Buscar

Conteúdo de Ética e Cidadania

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Conteúdo de Ética e Cidadania 
A Constituição Federal, logo no art. 1º declara que são princípios fundamentais da República Federal do Brasil, a cidadania e a dignidade humana (incisos I e II).
Logo as crianças, adolescentes, mulheres e idosos, possuem status de cidadão, podendo usufruir de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana sem prejuízo da proteção integral que se tratam estas leis, assegurando-lhes todas as oportunidades para facilitar a preservação da saúde física, mental e também seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, com condições de liberdade e dignidade.
É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar as crianças, adolescentes, mulheres e idosos, com absoluta prioridade, a efetivação de todos os direitos contidos na Constituição Federal Brasileira. 
ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente Lei nº 8.069
Esta Lei dispõe sobre a proteção integral à criança e o adolescente. Considera-se criança, a pessoa até doze anos de idade incompleto, e adolescente entre doze e dezoito anos de idade. 
DIREITOS: À vida e à saúde; liberdade, respeito e dignidade; convivência familiar e comunitária; educação, cultura, esporte e lazer; profissionalização e proteção ao trabalho.
DEVERES: Cumprir regras e normas; obedecer às ordens dos pais, familiares e professores; participar da convivência familiar e comunitária; estudar e frequentar a escola; respeitar todas as pessoas independentes de raça, cor, sexo, religião ou classe social; praticar os bons costumes; conhecer os valores da escola, da família, e da sociedade; preservar o espaço público e meio ambiente. 
Lei Maria da Penha Nº 11.340
A lei nº. 11.340/06, conhecida como Lei Maria da Penha, foi resultado de tratados internacionais firmados pelo Brasil, com o propósito de não apenas proteger a mulher, vítima de violência doméstica e familiar, mas também prevenir contra futuras agressões e punir os devidos agressores. 
Toda mulher, independentemente de classe, raça, etnia, orientação sexual, renda, cultura, nível educacional, idade e religião, tem seus direitos assegurados e as oportunidades e facilidades para viver sem violência.
Compreende-se como violência doméstica e familiar contra a mulher, qualquer ação ou omissão, baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial. 
Direitos do Idoso - Lei Nº 10.741
É instituído o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos. O idoso tem direitos específico tais como:
Envelhecimento saudável e em condições de dignidade; aposentadoria; atendimento preferencial; transporte gratuito etc. É Dever de todos nós não deixar que nenhum idoso passe por nenhum tratamento vexatório, humilhante, desumano, violento ou constrangedor.

Continue navegando