Buscar

Questionário Bodin

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO BODIN
1. Explique o conceito de soberania.
R= De acordo com Bodin, soberania é um poder perpétuo e ilimitado, resumindo é um poder supremo.
2. Identifique e explique os atributos da soberania.
R= Os atributos da soberania são: o caráter absoluto e a perpetuidade. O significado de “perpetuidade” é óbvio, embora não seja claro onde se possa traçar a linha de demarcação entre um poder perpétuo e outro não perpétuo. Já “caráter absoluto” se entende que o poder soberano deve ser “legibus solutus” quer dizer: não deve precisar obedecer às leis, isto é, as leis positivas, promulgadas pelos seus predecessores e por ele próprio.
3. Explique por que o poder absoluto não é poder ilimitado.
R= O soberano está sujeito às leis que não dependem da vontade dos homens, ou seja, as leis naturais e divinas. Poder absoluto não quer dizer poder ilimitado. Quer dizer simplesmente que soberano detentor do poder de fazer leis válidas em todo o país, não está sujeito a estas mesmas leis, porque “não pode dar ordens a si mesmo”.
4. Qual é a relação entre Estado e sociedade civil.
R= A sociedade considerada por Bodin se divide em uma esfera pública e uma privada que além do estado existe a sociedade civil com suas relações econômicas, que tendem de modo permanente a escapar do poder do estado. A distinção entre a sociedade das pessoas privadas, reguladas pelo direito privado, e a sociedade política, regulada pelo direito público acompanha a formação do estado moderno.
5. Explique a classificação das formas de governo em Bodin.
R= Para Bodin, são as três formas clássicas: monarquia, aristocracia e democracia.
Sendo a monarquia onde o estado onde há um só soberano estando o povo excluído da soberania; democracia, ou regime popular, é aquele que todo o povo (ou sua maioria reunida em assembleia) tem o poder soberano; na aristocracia, uma minoria, reunida num órgão decisório, tem o poder soberano e legisla para o restante do povo.
6. Qual é a opinião de Bodin em relação à forma mista de governo?
R= Para ele as formas de Estado são somente três porque a distinção entre formas boas e más não tem nenhum fundamento e porque nunca existiu a sétima forma, que alguns escritores antigos e modernos (entre estes últimos cita Maquiavel) identificaram erroneamente como o governo misto.
7. Qual é a opinião de Bodin em relação à distinção entre formas boas e más de governo?
R= O principal argumento de Bodin sobre a forma mista de governo, é o de que se tivéssemos que distinguir as constituições com base nos defeitos que apresentam, e suas qualidades, o número de categorias resultante seria infinito. Ele também explica que para adotar definições válidas não podemos levar em conta fatores acidentais, mas somente diferenças essenciais e formais. Em vez de garantir maior estabilidade, a mistura, no caso, é a causa principal da instabilidade.
8. Explique a distinção entre estado e governo.
R= Embora não se encontre uma clara definição do que ele entende por governo, fica evidente que, enquanto a forma de estado é estabelecida a partir do número de pessoas que detém o poder soberano, a forma de governo é determinada pela maneira como esse poder é exercido.
9. Explique o conceito de monarquia despótica.
R= A monarquia despótica é aquela em que o príncipe se assenhoreou de fato dos bens e das próprias pessoas dos súditos, pelo direito das armas e da guerra justa, governando-os como um chefe de família governa seus escravos.

Continue navegando

Outros materiais