Buscar

Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX Processos Licitatórios, Contratos e Terceirização

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	A administração pública utiliza os contratos administrativos para viabilizar a aplicação de políticas públicas por meio de obras e serviços. Nesses contratos, o interesse público predomina sobre a vontade da iniciativa privada, com a chamada cláusula exorbitante. Existem outras modalidades, além dos contratos, pelas quais a administração pública realiza acordos junto à iniciativa privada e demais entes públicos. Diante dessa premissa, descreva três características da modalidade de convênio.
	Resposta Esperada:
1. Os convênios não estão classificados na categoria de contratos. São acordos firmados, independente de licitação prévia.
2. Os convênios são utilizados frequentemente na administração pública, visando à formalização de inúmeros incentivos, como financiamentos, auxílios financeiros ou subvenções.
3. O objetivo caracterizado nos convênios atende ao interesse comum entre as partes que celebram o acordo.
4. No convênio, as partes envolvidas já decidiram previamente sobre o objeto firmado, em que as finalidades dos recursos financeiros visam apenas ao atendimento do acordo das partes, com propósitos de interesse social sem a obtenção de lucros. 
5. Os convênios não são instrumentos que terceirizam serviço público a entidades privadas, pois quando a administração pública celebra um convênio com a iniciativa privada procura incentivar o desenvolvimento com o interesse social.
	2.
	Existem situações dentro do processo administrativo de licitar, permitidos legalmente, que, pela sua natureza, desobrigam o gestor público de seguir o trâmite da licitação, com o requisito da comprovação dessa excepcionalidade. Conceitualmente, essa alternativa é chamada de dispensa de licitação e inexigibilidade de licitação. Disserte sobre a inexigibilidade de licitação.
	Resposta Esperada:
A inexigibilidade trata das situações de inviabilidade de competição, caracterizando como motivo principal a inexistência de competição, visto que nestas hipóteses existe apenas um objeto ou uma pessoa que possa atender às prerrogativas da necessidade da administração. Portanto, a dispensa de licitação por inexigibilidade acontece porque inexiste a possibilidade de proceder a licitação, pois o contratante é único.

Continue navegando