Comunicação Empresarial
8 pág.

Comunicação Empresarial


Disciplina<strong>comunicação Empresarial</strong>453 materiais581 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Questão 1
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
É correto afirmar que o surgimento das Relações Públicas beneficiou-se do clima democrático reinante nos EUA porque
Escolha uma:
a. o sistema democrático favoreceu o crescimento econômico e este determinou a divisão de trabalho na área de comunicação.
b. a disputa entre jornalistas pelo trabalho nas empresas foi impulsionada pelos valores democráticos do país, exigindo, em consequência, especialização por parte deles.
N
c. sociedades democráticas propiciam o diálogo entre o indivíduo, organizações e governo.
d. a exemplo de outros países democráticos, que mantinham profissionais de comunicação nas empresas, os EUA viram a necessidade de contar com tal especialidade, por isso estimularam o debate sobre a nova profissão.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: sociedades democráticas propiciam o diálogo entre o indivíduo, organizações e governo..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
À medida que a Business Inteligence vai se tornando mais presente no dia a dia da organização, maior é a reflexão sobre seus objetivos e abrangência. Num sentido mais rigoroso, Thomas Davenport e Jeanne Harris utilizam a expressão &quot;Inteligência Analítica&quot; para se referir ao trabalho de coleta, análise e orientação dos dados. Indique a opção que melhor define o papel da &quot;Inteligência Analítica&quot;.
Escolha uma:
a. É uma força-tarefa diretamente relacionada à Business Inteligence.
b. Trabalha com base de dados e os relatórios gerados a partir do cruzamento desses dados para auxiliar a gestão de pessoas.
c. Trabalha com base de dados e os relatórios gerados a partir do cruzamento desses dados para auxiliar o departamento de vendas.
d. Auxilia ações de diversas naturezas e a tomada de decisão.
S
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Auxilia ações de diversas naturezas e a tomada de decisão..
Questão 3
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Comunicação de risco é a expressão utilizada pelo mercado para designar um conjunto de estratégias à disposição das empresas e gestores para auxiliá-los na comunicação com o público em situações potenciais ou reais de conflito de interesses. Não se trata propriamente de uma &quot;crise&quot;, mas sim do reconhecimento de um clima inamistoso, contrário aos interesses da empresa. Silva Neto (2010) alude a um Modelo de 6 Passos no relacionamento com o público na situação aludida. Identifique a opção que reúne os elementos integrantes do modelo.
Escolha uma:
a. Demonstre empatia com o interlocutor; coloque à disposição dele material informativo sobre a empresa; forneça uma conclusão negativa sobre o ponto de vista dele; refute as informações que não te agradem; aja com naturalidade, mas com firmeza; coloque-se à disposição do interlocutor para mais informações.
N
b. Revele interesse em esmiuçar a questão em pauta; anote todos os detalhes; forneça, quando necessário, um elemento de apoio e endosso de uma fonte externa; refute as informações que não correspondam à realidade dos fatos; aja com naturalidade, mas com firmeza, de modo a inspirar segurança no interlocutor; nunca se coloque à disposição do interlocutor para mais informações, esclareça tudo na hora.
c. Demonstre segurança na exposição de fatos; seja simpático com o interlocutor, demonstrando submissão; forneça dois elementos de apoio e endosso, um de uma fonte comum e outra com credibilidade; repita a conclusão; coloque-se à disposição; ofereça material informativo sobre a empresa.
d. Expresse empatia e atenção ao seu interlocutor; forneça uma conclusão positiva sobre o assunto em discussão; forneça um elemento de apoio e endosso de uma fonte com credibilidade; forneça outro elemento de apoio e endosso de uma segunda fonte; repita a conclusão; coloque-se à disposição do interlocutor para mais informações.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Expresse empatia e atenção ao seu interlocutor; forneça uma conclusão positiva sobre o assunto em discussão; forneça um elemento de apoio e endosso de uma fonte com credibilidade; forneça outro elemento de apoio e endosso de uma segunda fonte; repita a conclusão; coloque-se à disposição do interlocutor para mais informações..
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Ao propor maior abrangência na percepção dos meios de comunicação, Debray, teórico da Midiologia,
Escolha uma:
a. preocupa-se em estudar a chamada convergência entre as mídias, &quot;derrubando&quot; fronteiras epistemológicas entre elas.
b. critica as teorias que diferem um do outro, pois, segundo o autor, o que importa não é a materialidade, mas os efeitos obtidos.
N
c. inclui os meios digitais entre os tradicionais meios de comunicação de massa.
d. introduz o conceito de meios simbólicos de transmissão e circulação, como um sorriso no rosto, a maneira de atendimento.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: introduz o conceito de meios simbólicos de transmissão e circulação, como um sorriso no rosto, a maneira de atendimento..
Questão 5
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Ser &quot;auto-organizante&quot; é uma das características das empresas que se inclinam a desenvolver o pensamento complexo. Assinale abaixo a opção que aponta uma circunstância, na empresa, onde se pode identificar essa característica.
Escolha uma:
a. Diz respeito à capacidade de interação departamental na organização.
b. Aprende-se com fenômenos como a contradição, a ambiguidade e a rivalidade.
c. Os departamentos tendem a perder significado, como parte, pois o que conta é a estrutura como um todo.
d. Devido aos elevados padrões interativos, evitam-se as contradições inerentes aos processos e às organizações como um todo.
N
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Aprende-se com fenômenos como a contradição, a ambiguidade e a rivalidade..
Questão 6
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
O campo fértil para o início das atividades das Relações Públicas desenha-se nos últimos 25 anos do século XIX, e nos poucos mais de 15 anos do início do século passado, durante a efervescência dos movimentos trabalhistas nos Estados Unidos. A expressão &quot;Relações Públicas&quot; foi utilizada pela primeira vez
Escolha uma:
a. por uma Associação de Estradas de Ferro nos Estados Unidos.
b. pelo presidente Roosevelt.
c. por um sindicato de bancários.
d. por Ivy Lee.
N
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: por uma Associação de Estradas de Ferro nos Estados Unidos..
Questão 7
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Neves (2000) afirma que as questões (issues) públicas podem afetar o &quot;funcionamento da organização ou seus interesses futuros&quot;, de onde se conclui que elas podem servir como referência no diálogo com a mídia.Indique a opção que reúne somente itens relacionados às questões públicas.
Escolha uma:
a. Estratégias de marketing, honorários da presidência, participação em eventos, política salarial.
N
b. Eleições, novos governos, mudanças de ministério, mensagens de candidatos a vereador na intranet.
c. Blocos de comércio, propriedade intelectual, cumprimento da lei de reserva de vagas para pessoas com necessidades especiais, estratégias de preços, narcotráfico, terrorismo.
d. Questão agrária, reflexos do avanço tecnológico, direitos humanos, questões religiosas.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Questão agrária, reflexos do avanço tecnológico, direitos humanos, questões religiosas..
Questão 8
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) ao lado das opções sobre Princípios Gerais e as técnicas para quem precisa falar em público e em seguida assinale a alternativa correta. ( ) Confiar sempre na memória, pois esta é o principal recurso do orador. Por isso, se for o caso, o orador deverá decorar um discurso palavra por palavra. ( ) O chamado colorido, com o qual se reveste a voz, diz respeito a uma diversidade de elementos que incluem tonalidade, altura, articulação das palavras, entre outros responsáveis pela musicalidade. ( ) O bom humor concede leveza