Buscar

Resenhas, Análise de texto- Procedimentos, análise, ensino. Da Palavra ao Gesto, de Claudine Harochepsicologia social: sobre as críticas e psicologias: que psicologia (social) aceitamos e fazemos reve

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Resumo
Katiele da Costa[footnoteRef:1] [1: Acadêmica do 2º semestre do curso de psicologia da Faculdade Integrada de Santa Maria -FISMA-] 
Resenha acadêmica 1: Análise de texto- Procedimentos, análise, ensino. 
Marcelo Lima Calixto
A resenha é uma análise do autor Eduardo Guimarães, que ao decorrer do texto busca mostrar a facilidade de compreensão e interpretação sobre um texto. Além de ser um texto bem interessante para se ler mais de uma vez, ele traz explicação de importante composições e enunciado de alguns tipos de texto, que é a maneira de expressar interesse em um leitor.
Guimarães então no perpassar do texto apresenta vários temas trabalhados por ele, assim como a elaboração deste trabalho como um passo a passo mostrando, ainda, a importância da escrita e o sentindo que o texto é direcionado.
O interessante é observar a relação entre língua e enunciação que aparece nos assuntos específicos do textos particulares, considerando alguns modos de circulação, a questão do texto é relativa ao modo de estar em sociedade segundo o autor Marcelo
O que interessa observar é a relação entre língua e enunciação que aparece nos assuntos específicos de textos particulares, considerando seus modos de circulação, além do que a questão do texto é relativa ao modo de estar em sociedade hoje.
A compreensão de um texto é muito importante para uma boa leitura. A forma como a interpretamos é a maneira que surgir questões onde vamos ficar pensativos e ter algumas perguntas para pensar. O tal texto vem para auxiliar sobre a compreensão e interpretação, o autor da resenha Marcelo Calixto poderia ter acrescentado outros autores para criar uma análise melhorando, assim, seus argumentos.
Resenha acadêmica 2: Da Palavra ao Gesto, de Claudine Haroche
Caroline Adriana Mendes Burach
O presente texto trata de um livro de Claudine, onde foi elaborado um resumo dos capítulos do livro dividido em nove partes, apresentando um maneira mais clara a respeito das políticas europeias- França, para obter o controle do corpo dos sujeitos. 
No primeiro capítulo do livro: Civilidade e Polidez: Os objetos negligenciados da Ciência Política. A autora cita alguns escritores que trabalharam a civilização tais como Montesquieu, Tocqueville e Rondelet. Claudine criou um trabalho incrível no livro onde faz um traço sócio histórico, onde pode-se notar que traz traços da civilização e compreensão dos laços políticos do momento e regimes distintos.
No segundo capitulo ela comenta sobre o Governo de si, Governo dos outros; uma questão política e antropológica, onde também cita vários escritores sendo um deles Foucault, que para abordou a intersecção da temática em ralação à história, a teoria e ao teor políticos. Assim, como no terceiros capitulo reforça essa fala de como o trabalho do poder político sobre os sentimentos e os corpos: fazer amar, respeitar o rei na monarquia absoluta no século XVII. O descontrole em relação as emoções, o governo de si e o abandono das regras e normas sociais, é o que causa o temor sobre o poder político e a dominação dos sentimentos e dos corpos. 
No quarto capitulo Claudine comenta sobre posições e precedências no cerimonial da corte: elementos para uma antropologia política, aqui neste capitulo ela traz o medo a inferioridade, adere-se às normas, aos gestos e às posturas que são subordinados. Como é comentado no quinta capitulo do livro de Claudine, sobre Gestos, posturas, movimentos: a ordem inscrita nos corpos, o que se dá ao título muito importância, aqui neste treco é comentado uma análise, até então desconsiderada, sobre os corpos políticos e os corpos individuais que se ligam aos diversos campos do saber: político, sociológico, jurídico e antropológico, atados à ordem e à hierarquia.
Nos últimos quatros capítulos ela faz uma comparação sobre o poder política passar de geração para geração, Claudine explica e exemplifica bem cada um deles ao decorrer do texto. O livro mostra também como as figuras agem perante ao poder, colocando os pros e os contras a hierarquia. Ela comenta também sobre a falta de compaixão e solidariedade aos demais, quanto o poder é importante ao ponto de não se ter o devido valor sobre o próximo. Abordou a evolução dos modos de controle dos corpos por meio dos gestos, posturas, maneiras e virtudes, alocadas desde a Idade Média até o século XVIII, os quais vigoram até a atualidade.
Resenha da psicologia social: sobre as críticas e psicologias: que psicologia (social) aceitamos e fazemos reverberar? 
Luciana Kind
Foi elabora um estudo sobre a psicologia social onde O “manual de psicologia crítica”, possibilidade de tradução do título do livro é um projeto ousado, que congrega 46 capítulos, escritos por 68 pesquisadoras e/ou profissionais “psi-psicologia”, que atuam em países de 5 continentes.
Nesta resenha a autora criou uma conjuntura de debates para ampliar a sua visão, no qual busca críticas de diferentes área da psicologia. Estes momento é o ponto em que, ela apresenta os prós e os contras, para um melhor entendimento.
Luciana apresenta alguns capítulos, apresentando onde seu ponto de vista é importante e outros com as críticas que tem sobre tal capítulos. Tem algumas controvérsias que a autora acaba exprimindo no decorrer do texto, onde pode-se notar a opinião dela. A interpretação e a compreensão da Luciana referente a este livro nota-se que ela é bem completa. 
A autora cita também o behaviorismo radical proposto por Skinner, em “críticas externas” que reduzem suas contribuições ao behaviorismo clássico de Watson. A autora do capítulo dessa abordagem, Maria R. Ruiz, alega que o behaviorismo radical deve ser compreendido pela importância nos eventos privados e não mentalismo.
A psicologia social tem se apresentado, historicamente, como uma divisão que a área é menor, que se posiciona criticamente, construindo no eixo de princípios, como Parker descreve ao introduzir na leitura do manual, definindo-se pelo compromisso ético e político nos saberes e práticas que propõe.

Continue navegando