação como debates sobre temas sociais e aulas destinadas a economia doméstica, como também o investimento destinado a escolas e universidades criando parcerias com instituições privadas. Assim, que o governo e a sociedade percebam que educação eficiente é a melhor ferramenta na busca por uma melhora social do país.

Continue navegando