Buscar

INTRODUÇAO Á PESQUISA

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO À PESQUISA
 Ana karolina Stoeberl
 Tutor Externo: Egon Heinz Stuber
 Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI 
 Licenciatura em Pedagogia(turma)- Metodologia do Trabalho Acadêmico
 30/03/2020
Resumo: A pesquisa em si é um processo claro e sistemático e muito reflexivo, que permite encontrarmos fatos, dados e relações de leis críticas e controladas, em seu desenvolvimento precisamos delimitar uma assunto a ser pesquisado para se dar início ao ponto de partida, para poder formular ideias e ter conteúdo para o trabalho imposto. O homem tem uma necessidade de fazer descobertas e trazer explicações do que ocorre em nosso dia a dia. Porem a pesquisa requer muitos cuidados e estratégias a serem cumpridas. Foi utilizada como fonte de pesquisa as normas da ABNT (Associação de Brasileira de Normas Técnicas). Como início de pesquisa precisamos fazer primeiramente a escolha de um tema pois é o primeiro passo essencial, por segundo temos a revisão bibliográficas que são aquelas que se valem de publicações científicas, seguindo pelas justificativas que costumam ser um texto curto, geralmente um único parágrafo, dando sequência a formulação do problema, determinação dos objetivos, metodologia, organização de um cronograma e definição dos recursos. Um dos pontos que a ABNT nos trás é que se façamos conscientes da realidade orçamental. Após essa etapa vem a execução de pesquisa a coleta de dados, tabulação, análise e discussão dos resultados, conclusão da análise dos resultados e redação e apresentação do trabalho científico. A forma de apresentação deve entrar no elemento pré-textual como: capa, resumo, sumário etc... elementos textuais como: introdução, desenvolvimento e conclusão; e finalizando os pós-textuais, que são: referências, apêndice e anexos. Podemos concluir que a pesquisa é indispensável para o desenvolvimento humano, seja ela coletiva, pessoal ou para melhoria da população.
Palavra- chave: Conceito; Estrutura; Elaboração; Pesquisa.
1. INTRODUÇÃO
 Este trabalho tem como objetivo mostrar e explicar ao leitor conceitos e métodos de pesquisa. Trás de maneira clara regras e maneiras de se realizar uma pesquisa de forma correta. A pesquisa vem, de modo apoiar a perspectivas de aprendizagem, se resume na capacidade de fazer avanços científicos e acadêmicos, aprofundando o saber, possibilitando novas descobertas de maneira que elas proporcionem habilidades para saber planejar e ter pensamento crítico. Para um bom desenvolvimento de pesquisa é necessário que o educando comece com uma boa elaboração, também surge a necessidade do pesquisador definir o tipo de pesquisa, quais caminhos irá trilhar pra atingir seus objetivos, mais além disso o principal e de grande importância é que o pesquisador saiba usar os instrumentos necessários para encontrar suas respostas. Segundo Perovano (2016, p. 57), “a introdução 	da pesquisa corresponde ao alicerce, à porta de entrada, à vitrine de uma investigação científica, sendo considerada em alguns momentos o marketing de uma investigação científica”. 
2. DESENVOLVIMENTO
TIPOS DE PESQUISA:
Exploratórias:
 A pesquisa exploratória tem como objetivo principal encontrar todas as possibilidades e evidências do assunto proposto. É de suma importância lembrar que a pesquisa exploratória pode ocasionar hipóteses que ajudaram no desenvolvimento de estudo.
Descritivas:
Na pesquisa descritiva realiza-se o estudo, a análise, o registro e a interpretação dos fatos do mundo físico sem a interferência do pesquisador. São exemplos de pesquisa descritiva as pesquisas mercadológicas e de opinião (Barros e Lehfeld, 2007).
Explicativas: 
Têm como preocupação a identificação dos fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos. É o tipo de pesquisa que mais aprofunda o conhecimento da realidade, porque explica a razão, o porquê das coisas.
A pesquisa explicativa tem como finalidade registrar fatos, analisa-los, interpreta-los e identificar suas causas, exige mais reflexão.
Classificação de pesquisa de acordo com seu delineamento:
1. Bibliográfica
2. Documental;
3. Experimental;
4. Ex-post facto;
5. Estudo de coorte;
6. Levantamento;
7. Estudo de campo;
8. Estudo de caso;
9. Pesquisa-ação;
10. Pesquisa Participante.
Pesquisa Bibliográfica:
 Tem base em materiais já feitos e elaborados, se aprofunda em livros e artigos científicos.
