A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
Apol Psicologia da educação

Pré-visualização | Página 2 de 2

e psicológico, assinale a alternativa que contém o nome do precursor da psicologia cognitiva:
Nota: 10.0
	
	A
	Carl Rogers
	
	B
	Jean-Paul Sartre
	
	C
	Sigmund Freud
	
	D
	Ivan Pavlov
	
	E
	Jean Piaget
Você acertou!
Comentário: “[...] quem de fato foi considerado precursor da psicologia cognitiva foi o epistemólogo suíço Jean Piaget” (livro-base, p. 41-42).
Questão 7/10 - Psicologia da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Para os psicólogos da Gestalt, o homem percebe os objetos e figuras como um todos completo, e não como pedaços, ou partes isoladas de uma informação sensorial”.
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: LEAL, Daniela; NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes. Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico. 3. ed. rev., ampl. e atual. Curitiba: InterSaberes, 2018, p. 40.
De acordo com o excerto de texto e com os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, assinale a alternativa correta sobre a ‘escola da Gestalt’:
Nota: 10.0
	
	A
	Seu principal teórico foi Jean Piaget.
	
	B
	Desenvolveu uma teoria da percepção com base em rigoroso método experimental.
Você acertou!
Comentário: “Essa escola desenvolveu uma teoria da percepção com base em um rigoroso método experimental, que possibilitou a compreensão de como as formas que se percebem se ordenam no cérebro (Carpigiani, 2000)” (livro-base, p. 40).
	
	C
	Contribuiu para a compreensão de distúrbios de personalidade.
	
	D
	Considera que o meio não tem influência no desenvolvimento do homem.
	
	E
	Foi fortemente influenciada pela obra de Vigotski.
Questão 8/10 - Psicologia da Educação
Leia o extrato de texto a seguir:
“Todavia, ao estudar a história da psicologia é necessário ficar atento ao tipo de história que está sendo referida, pois a mesma pode ser contada de forma internalista ou externalista."
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: LEAL, Daniela; NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes. Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico. 3. ed. rev., ampl. e atual. Curitiba: InterSaberes, 2018, p. 36.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, sobre a perspectiva externalista da história da psicologia é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	o desenvolvimento da ciência está condicionado aos interesses sociais, ideológicos, filosóficos e econômicos.
Você acertou!
Comentário: “No segundo tipo, externalista, pressupõe-se que ‘a história das ciências condiciona os acontecimentos científicos às suas relações com os interesses sociais, ideológicos, filosóficos e econômicos, podendo ser fatalista e mecânica, ao estabelecer uma relação de causa e efeito’ [...]”9livro-base, p.37).
	
	B
	é uma perspectiva que considera que o homem não depende do contexto em que vive para desenvolver a ciência.
	
	C
	é uma concepção de história que considera o homem um sujeito ativo diante de sua realidade.
	
	D
	é uma perspectiva relacionada diretamente ao desenvolvimento da pedagogia.
	
	E
	é uma concepção de história da psicologia determinada pelo desenvolvimento da psiquiatria.
Questão 9/10 - Psicologia da Educação
Considere o seguinte excerto de texto:
“A primeira escola de pensamento psicológico, o estruturalismo, teve seu início no começo do século XIX, sendo fundada pelo alemão Wilhelm Wundt (1832-1920) e por seu aluno inglês Edward Bradford Titchener (1867-1927)”.
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: LEAL, Daniela; NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes. Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico. 3. ed. rev., ampl. e atual. Curitiba: InterSaberes, 2018, p. 38.
De acordo com o excerto de texto e com os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, para Wundt o objeto de estudo do estruturalismo era:
Nota: 0.0
	
	A
	o processo de convivência entre os indivíduos.
	
	B
	os hábitos compartilhados pelos indivíduos.
	
	C
	a experiência consciente subordinada ao sujeito que a vivencia.
Comentário: “De acordo com seu fundador, o objeto de estudo do estruturalismo era a experiência consciente subordinada ao sujeito que a vivencia; principalmente, voltando-se para os fatos estruturais da mente” (livro-base, p. 38).
	
	D
	o papel da mente para entendimento da sociedade.
	
	E
	os estágios de desenvolvimento do sujeito, da infância à vida adulta.
Questão 10/10 - Psicologia da Educação
Leia a citação:
“De acordo com seu fundador, o objeto de estudo do estruturalismo era a experiência consciente subordinada ao sujeito que a vivencia; principalmente, voltando-se para os fatos estruturais da mente”.
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: LEAL, Daniela; NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes. Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico. 3. ed. rev., ampl. e atual. Curitiba: InterSaberes, 2018, p. 38.
Considerando o fragmento de texto dado e os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, é correto afirmar que as ideias de Wundt acerca do estruturalismo deram base para o surgimento da:
Nota: 10.0
	
	A
	Psicologia social.
	
	B
	Psicologia experimental.
Você acertou!
Comentário: “De acordo com seu fundador, o objeto de estudo do estruturalismo era a experiência consciente subordinada ao sujeito que a vivencia; principalmente, voltando-se para os fatos estruturais da mente. Tal forma de pensar e investigar deu base para o surgimento da psicologia experimental” (livro-base, p. 38).
	
	C
	Psiquiatria.
	
	D
	Psicologia humanista.
	
	E
	Psicanálise.