Buscar

DESAFIO - COMO INGRESSAR NO MERCADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PRÁTICAS PROFISSIONAIS E EMPREENDEDORISMO
9º período - Arquitetura e Urbanismo – Rede Doctum/Caratinga - MG
ALUNA: SAMYRA KELLY MOTA DA ROCHA					
Unidade 5 – Como ingressar no mercado 
DESAFIO:
Você foi designado a prestar consultoria da primeira etapa da abertura de um negócio a um empreendedor que está constituindo uma empresa no ramo de restaurantes. A segunda etapa, que envolve o plano de negócios, será efetuada por outro consultor empresarial.
Para ajudar o novo empreendedor no seu negócio e deixar tudo encaminhado para a próxima etapa da consultoria, quais ferramentas você utilizaria no seu trabalho.
RESPOSTA:
	A consultoria deve ser um pouco abrangente. O consultor organizacional especializado pode auxiliar o empreendedor com a definição da missão, da visão e dos valores organizacionais da empresa, e também quanto á aquisição dos recursos para conduzir o início do novo negócio. 
	Neste caso, como o negócio e o ramo de atuação do empreendedor já foram definidos, deve ser realizado as seguintes etapas para possibilitar o sucesso desse empreendimento: 
· Na perspectiva do empreendimento, como consultor empresarial, faria o mapeamento das características e do tipo de empresa que o empreendedor quer criar. Por exemplo, o tipo de empresa pode variar de acordo com a necessidade do empreendedor, podendo ser estrutura familiar, tradicional, cooperativa, franquia e home office, dessa maneira, para cada tipo de empresa existem formas diferentes de aplicar os recursos, sendo eles, financeiros, humanos, logísticos, tecnológicos e mercadológicos. 
No caso analisado, a nova empresa está enquadrada no comércio varejista, e seu tamanho pode ser considerado de pequeno porte. Com essas informações, conduziria o empreendedor à constituição da empresa junto aos órgãos competentes, para fins de enquadramento empresarial. 
Após esse processo, é necessário medir o desempenho da organização no mercado através dos indicadores de desempenho para conseguir informações necessárias para as possíveis correções nos processos da empresa, tais como:
· Maximizar o foco do negócio, procurando saber o que, como e onde produzir, quais produtos e serviços será oferecido, volume, preço e características do produto e suas vantagens competitivas;
· Fazer um mapeamento do mercado fornecedor, do mercado consumidor em relação à aceitação dos produtos/serviços da empresa;
· Certificar-se de que o produto/serviço oferecido representa exatamente o que a empresa sabe fazer e produzir;
· Buscar subsídios para entender o melhor caminho a ser seguido, como base na experiência do empreendedor, suas economias e do produto/serviço escolhido para oferecer ao mercado consumidor e concorrente;
· Identificar a viabilidade financeira do negócio – o ponto de partida para essa análise seria identificar os custos fixos e os custos variáveis que serão utilizados na empresa;
· Com base nas informações sobre o preço de venda e os custos fixos e variáveis, calcular o ponto de equilíbrio do negócio, em que as receitas apenas cobrem as despesas; a partir daí, mensurar o possível lucro do negócio;
· Determinar o valor do investimento inicial para evitar valores excessivos ou a falta dele;
· Apresentar ao empreendedor as potencialidades, mas também os riscos econômicos e financeiros esperados do negócio.
	Como consultor empresarial, utilizaria o Balanced Scorecard, no qual avaliaria o desempenho das organizações mediante as perspectivas financeiras do meu cliente, dos processos internos e de aprendizagem e crescimento. Com a aplicação do Balanced Scorecard, obteria melhores resultados quanto às informações do controle organizacional da empresa. E assim, a partir deste momento, entra em cena o consultor que fará o acompanhamento do plano de negócios para o novo empreendedor.

Continue navegando

Outros materiais