Buscar

Pré-História e Idade Antiga

Prévia do material em texto

PRÉ-HITÓRIA
	· período anterior às primeiras civilizações.
· hominídeos do gênero Ardipithecus e Austrolopithecus.(classificados como caçadores e coletores, sem território fixo)
· Encontrados primeiramente na África, depois Europa e daí Ásia. 
· Fases:
· Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada: uso da pedra lascada; caça, pesca e coleta; nomadismo. (arte rupestre; descoberta do fogo)
· Neolítico ou Idade da Pedra Polida: aprimoramento no uso de ferramentas; agricultura e pecuária; sedentarização
· Idade dos metais: ligas metálicas, aprimoramento nas organizações sociais; aprimoramento técnico e artístico. 
	HISTÓRIA
	Idade Antiga: civilizações antigas, que conhecem a escrita, teve início a formação de Estados constituídos com certo grau de nacionalidade, territórios e organização mais complexas que outras cidades encontradas antes desse período da história.
Antiguidade clássica: A civilização grega surgiu entre os mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo, por volta de 2.000 a.C. Formou-se após a migração de tribos nômades de origem indo-europeia, como, por exemplo, aqueus, jônios, eólios e dórios. As pólis (cidades-estados), unidades político-administrativas, caracterizaram a vida política dos gregos. Elas surgiram por volta do século VIII a.C. As duas pólis mais importantes da Grécia Antiga foram: Esparta e Atenas.
- Em 776 a.C., foram iniciados os Primeiros Jogos Olímpicos da história, realizados na cidade grega de Olímpia.
- Em 594 a.C., o legislador grego Sólon deu início a uma ampla reforma política, econômica e social em Atenas.
- Em 490 a.C., os gregos venceram os persas na batalha de Maratona, no contexto das Guerra Médicas.
- Em 478 a.C., Atenas implementou a Liga de Delos (aliança militar grega) para combater os persas durante as Guerras Médicas.
A Roma foi o último grande império do mundo antigo. Com exércitos poderosos dominou terras que antes pertenciam a gregos, egípcios, mesopotâmios, persas e muitos outros povos. Com quase 1 milhão de habitantes, Roma transformou-se na maior cidade da Antiguidade. Para lá se dirigiam pessoas dos lugares mais distantes, levando suas culturas. O poder do império construído pelos romanos era tão grande que acabou se tornando uma referência para todo o mundo ocidental, mesmo séculos depois de ter chegado ao seu final. Desenvolveram na região uma economia baseada na agricultura e nas atividades pastoris. A sociedade, nesta época, era formada por patrícios (nobres proprietários de terras) e plebeus (comerciantes, artesãos e pequenos proprietários). O sistema político era a monarquia, já que a cidade era governada por um rei de origem patrícia. A religião neste período era politeísta, adotando deuses semelhantes aos dos gregos, porém com nomes diferentes. Nas artes destacava-se a pintura de afrescos, murais decorativos e esculturas com influências gregas. 
-Monárquico - formação de Roma - (753-509 a.C.);
-Republicano – política expansionista - (507-27 a.C.);
-Imperial – auge e decadência de Roma - (27 a.C. – 476 d.C.).
· Constantinopla: foi a capital de vários impérios na antiguidade;
· Guerra do Peloponeso: foi um conflito ocorrido entre Esparta e Atenas;
· Guerras Médicas: foram conflitos entre gregos e os persas;
· Guerras Púnicas: foram conflitos entre Cartago e Roma, que disputavam os domínios sobre o Mar Mediterrâneo;
· Liga de Delos: foi uma organização militar formada por Atenas que visava proteger as cidades gregas das tropas do Império Persa

Continue navegando