Buscar

Fragilidade da Universalidade do SUS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Alunas: Bianca Teixeira Oliveira Vasconcelos 382010969
Mayara 
Artigo escolhido: AS FRAGILIDADES DO PRINCÍPIO DE UNIVERSALIDADE PERCEBIDAS PELOS USUÁRIOS DO SUS: UMA QUESTÃO DE EQUIDADE.
1- O que te levou a escolher esse artigo? 
O artigo além de ter uma linguagem simples e objetiva, traz um linearidade histórica que torna seu entendimento descomplicado. Além disso, traz princípios doutrinários em que acreditamos ser o fundamento e pilares do SUS e que torna tão importante. Ademais, entender a fragilidade desse sistema universal, é importante para compreendermos todo movimento e analisá-lo de diversos parâmetros. Por fim, pensar a importância desse sistema como fundamento da minimização da diferença social no Brasil. 
2- O artigo escolhido trouxe alguma informação ou conceito novo que você ainda não conhecia? Quais informações te chamaram mais atenção? 
O artigo trouxe informações relevantes, e até um pouco assustadoras. Como por exemplo, que alguns usuários ainda acreditavam que havia necessidade de carteira assinada ou ser contribuinte da Previdência Social para atendimentos de saúde, ou seja, ainda não sabiam corretamente da transição dos INAMPS para o Sistema único de Saúde. Além disso, casos, como que se pudessem pagar por assistência privada, o fariam. Apesar disso. as justificativas desses usuários não são tão surpreendentes, pois de acordo com os entrevistados a rede privada tem atendimentos imediatos e de qualidade. 
3- Quais foram os objetivos do artigo? Ao final do artigo esses objetivos foram alcançados? 
Avaliar e analisar a perceção dos usuários a fragilidade do acesso às ações do SUS, discutindo os princípios de equidade e universalidade. Através das entrevistas realizadas, os pesquisadores alcançaram seus objetivos, uma vez que, obtiveram respostas acerca dos questionamentos feitos aos usuários e chegaram a uma conclusão em geral. 
4- Que conclusões foram tiradas pelo autor? 
As conclusões feitas pelos autores, são que os usuários do SUS fazem menções das desigualdades encontradas dentro do sistema, que caracteriza fragilidade do princípios de universalidade e equidade. Além disso, destaca situações como preconceito social, e influência dentro do Sistema, como principais motivos dessa fragilidade. Por fim, realça que um país com tamanha desigualdade social e cultural, vencer essas desigualdades é o maior desafio do SUS, e esse passam a ser o único caminho possível para alcançar um sistema de saúde que promova justiça social no país. 
Você concorda com elas? Dê sua opinião sobre o artigo.
Sim, as conclusões dos autores são pertinentes ao atual cenário da saúde no país. Este artigo torna-se importante, pois destaca diversos cenários da fragilização dos princípios doutrinários do SUS, e esse questionamento e entendimento das opiniões de usuários podem ser usados não só para assimilação dessas fragilidades no cenário atual, mas também para melhoramento desse sistema de modo geral. 
 5- Faça um breve resumo (podendo ser colocados em tópicos) sobre as partes consideradas mais importantes e informativas do artigo escolhido.
	Os autores iniciam a discussão tratando e explicando como e porque da criação do SUS: 
· Movimento no fim dos anos 70, com a Reforma Sanitária. Este modelo, era de atenção que garantia a assistência integral e a unificação das ações preventivas e curativas, além de promoção a saúde. 
· Salienta os princípios doutrinários do SUS: universalidade, equidade, integralidade, assim como os organizativos: a participação popular, descentralização, regionalização e hierarquização;
· A Constituição Federal de 1988 garante a saúde como direito de todos e dever do estado, e passa a ser garantida para toda população, independentemente das características sociais, inserção no mercado de trabalho formal, ou adesão aos institutos governamentais de previdência social;
· Com o SUS o acesso ao serviços de tratamento de câncer, aids, entre outras passou a fazer parte do cotidiano de toda população, inclusive aquelas mais onerosas. Apesar desse avanço, ainda é possível observar fragilidades relacionadas ao acesso população as essas ações. 
· Dessa maneira, os autores destacam a importância de ouvir os usuários que realmente usam o Sistema, com objetivo de analisar a percepção desses sobre as fragilidades de acesso as ações e serviços do SUS, discutindo os princípios de universalidade e equidade. 
· O estudo foi qualitativo, no estado do Rio de Janeiro, com 24 usuários do SUS, de um hospital federal, instituído a mais de vinte anos, além de ter acesso fácil a população. Ademais, os entrevistados deveriam ter mais de 40 anos, e também com com experiência de atendimento no serviço público nos anos 90. Assim como a coleta foi feita através de uma entrevista semi-estruturada. 
· As entrevistas deu origem a 1178 unidades de registro, distribuídos em 78 temas. A partir desse conjunto de dados, foram definidas 06 categorias. O artigo usará apenas a categoria 4, que foi nomeada: fragilidades no processo na concretização do princípio da universalidade. 
· As questões em destaque foram que alguns usuários acreditam que há necessidade de carteira assinada para ter acesso ao SUS; 
· Ricos e pobre possuem tratamentos diferentes;
· Comparação da rede pública e privada; 
· A efetivação do princípio de equidade, possui íntima relação com princípio da universalidade, uma vez que representa a promoção do acesso à saúde das instituições públicas e conveniadas independente da condição social ou vínculo previdenciário;
· De acordo com as falas de usuários, existe preconceito relacionada à questão de social, o que acarreta uma desigualdade no atendimento que não é mediada pelas necessidades, individuais, mas pela posição social do indivíduo. 
· A profunda desigualdade social e de renda existente no Brasil se expressa, pelo padrão saúde-doença da população. Por isso, a importância de um sistema universal e equânime que consiga atender, com qualidade, as demandas necessárias.
· Outra questão importante que os usuários destacam é com relação ao acesso á influência do profissional de saúde no alcance do mesmo e o conhecimento dentro do serviço com um fator que possui influência no alcance do atendimento, ás vezes de forma decisiva. Nesse contexto relação interpessoal e de amizade entre profissionais é determinante para o sucesso e agilidade no encaminhamento do cliente, não obedecendo, necessariamente os fluxos formais e interferindo em diversos processos. A universalidade deveria garantir a atenção a saúde a todos, por vezes, desfigura-se no contexto das relações pessoais e institucionais. 
· A cobertura ainda é insatisfatória. Por isso, usuários dizem que se tivessem condições, usariam o serviço privado, uma vez que ele é imediato e de qualidade. 
· Por isso, os autores acreditam que o enfrentamento de conflitos e de dificuldades cotidianas torna-se o único caminho possível para se alcançar um sistema de saúde que promova alguma justiça social. 
· Dessa maneira, o estudo torna-se para ampliar o conhecimento das dificuldades de uma implantação de um sistema universal.

Outros materiais