Buscar

P2 CIVIL III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DE SOROCABA
Curso: Direito Disciplina: Direito Civil III 
Professora: Vanessa Sanson 
Período: 3°A M 
Ano: 2020 Prova: Prova 2
Aluno: Letícia Sampaio Caliman
 RA: 00099010
Pergunta-se: 
1.1 Discorra sobre o “Contrato consigo mesmo” (1,0). 
R. O autocontrato, também denominado de contrato consigo mesmo, é um dos tipos de contrato. É considerado incomum, pois, assim como o próprio nome já diz, é um contrato de uma pessoa com si mesma, ou seja, não tem a pluralidade e o acordo de vontades. É, portanto, considerado uma exceção a regra de que os representantes devem atuar em nome do representado, observando o que é melhor para o representando, não podendo, dessa forma, realizar um contrato com si próprio, pois haveria, dessa forma, um conflito de interesses. No entanto, o Código Civil prevê quais as situações poderá existir o autocontrato, desde de que a lei ou o representado autorize.
1.2 Responda se no caso dessa Procuração é hipótese de “contrato consigo mesmo”. Explique o por quê. (1,0)
R : Não, pois o contrato consigo mesmo, defende os interesses da própria pessoa, e neste caso a ação de execução de divida condominial, não esta defendendo interesses próprios.
1.3 Nomeie o tipo de Mandato que se trata essa Procuração e Indique o artigo que rege. (1,5)
R : Mandado Convencional Judicial, o qual outorga poderes para representação do campo judicial, de acordo com art 692 do CC - O mandato judicial fica subordinado às normas que lhe dizem respeito, constantes da legislação processual, e, supletivamente, às estabelecidas neste Código., cabendo apenas aos advogados inscritos na OAB conforme lei 8906.
1.4 Nomeie o tipo de Mandato de eleição do Síndico e Indique o artigo que rege. (1,5) 
R : Trata se de um Mandato Eletivo, visto que ele é eleito por assembléia conforme art 1347 ( a assembléia escolherá um síndico, que poderá não ser condômino, para administrar o condomínio, por prazo não superior a dois anos, o qual poderá renovar-se)
1.5 Diante das respostas acima, responda se os poderes passados pelo Síndico dão poderes ao Escritório para agir como Síndico do Condomínio? Sim/Não e explique o porquê (2,0) 
R : Não, pois de acordo com a procuração, os poderes ali citados são relativos as demandas judiciais.
1.6 Indique quais são os poderes gerais na procuração. (1,0) 
R : Poderes gerais, que são os que habilita o advogado à prática de todos os atos do processo, exceto dos que correspondem aos denominados poderes especiais
Poderes amplos é utilizada para conceder ao outorgado poderes para agir nas mais variadas esferas praticando os diversos atos que se fizerem necessários em conformidade com seus interesses
Poderes ilimitados são aqueles que tratam e resolvem qualquer assunto, negócio e interesse dele(a)(s) Outorgante(s)
1.7 Indique quais são os poderes especiais (1,0) 
R: Os poderes especiais indicados nesse caso são aqueles, para confessar, desistir, transigir, firmar, compromissos ou acordos, receber e dar quitação, podendo substabelecer esta terceiros, dando tudo por bom, firme e valioso.
1.8 Explique o que é o Substabelecimento. (1,0)
R. O substabelecimento ocorre quando o PROCURADOR transfere ao SUBSTABELECIDO os poderes que foram conferidos pelo MANDANTE (parte do processo). Em resumo seria quando o advogado principal da causa substabelece os poderes que lhe foram conferidos pelo cliente, para outro advogado. Cabe destacar que existem dois tipos de substabelecimento:
Substabelecimento com reserva de poderes: nesse tipo de substabelecimento, ocorre a transferência dos poderes do primeiro advogado ao segundo advogado, porém esses poderes são provisórios.
Substabelecimento sem reserva de poderes: nesse tipo de substabelecimento, ocorre a transferência definitiva de poderes, ou seja, um novo advogado assume a causa e o primeiro advogado passa a não ser mais o procurador do cliente naquele processo. O art. 24 do Código de Ética do Advogado diz que o substabelecimento é ato pessoal do advogado da causa.

Continue navegando