- Livros: de leitura corrente (obras literárias e de divulgação); de referência (informativa ou remissiva – dicionários, enciclopédias);
- Publicações Periódicas: jornais, revistas;
- Impressos diversos.
Pesquisa Documental:
Assemelha-se à pesquisa bibliográfica, contudo, a diferença está na natureza das fontes. A pesquisa documental se vale de materiais que não receberam ainda um tratamento analítico.
Baseado a nas semelhanças da pesquisa bibliográfica, contudo com pequenas diferenças como: se vale de materiais que não foram tratados analiticamente. 
Exemplo: 
“Pesquisa documental sobre a história da hanseníase no Brasil”
Ex-post facto
“A partir do fato passado” – a pesquisa é realizada após a ocorrência de variações na variável dependente no curso natural dos acontecimentos. Propósito: verificar a existência de relações entre as variáveis (mesmo das pesquisas experimentais). Diferencia-se das Pesquisas Experimentais porque na ex-post facto o pesquisador não tem o controle da variável independente.
Levantamento
Caracteriza-se pela interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer. Censo: quando o levantamento recolher informações de todos os integrantes do universo pesquisado. Levantamento por amostra
Estudo de caso 
Estudo de caso se refere ao levantamento amplo de um assunto específico, permitindo o aprofundamento sobre o assunto, é o mais indicado para a investigação de um fenômeno. É considerado um dos estudos cansativos e profundos com poucos objetos, é considerado o mais ideal dentro de um contexto contemporâneo e real. 
Pesquisa-ação
A pesquisa de ação é um método muito utilizado em projetos de pesquisa educacional
"Pesquisa-ação é uma forma de investigação baseada em uma autorreflexão coletiva empreendida pelos participantes de um grupo social de maneira a melhorar a racionalidade e a justiça de suas próprias práticas sociais e educacionais, como também o seu entendimento dessas práticas e de situações onde essas práticas acontecem. A abordagem é de uma pesquisa-ação apenas quando ela é colaborativa...” (KEMMIS e MC TAGGART,1988, apud Elia e Sampaio, 2001, p.248).
Pesquisa é o conjunto de investigações, operações e trabalhos intelectuais, entendemos por pesquisas o mesmo que busca ou procura. Se tratando em pesquisa podemos dizer que são buscas de soluções a um problema. A partir desse momento iremos citar alguns pensamento de teóricos. Para Andrade (2001, p121):
“(...) um tipo de pesquisa com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo” (Thiollent,1985, p.14).
 A pesquisa é definida como o conjunto de procedimentos sistemáticos, baseados no raciocínio lógico, que tem por objetivo encontrar soluções para problemas propostos mediante a utilização de métodos científicos, apresentando duas finalidades: uma de ordem intelectual, que busca o alcance do saber para o acúmulo do conhecimento; outra de ordem prática, que se preocupa em atender às exigências e necessidades do mundo moderno.
 Minayo (1993, p.23), vendo por um prisma mais filosófico, considera a pesquisa como:
 Atividade básica das ciências na sua indagação e descoberta da realidade. É uma atitude e uma prática teórica de constante busca que define um processo intrinsecamente inacabado e permanente. É uma atividade de aproximaçãosucessiva da realidade que nunca se esgota, fazendo uma combinação particular entre teoria e dados.
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 
 Por fim concluímos que a pesquisa tem como seu principal objetivo caracterizar os principais pontos para apresentação dos trabalhos científicos. Visamos a importância das técnicas formais dentro da ABNT que foi um dos pontos de partida para trabalho, as normas apresentadas seguem ordens corretas e claras para se realizar um trabalho bem feito e organizado. 
 
 REFERÊNCIAS
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e
documentação – referências – elaboração. São Paulo: ABNT, 2000
BONONO, Robson. Metodologia da Pesquisa Científica. Disponível em: http://www.unifal.edu.br/Bibliotecas/MTPA.pdf. Acesso em: 20 de dezembro 2012. 
https://posgraduando.com/diferencas-pesquisa-descritiva-exploratoria-explicativa/
Introdução à pesquisa e informação científica aplicada à nutrição. https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52731998000100002
http://www.unifal.edu.br/Bibliotecas/MTPA.pdf
https://educador.brasilescola.uol.com.br/

Continue navegando